DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Inovação AbertaVOLTAR

Um brinde à inovação!

Um brinde à inovação!
DNA de Inovação
ago. 5 - 6 min de leitura
000


Está em busca de inspiração para empreender? Conheça a incrível trajetória de Pedro Smolka, que não se encontrou na área de engenharia civil, trabalhou como motorista de Uber e acabou fazendo de um novo conceito de bar o ponto de partida para grandes oportunidades

 

 

Mudar o percurso profissional e partir em busca de novos caminhos exige coragem e disposição para encarar desafios. Após a conclusão do curso de Engenharia Civil, Pedro Smolka percebeu que não estava no rumo certo.


“Não fez muito sentido pra mim, sofri muita influência da minha família que tá bastante inserida no mundo da engenharia e arquitetura”, fala.

 

Disposto a encarar um período sabático, Pedro, que havia passado um tempo nos EUA, foi um dos primeiros motoristas de Uber na capital paranaense. Viveu todos os perrengues da introdução do aplicativo na cidade, mas sempre de olho em novos horizontes.

 

Com um amigo, que tinha um box no Ceasa, veio a ideia de investir em um novo conceito de bar bastante popular em solo norte-americano: o rooftop. Assim, nasceu o Gards, no terraço do Pátio Batel.

 

A ideia era boa, mas precisava de investidores. A dupla continuou na labuta diária e arregaçou as mangas para encontrar o suporte necessário para tirar o sonho do papel.

 

O Gards foi um enorme aprendizado, mas vários erros no percurso causaram momentos de turbulência a todos os envolvidos. Após passar o negócio para frente, os empreendedores, já bastante preparados, alçaram voos em busca de uma nova parada.

 

Nos fundos de um restaurante, viram um local ideal para dar início ao Janela Bar. Dito e feito: tornou-se um sucesso.

 

Com foco total na operação e experiência do cliente, o Janela Bar, que completou 7 anos em 2024, se destaca por entregar alta coquetelaria de rua a preço acessível, ou seja, democratizou o acesso a drinques tidos como elitizados. Ao apostar no formato take away, os idealizadores criaram um espaço descolado e de consumo na própria calçada.


“Nós só usamos insumos de alta qualidade e oferecemos todas as bebidas com o mesmo preço. Dessa forma, a pessoa consome o que ela gosta mesmo, não o mais barato”, fala Pedro.

 

Com 80% dos drinques autorais e sem garçons, o Janela Bar, queridinho do público de até 25 anos, teve que se reinventar na pandemia. Diante do isolamento social imposto pela necessidade de combate ao coronavírus, Smolka revela que ele e os sócios apostaram no delivery e no smash burguer, que ainda era novidade em Curitiba.

 

Além disso, o Janela Bar, que  conta com um terceiro sócio, vindo da área de gastronomia e hotelaria, mirou nas franquias. Afinal, o conceito inovador podia conquistar públicos de outras regiões.

 

Bingo! Hoje, há 30 unidades espalhadas pelo país.


”Até a décima, muita coisa foi ajustada”, conta Pedro Smolka.

 


Iury Lenzi, Kauana Yrina e Pedro Smolka

        Iuri Lenzi, Kauana Yrina e Pedro Smolka no estúdio do Quebrando a Cuca



Faça do seu negócio uma franquia

 

Bastante estratégica, a decisão de transformar seu negócio em uma franquia pode ampliar de forma significativa o alcance e também os lucros da sua empresa. Para fazer essa ideia se tornar real, é preciso:

 

  • Validar o modelo de negócio. É essencial um suporte qualificado para ter certeza de que é realmente bem-sucedido, replicável e se há um mercado claro. Teste em diferentes localidades para garantir que pode funcionar em diversas regiões.

 

  • Elabore  manuais operacionais detalhados que contemplem todo o negócio, desde a operação diária até o marketing e o atendimento ao cliente. A padronização é primordial para assegurar  a qualidade e uma ótima experiência do cliente.

 

  • Desenvolva um plano de franquia e cuide do registro e proteção da marca.

 

  • Ofereça todo o suporte ao franqueado, estabeleça critérios de seleção  e cuide dos aspectos jurídicos. Muita atenção ao detalhamento da Circular de Oferta de Franquia (COF),  conforme exigido pela Lei de Franquias (Lei n.º 13.966/2019), que inclui informações sobre a empresa, os direitos e deveres das partes, além dos termos financeiros.

 

Ao longo de todo processo, monitore e faça os ajustes necessários. Aposte em boas estratégias de marketing e na expansão gradual. Bora, o sucesso te espera!

 




Assista ao episódio! 🎙️


Preparado para insights inspiradores e curioso para conhecer mais detalhes dessa história? Fica a dica: confira o bate-papo de Pedro Smolka, sócio-proprietário do Janela Bar, com Iuri Lenzi, fundador da Zinz, e a CEO da aceleradora Condor Connect, Kauana Yrina.





A conversa faz parte do programa de streaming “Quebrando a Cuca”, que todas as sextas-feiras (transmitido no Facebook, LinkedIn e YouTube, além de estar disponível no Spotify)  traz temas e convidados de destaque do ecossistema para compartilhar cases e discutir os mais diversos assuntos. Além de compreender detalhes da jornada do empreendedor, dá para ter acesso a insights que realmente fazem toda a diferença.


  • Acompanhe o “Quebrando a Cuca” também no Spotify. Clique aqui e ouça agora mesmo o podcast.

  • Quer mais insights poderosos desse bate-papo? Tenha acesso ao quadro Sem Papas na Língua tornando-se assinante da Comunidade DNA de Inovação. Clique aqui e fique por dentro.



Participe do grupo Inovação Aberta e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você