O varejo é considerado um dos pilares da economia brasileira
Neste Post, vamos apresentar a nova vertical de varejo com o olhar do embaixador Michel Jasper, profissional de destaque especialista no mercado varejista, fundador da Amo Varejo, Diretor Geral na Web Jasper e Top Voicer LinkedIn 2020.
O Varejo é considerado um dos pilares da economia brasileira, e vamos mostrar isso em números. De acordo com um levantamento realizado pela SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, o setor participa com cerca de 20% do PIB (Produto Interno Bruto). Isso representa 1 de cada 5 reais circulando na economia.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de vendas do comércio varejista no Brasil fechou em alta de 1,2% e com crescimento de 6% na receita nominal em 2020, indo na contramão da crise imposta pela pandemia.
A inovação e a transformação digital foram responsáveis por grande parte desse crescimento. Somente em 2020 cerca de 11,5 milhões de pessoas tiveram a sua primeira experiência com a compra online fazendo com que surgissem mais de 150 mil novas lojas virtuais, entre pequenos e grandes varejistas.
Como a inovação faz parte do varejo
Caracterizado por ser um setor extremamente tradicional e com uma carga operacional gigantesca, poucas empresas do varejo encontram tempo no seu dia a dia para implantar processos inovadores. Muitas vezes as inovações surgem por imposição, e não por opção.
Com as imposições da pandemia e a necessidade de se adaptar as transformações digitais, muito negócios tiveram que repensar o seu modelo de negócios, bem como criar alternativas inovadoras frente aos desafios impostos. Isso abriu a mente do varejo para pensar a inovação.
“A inovação é estar o tempo todo pensando em coisas novas para resolver pequenos detalhes, pois quando falamos de inovação, não significa apenas coisas mirabolantes que se relacionam com tecnologia.”
Explica Michel Jasper
A digitalização ainda é uma tendência de inovação no setor. Quando falamos em presença digital, online e e-commerce, pelos dados e pesquisas da WebJasper, estima-se que menos de 8% dos varejistas do Brasil estão com o e-commerce funcionando no online. Por mais que a pandemia tenha acelerado muito esse processo, o número ainda é extremamente baixo.
Outra tendência de inovação será a evolução dos serviços de pagamento com o PIX. Para o varejo, isso poderá representar uma excelente oportunidade de crescimento dos negócios estimulando a aquisição e retenção de clientes.
A gestão inteligente de dados é mais uma tendência de inovação que vai impactar diretamente na experiência do cliente, trazendo a customização como uma estratégia para a fidelização e também de captação de novos clientes.
Um estudo recente feito pela Google mostra que 33% dos consumidores esperam recomendações personalizadas de produtos compatíveis com o seu perfil de compra.
Aliado a essas tendências, o uso de tecnologias inovadoras como a inteligência artificial, o big data e a internet das coisas se tornarão imprescindíveis para que o varejo alcance a inovação com velocidade e eficiência.
Michel avalia toda evolução da inovação na área do varejo brasileiro
Se pegarmos um software de gestão básico de mercado, como o ERP, que é um software de entradas de mercadorias, notas fiscais e etc., as empresas varejistas usam em média apenas 50% da capacidade desse software ERP.
Quando aceleramos um processo de inovação sem nos preparar devidamente, sem estratégia e estrutura necessárias, não recebemos os mesmos retornos. Pois não é tão simples iniciar no digital e implementar a tecnologia para dentro da empresa, é preciso ter estratégia e estrutura para suportar as mudanças.
Para inovar é preciso sair do básico. “O básico, bem feito, funciona e é eficiente, mas temos que começar a sair dele, pois o mercado está se tornando cada vez mais competitivo.”
É preciso ensinar e mostrar para toda a equipe como inovar. Seja com ações simples e pontuais, dando treinamentos e capacitações ou trazendo novidades para dentro das empresas, utilizando sempre uma comunicação clara e assertiva, disseminando a cultura da inovação.
Acredite. Os resultados chegam a médio e longo prazo, pois os melhores resultados não acontecem de um dia para outro. É preciso investimento, colocar energia e entender as dores e principais dificuldades de seu cliente, colocando esse cliente no centro da decisão de tudo o que fizer dentro da empresa.
“Quando se fala de inovação tem que mentalizar o que o cliente quer, o que ele precisa e a partir dele você constrói toda estrutura necessária.”
Explica Michel Jasper
Com as possibilidades trazidas pela pandemia e a forte crescente de concorrência, o varejo que se especializar em inovação terá as melhores chances de sobreviver e crescer no mercado.
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