Para que o negócio atinja o resultado esperado, adote as medidas necessárias para combater interferências negativas que possam prejudicar o bom desempenho da sua empresa
Uma coisa é fato no varejo: qualquer interferência negativa no setor é considerada perda. Não à toa, esse é um dos temas que mais tira o sono dos empreendedores.
Para que isso não afete o resultado final do negócio, é fundamental adotar medidas de prevenção para impedir as perdas. O primeiro passo é realmente estar preparado para lidar com qualquer tipo de situação adversa que possa vir a afetar os lucros.
Para prevenir, é importante entender quais são os principais tipos de perdas e saber como combatê-las. Observe:
- Perdas administrativas: diz respeito a erros no gerenciamento de operação da loja (física ou virtual). Erros de cadastro e de precificação são alguns exemplos.
- Perdas comerciais: sem produto, não há venda. Cuidado com falhas de reposição, atrasos na entrega e até mesmo com embalagens inadequadas.
- Perdas de produtividade: uma coordenação inadequada das equipes, com muita necessidade de refação ou demora no atendimento, prejudica o resultado final.
- Perdas financeiras: além de assaltos e roubos (internos, inclusive), inadimplência e fraude são entraves complexos, além de deficiências nos meios de pagamento e oferta de crédito.
- Perdas nas operações: falhas de checagem, armazenamento incorreto e movimentação inadequada de produtos são algumas situações que impactam na receita.
Descubra como fazer a prevenção de perdas
- O assunto é estratégico e deve fazer parte das grandes questões da empresa: a prevenção de perdas deve ter o mesmo peso de temas como redução da inadimplência e aumento das vendas. É fundamental a implantação de um inventário.
- Faça o perfeito mapeamento de processos, além de identificar riscos e pontos de controle: com o inventário ativo, fica mais fácil saber quais são os principais pontos de risco, que exigem um cuidado especial, e determinar o que está funcionando bem. O apoio de um profissional especializado nessa atividade pode fazer a diferença. Trace o mapa de riscos e implemente controles.
- Adote dispositivos de prevenção de perdas: a partir do mapa de riscos, é mais fácil buscar a contratação de uma instituição especializada em segurança. Avalie se o orçamento é viável para essa operação, afinal, um investimento alto pode não ser proporcional ao lucro com a diminuição de perdas.
- Prepare a equipe: oferecer treinamentos aos times é essencial. Essa orientação, a partir da implementação do sistema de prevenção de perdas, deve ser contínua. Essa atenção vai ajudar a evitar pontos falhos na execução. Opte pela premiação no lugar da punição. Valorize os esforços para impedir as perdas.
- Aposte na definição de metas e crie campanhas de incentivo: com todas as etapas anteriores cumpridas, é hora de estipular metas e criar recompensas para quem atingi-las. Tudo isso associado à redução das perdas.
Dicas que evitam perdas
- Avalie o nível aceitável de perda. Ele deve ser considerado na composição do preço final. Identifique, administre e reduza as perdas naturais do seu negócio. Reconhecê-las é essencial.
- É primordial perguntar se o cliente encontrou tudo o que desejava. Registre essa informação e a utilize como um GPS para descobrir, por exemplo, se algum item está mal exposto. Esse cuidado gera grandes descobertas, como identificar um produto ou marca bastante procurada e que não está no portfólio. Fique atento.
- Preserve a mercadoria e mantenha tudo bem organizado. Estipule inspeções periódicas na loja. Identifique problemas, como mercadorias em locais inadequados e produtos que já atingiram ou estão próximos da data de vencimento.
- Priorize o estoque dos fornecedores. Esse procedimento traz benefícios, afinal, um estoque muito grande sob seu controle pede mais manutenção, mais funcionários e mais espaço.
- Um alerta total às iniciativas para impedir furtos é recomendado. Essa medida é urgente no combate às perdas.
Com esse checklist seguido à risca, a sua empresa vai ter um sistema de prevenção de perdas imbatível. Adote essa ideia!
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