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Inovação e Transformação Digital com Foco nas Pessoas

Evento sobre inovação e transformação digital com foco nas pessoas, abordando temas como inteligência artificial, cultura de inovação, gestão de pessoas e automatização de processos.
DNA de Inovação
out. 4 - 7 min de leitura
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Esses temas devem ser cumpridos à risca em todas as empresas, pois são essenciais para melhorar a eficiência, a competitividade e relevância de uma organização no mercado

 

Com muitos pontos em comum, a inovação e a transformação digital em uma empresa seguem processos distintos, mas sem jamais deixarem de manter uma inter-relação. Quem entendeu isso tem a capacidade de nadar de braçada em um mercado cada vez mais competitivo e ávido por soluções rápidas.

 

Duas questões devem estar presentes no seu planejamento estratégico: a adoção de novas tecnologias e mudanças culturais. É por meio desse combo que será possível melhorar a eficiência, a competitividade e garantir a relevância da organização no mercado.

 

Apesar de cada vez mais presentes no nosso dia a dia, as definições de inovação e transformação digital guardam aspectos distintos e muita gente ainda se confunde. Veja um checklist básico:

 

1. Inovação

Diz respeito à introdução de novas ideias, processos, produtos ou serviços que agregam valor à empresa, diferenciando-a de seus concorrentes. Compreende, por exemplo, a inovação de produto, de processos, de modelo de negócios, entre outros aspectos.

 

 

2. Transformação Digital

 Prevê a reestruturação mais ampla e estratégica da empresa. Sendo assim, as tecnologias digitais são integradas a todas as áreas do negócio. A missão está em transformar a maneira como a empresa opera e entrega valor aos clientes, utilizando a tecnologia como mola propulsora.

 

Em síntese, a transformação digital   vai muito  além da implantação de ferramentas tecnológicas. Ela compreende uma mudança cultural e de mentalidade que afeta a instituição como um todo.

 

Antes de seguir com a leitura do artigo e ver outros insights que fazem a diferença, uma dica que vale milhões. Que tal descobrir como ter uma liderança digital de sucesso pautada na inovação, transformação digital e com um RH estratégico?

 

Programe-se para participar, no dia 23 de outubro, quarta-feita, das 19 às 22 horas, no Teatro Regina Vogue (Shopping Estação), do evento “Inovação Humana: Transformando o Futuro". Os ingressos estão à venda no Disk Ingressos.

 

Comandado por Tande do Vôlei, Kauana Yrina e Charmoniks Heuer, o evento  vai trazer  à tona temas bastante pertinentes -  inteligência artificial, cultura de inovação, gestão de pessoas, automatização de processos, engajamento dos colaboradores, Design Thinking, análise de dados, treinamento e desenvolvimento, entre outros assuntos.

 

Inúmeros desafios na jornada

O líder digital tem que estar pronto para combater as resistências às mudanças. Isso sem falar na necessidade de investimentos, TI estratégica e outros aspectos.

 

Para seguir com a inovação tendo o foco nas pessoas, é essencial compreender as necessidades dos colaboradores e clientes. Isso inclui, por exemplo, o desenvolvimento de soluções personalizadas e a preocupação de fomentar um ambiente de colaboração.

 

Veja algumas ideias que fazem toda a diferença

 

1.    Invista em uma cultura de inovação focada nas pessoas

 

É primordial uma mentalidade de inovação e a mudança inicia com a criação de uma cultura que incentive a experimentação, aceitação de riscos e aprendizado com erros. Envolva e garanta formação continuada para  educar e engajar os colaboradores em um ambiente que valorize novas ideias e abordagens tecnológicas. Tenha em seu radar termos como participação ativa e empoderamento

 

 

Você sabia?

Os líderes devem agir como facilitadores, guiando a equipe por meio das mudanças e promovendo uma cultura de colaboração e transparência.

 

2.    Implante automação e inovação com ética e responsabilidade

 

Um passo importante a ser discutido entre todos os departamentos e com o suporte estratégico do RH: investir em uma automação que valorize as pessoas. Libere os times de tarefas repetitivas e favoreça a plena dedicação  dos colaboradores aos  trabalhos mais estratégicos e criativos.

Utilize, de forma ética, os dados. Ao fazer uso de novas tecnologias, é obrigatório assegurar  a privacidade e a segurança dos dados -  tanto dos clientes quanto dos colaboradores.

 

 

3.    Favoreça a capacitação e desenvolvimento contínuo

Promova treinamentos voltados às habilidades digitais com o intuito de desbravar novas tecnologias e ferramentas - das básicas às mais avançadas.

Desenvolva ainda programas que incentivem o desenvolvimento contínuo, como workshops, cursos on-line e oportunidades de aprendizado prático.



Dica de milhões

A educação também tem que ser voltada à liderança digital. Os líderes  dependem de uma excelente capacitação para que entendam as particularidades da transformação digital. Assim, podem  liderar seus times de maneira eficaz ao longo das mudanças.

 

 

4. Sem dúvida alguma, a transformação digital deve ser centrada na experiência do cliente

 

Ouça sempre  os clientes. A busca do feedback constante é essencial para entender melhor suas necessidades e preferências. As soluções digitais devem ser desenvolvidas  para sanar os problemas reais dos clientes, melhorando sua experiência com a empresa.

 

Aposte, por exemplo, na personalização de serviços. Adote tecnologias como inteligência artificial e análise de dados para garantir produtos e serviços personalizados, melhorando a satisfação e fidelidade do cliente.

 

Nunca esqueça!

A tecnologia deve ser vista  como facilitadora do bem-estar. Busque ferramentas que melhoram a colaboração, implante tecnologias que promovam o trabalho remoto e colaborativo, como plataformas de comunicação integradas, que tornam o dia a dia mais flexível e adaptado às necessidades de todos.

 

Anote!

Mantenha, em todas as medidas desenvolvidas, o foco no equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Deve ser regra geral!

Faça uso de ferramentas digitais que promovam, por exemplo, a flexibilidade e o controle de horários.

 

Outras dicas que valem ouro

 

  • Avalie o impacto das mudanças digitais na rotina das pessoas, mensurando  a satisfação dos colaboradores e clientes com os processos. Esse zelo favorece  ajustes rápidos e melhorias contínuas.

 

  • A iteração deve ser constante! Lembre-se: a inovação não é um processo linear. Teste, busque feedback e ajuste as soluções digitais com base nas necessidades das pessoas envolvidas, desde colaboradores a clientes.

 

  • Um ingrediente que rende demais:  comunicação aberta e clara. Conduza com transparência as mudanças. Os colaboradores precisam estar cientes  sobre o que está sendo promovido na instituição, por que está acontecendo o processo e como isso afetará suas funções diárias. Uma comunicação clara gera confiança e facilita a adaptação. Crie espaços de diálogo, canais de comunicação nos quais os colaboradores possam expressar preocupações, sugerir melhorias e compartilhar suas experiências durante o processo de transformação.

 


Ao deixar  as pessoas no centro da inovação e da transformação digital, as empresas conseguem alinhar as soluções tecnológicas com as necessidades humanas, gerando um impacto mais positivo e sustentável. Aposte nisso!

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