Leonardo Paixão revela detalhes da
jornada de duas décadas de sucesso da inFlux English School e conta que os primeiros insights voltados ao empreendedorismo
surgiram ainda na adolescência
Pensa em
transformar seu negócio em uma franquia ou quer se tornar franqueado de uma
marca? Seja qual for a sua realidade, antes de tomar uma decisão vale muito a
pena conhecer a jornada empreendedora de Leonardo Paixão.
Sócio-fundador
da rede de franquias inFlux English School, que completou recentemente 20 anos,
Leonardo ampliou sua atuação e ocupa várias cadeiras atualmente. O segredo para
dar conta de tudo? “Maturidade”, diz o empreendedor.
Nesse
episódio do programa de streaming “Quebrando a Cuca”, Leonardo Paixão dá
detalhes interessantes sobre o case de sucesso inFlux, que tem unidades por
todo o Brasil e até em Portugal, explica como abriu uma rede de cafés e de que
forma ingressou na indústria alimentícia. Isso sem falar nas mentorias e
consultorias voltadas ao universo das franquias, além das atividades como head
de educação financeira na Valore Elbrus.
Para chegar a essa fase da carreira, que começou como professor de inglês aos 18 anos, Paixão teve que viajar e trabalhar muito, além de apagar incêndios quando necessário.
“Foi assim dos 18 aos 38 anos, até atingir a maturidade. Agora é o momento de desfrutar mais, se desligar, otimizar o tempo”, reitera.
Paixão
explica como foi possível chegar a esse equilíbrio, mas sem deixar de liderar
com maestria todos os seus projetos. Ele também desmistifica muitas questões em
torno do tema franquias.
Os insights
empreendedores fazem parte da trajetória de Leonardo Paixão desde a
adolescência. Aos 16 anos, durante o
intercâmbio nos EUA, oferecia seus serviços para retirar a neve que cobria
carros e a entrada das casas.
Para o futuro, Paixão segue a vida inspirado pelo eterno ídolo das pistas, Ayrton Senna: um pé no freio e outro no acelerador.
“Você tem que achar o equilíbrio o tempo todo”, resume.
O baratinho
da vida, diz o empreendedor, é saber dosar CNPJ e CPF. Demais, né? Já pensou
sobre isso?
Quer fazer do seu negócio uma franquia?
Se a
proposta é expandir sua marca e alcançar novos mercados, essa pode ser uma
excelente estratégia.
O primeiro
passo é um planejamento cuidadoso e a criação de um sistema que possa ser
replicado com sucesso. Veja:
- Avaliação do negócio: analise a
viabilidade (seu negócio é escalável?/pode ser replicado em diferentes
lugares?). Um histórico de sucesso e lucratividade faz a diferença.
- Cuide da padronização dos processos.
Elabore manuais operacionais e invista em treinamento.
- Desenvolva o modelo financeiro, que
inclui desde a taxa de franquia até os royalties (porcentagem dos lucros ou
receita que os franqueados pagarão regularmente). O processo contempla ainda a
criação de um fundo de marketing, que tem a missão de promover a marca.
-
Há vários aspectos legais
importantes, como a Circular de Oferta de Franquia (COF), que deve trazer
informações detalhadas sobre a empresa, direitos e obrigações do franqueado,
investimentos necessários, suporte oferecido, entre outros aspectos.
- Dica: fique por dentro da Lei n.º 13.966/2019, conhecida como nova lei de franquias, que entrou em
vigor em março de 2020 e foi criada para ratificar e melhorar alguns pontos que
geravam dúvidas e até mesmo riscos para empresários e investidores.
Além de
entender todos os aspectos legais, uma franquia deve dar suporte e ter um bom
plano de expansão. Teste seu modelo, monitore e faça melhorias contínuas.
O processo é
complexo, mas com planejamento cuidadoso e execução estratégica pode ser uma
maneira eficaz de expandir sua marca e aumentar seus lucros. Avante,
empreendedor!
Assista ao episódio 🎙️
Quer saber
os prós e contras das franquias ou ter acesso a insights preciosos? Fica a
dica: confira o bate-papo de Leonardo Paixão, sócio-fundador da rede de
franquias inFlux English School, com Iuri Lenzi, fundador da Zinz, e a CEO da
aceleradora Condor Connect.
A conversa faz parte do programa de streaming “Quebrando a Cuca”, que todas as sextas-feiras (transmitido no Facebook, LinkedIn e YouTube, além de estar disponível no Spotify) traz temas e convidados de destaque do ecossistema para compartilhar cases e discutir os mais diversos assuntos. Além de compreender detalhes da jornada do empreendedor, dá para ter acesso a insights que realmente fazem toda a diferença.
- Acompanhe o “Quebrando a Cuca” também no Spotify. Clique aqui e ouça agora mesmo o podcast.
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