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Aposte no Customer Success para ter uma melhor experiência com os clientes

Aposte no Customer Success para ter uma melhor experiência com os clientes
DNA de Inovação
set. 23 - 5 min de leitura
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Importante nome do ecossistema de inovação, Marcio Pacheco mostra como o cuidado com o CS é estratégico para assegurar o sucesso de uma startup

 

 

O curitibano Marcio Pacheco tem o DNA da inovação. Desde a adolescência, empreende na área da tecnologia e tem uma jornada inspiradora.

 

Neste episódio do programa de streaming “Quebrando a Cuca”, Pacheco, co-founder e CEO da Intelia, traz insights preciosos aos startupeiros de plantão e mostra como o Customer Success é essencial para o êxito de qualquer negócio.


“Única coisa que sei fazer na vida é empreender na área de tecnologia”, fala.

 

Ao longo de sua participação no podcast, Marcio Pacheco compartilha situações reais que podem ser transformadas em referência para startups de todos os nichos. Ele revela, inclusive, como no início dos anos 2000 viu uma empresa PontoCom que liderava, com capital forte garantido pelo Banco Opportunity, ruir. Esse período entrou para a história como o “estouro da Bolha PontoCom”, momento em que mais de 500 empresas que prestavam serviços na recém-popularizada internet quebraram.

 

Marcio Pacheco lembra que o mercado de tecnologia é cíclico, ou seja, repleto de altos e baixos. Ele destaca, por exemplo, como foi a recente mudança de cenário das startups, que viram o capital abundante disponível entre 2019 e 2021 dar lugar a uma mudança drástica de realidade.


“Quem sobreviveu são os fortes e entramos numa nova era”, reitera.

 

Em outras palavras, uma startup precisa fazer as correções de ciclo. Em suas ações, Pacheco tem o Customer Success como pilar.

 

De acordo com o empreendedor, o CS está diretamente ligado à geração de receita e crescimento.


“Quando você escolhe bem a batalha, seja cliente pequeno, médio ou grande,  você se adapta a ela. Você se prepara para ela”, comenta.

 

Para provocar uma reflexão necessária, Pacheco reforça que o bom empreendedor é experiente, tem de 2 a 3 sócios complementares, tem facilidade de liderar times, de acessar capital, entre outros atributos. Como está sua gestão?


Bons motivos para apostar no CS

 

O Customer Success (CS) tem como principal objetivo antecipar necessidades, resolver problemas de forma proativa e assegurar que o cliente tenha sucesso ao usar o produto, o que, por sua vez, promove retenção e fidelidade.

 

Veja algumas boas razões para investir no Customer Success:

 

  1. Garante a retenção de clientes. Lembre-se: clientes satisfeitos são mais propensos a continuar usando o serviço ou produto da empresa, reduzindo a taxa de churn (cancelamento).

  2. Um cliente satisfeito é mais propenso a adquirir novos produtos ou funcionalidades adicionais, gerando mais receita para a startup.

  3. O time de Customer Success coleta feedback precioso dos clientes sobre problemas ou melhorias no produto, ajudando a empresa a evoluir.

  4. Em inúmeros casos, os clientes não utilizam todas as funcionalidades de um produto. O Customer Success ajuda os clientes a entenderem e a utilizarem o produto em sua totalidade, maximizando seu valor.

  5. Os profissionais voltados ao CS geram um relacionamento mais intenso com os clientes, promovendo confiança e lealdade.

 

Não esqueça: o Customer Success é estratégico para empresas que desejam criar uma experiência duradoura e de valor para seus clientes. Esse é um dos pré-requisitos para o sucesso de qualquer startup. Bora corrigir as prioridades do seu negócio?



Assista ao Episódio 🎙️

Quer saber tudo sobre o CS e obter mais insights bacanas? Fica a dica: e confira o bate-papo de Marcio Pacheco, co-founder e CEO da Intelia, com Iuri Lenzi, fundador da Zinz, e a CEO da aceleradora Condor Connect, Kauana Yrina.



A conversa faz parte do programa de streaming “Quebrando a Cuca”, que todas as sextas-feiras (transmitido no Facebook, LinkedIn e YouTube, além de estar disponível no Spotify)  traz temas e convidados de destaque do ecossistema para compartilhar cases e discutir os mais diversos assuntos. Além de compreender detalhes da jornada do empreendedor, dá para ter acesso a insights que realmente fazem toda a diferença.


  • Acompanhe o “Quebrando a Cuca” também no Spotify. Clique aqui e ouça agora mesmo o podcast.

 

  • Quer mais insights poderosos desse bate-papo? Tenha acesso ao quadro Sem Papas na Língua tornando-se assinante da Comunidade DNA de Inovação. Clique aqui e fique por dentro.

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