Conheça a jornada empreendedora de João Stel, fundador e CEO da Executivo's Digital
Natural do Mato Grosso, João Stel deixou a cidade de Sinop, há pouco mais de um ano, para impulsionar ainda mais a Executivo's Digital em Curitiba. A mudança é altamente estratégica, já que boa parte dos clientes estava no Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.
Por meio da Executivo’s, uma software house que desenvolve tecnologia de impacto, Stel e seu time desenvolvem WebApps, aplicativos móveis, SaaS, enfim, soluções personalizadas para os mais diversos negócios e também com foco na inteligência artificial.
“A gente desenvolve não só tecnologia para terceiros, mas também temos produtos nossos”, comenta o CEO e fundador.
Stel tem uma forma especial de conduzir os projetos que abraça. Se acredita na ideia da startup, segue em frente e o time de desenvolvedores que estão ao seu lado compartilham do mesmo pensamento.
“Eu nunca recebi investimento, nunca passei por nenhum processo de ideação e os meus projetos, em que eu tenho participação societária, todos eles são lucrativos e em todos eles meus desenvolvedores têm participação”, completa.
Durante a participação neste episódio do programa de streaming “Quebrando a Cuca”, João Stel traz detalhes da jornada inspiradora para estruturar startups de alta performance. Tudo isso com atendimento personalizado, foco no cliente, garantia de entrega no prazo e uma equipe de desenvolvedores que abrange todas as áreas.
Ao longo do bate-papo, Stel traz insights preciosos, principalmente aos “donos”, proprietários ou CEOs.
“Seja dono, seja CEO de verdade. Se precisa fazer, faça. Não é funcionário que faz: você faz primeiro para ensinar. Tem que aprender sempre, não pode ficar parado”, orienta.
O que não pode faltar em uma startup de alta performance?
Para chegar a esse status, é preciso que haja uma combinação de planejamento estratégico, execução eficiente e cultura organizacional sólida.
Avalie:
- Ideia sólida e foco no problema. Tenha uma proposta de valor clara.
- Seu produto ou negócio precisa estar validado no mercado.
- Equipe qualificada e alinhada. Invista numa cultura colaborativa.
- Tenha um modelo de negócios sustentável: com monetização clara e escalabilidade.
- Tenha estratégias de crescimento.
- Planejamento financeiro e capital inicial são imprescindíveis.
- Não descuide da tecnologia e inovação.
- Os times têm que ter a mentalidade de aprendizado contínuo.
De fato, construir uma startup de alta performance é desafiador. Faça testes e iterações, implante metodologias ágeis para aprimorar o produto com base no feedback dos clientes. Seja resiliente e busque uma boa rede de apoio, formada por mentores e consultores. O sucesso te aguarda, boa sorte!
Assista ao Episódio!
Quer mais inspiração? Conheça um projeto da Executivo's para terceiros, Terapia, que envolve IA na sua concepção. Ficou curioso(a)? Então, fica a dica: assista abaixo e confira o bate-papo de João Stel com Iuri Lenzi, fundador da Zinz, e a CEO da aceleradora Condor Connect, Kauana Yrina.
A conversa faz parte do programa de streaming “Quebrando a Cuca”, que todas as sextas-feiras (transmitido no Facebook, LinkedIn e YouTube, além de estar disponível no Spotify) traz temas e convidados de destaque do ecossistema para compartilhar cases e discutir os mais diversos assuntos. Além de compreender detalhes da jornada do empreendedor, dá para ter acesso a insights que realmente fazem toda a diferença.
- Acompanhe o “Quebrando a Cuca” também no Spotify. Clique aqui e ouça agora mesmo o podcast.
- Quer mais insights poderosos desse bate-papo? Tenha acesso ao quadro Sem Papas na Língua tornando-se assinante da Comunidade DNA de Inovação. Clique aqui e fique por dentro.