É fato: as startups são a mola propulsora da inovação, ou seja, elas são parceiras fundamentais para qualquer empresa disposta a se reinventar em um mercado que segue em acelerada transformação
Não dá para pensar em inovação sem falar de startups e vice-versa. Há uma ligação profunda e necessária entre os dois assuntos, principalmente nos dias de hoje.
Na prática, a inovação, de certa forma, depende das startups. Pensar em reordenações e modificações profundas nos processos, diante do boom tecnológico e das mudanças verificadas no comportamento do consumidor, é praticamente impossível sem elas.
Não à toa, a inovação aberta veio para ficar e dá o tom às ações de empresas de todos os portes. Afinal, quem não provocar as disrupções necessárias e rever os seus modelos corre o risco de perder o poder competitivo e sucumbir diante dos concorrentes.
Para tornar a inovação aberta uma realidade, as startups são peças-chave. Por meio delas, as instituições viabilizam o acesso a novas ideias e soluções diferenciadas, que serão essenciais para as transformações almejadas.
As startups são a mola propulsora da inovação. Por meio delas, é possível provocar alterações profundas no mindset e buscar caminhos que não seriam possíveis em um modelo fechado e engessado. O compartilhamento de experiências com profissionais, que possuem diferentes expertises, é essencial.
Por essas e outras razões, as startups são sinônimo de inovação. Agilidade nos processos e rapidez no desenvolvimento de uma solução são apenas alguns dos atributos positivos dessas empresas. Pense: por qual razão partir do zero se há alguém que pode oferecer a resposta necessária para as suas dores e implantar uma solução, de fato, inovadora?
Para que essa relação funcione em perfeita sintonia, é essencial a eficaz gestão da inovação. A empresa deve passar por uma ruptura de cultura corporativa em todas as suas dimensões. Essa reestruturação de pensamentos e objetivos é o passo inicial para o êxito de qualquer iniciativa.
O que devo observar em uma startup para dar as boas-vindas ao processo de inovação?
A inovação aberta não é apenas um caminho recomendado: tornou-se uma medida obrigatória para quem quer realmente fazer a diferença. Para se beneficiar das parcerias inovadoras com uma startup, o ponto de partida pode ser um pitch, ou seja, uma convocatória para atrair empreendedores que tenham negócios voltados às suas dores.
Veja o que deve contemplar esse processo:
- O lançamento de uma ação pública apresentando os seus desafios para que as startups desenvolvam as possíveis soluções
- Promover um levantamento de startups e ver as que apresentam soluções pertinentes às suas demandas. Por conta disso, é primordial fazer parte do ecossistema de inovação local e estar ligado em todos os eventos da área
- Estimular hackathons ou challengers ajuda a identificar talentos e potencializa o surgimento de startups
Além de criar possibilidades de atração, lembre-se deque uma startup deve identificar oportunidades. Nesse caso, pode ser de obter um grande cliente ou mesmo de conseguir um potencial investidor. Mostre-se como um parceiro e tanto.
É importante que haja ganhos dos dois lados. Além da solução eficaz, a empresa supera uma dor e a startup ganha a validação do mercado e pode impulsionar a busca por novos clientes.
De fato, startups e inovação andam lado a lado. Essa relação pode ser extremamente vantajosa, sobretudo para grandes corporações, que naturalmente têm mais dificuldade para empreender mudanças urgentes e rápidas sem provocar entraves nas suas rotinas diárias.
Para identificar uma startup de referência para as suas necessidades, cinco dimensões devem ser observadas: o perfil do time (como é essa equipe, principais habilidades e experiências); a tecnologia utilizada; o potencial do mercado; a viabilidade financeira do projeto; e a capacidade real de execução.
Inovar é preciso e as startups podem ser uma espécie de GPS para direcionar as melhores rotas e alternativas de caminhos em momentos mais complexos. Faça parte do ecossistema e provoque as disrupções necessárias. Esse deve ser o mantra de qualquer empresa disposta a se tornar um player em sua área de atuação. É hora de repensar estratégias. Pense nisso…
O DNA de Inovação tem como intuito conectar o ecossistema de inovação, empreendedorismo e startups ao desconhecido 🚀.
Aqui, você vai encontrar os melhores conteúdos e práticas para desenvolver a inovação. Para mais informações entre em contato conosco através do e-mail: startups@dnainovacao.com.br , ou pelo telefone: +55 (41) 98816-2613.
Quer apresentar sua solução pra gente? Agende seu pitch aqui!
Mais do que uma plataforma de inovação, o DNA é a chance real de mudarmos o mindset. 🧬💡