Apostar em um empreendimento às vezes pode ser loucura, ainda mais quando o assunto é construir um negócio em território brasileiro. Além de burocrático, exige coragem, persistência dos profissionais, tempo e dinheiro gasto.
Uma das situações mais difíceis no início de qualquer empreendimento é receber bons investimentos, com isso, uma forma que acaba sendo mais viável para alguns é receber como maior investidor o próprio bolso.
Esses empreendedores que decidem aplicar seu capital para investir no próprio negócio, são conhecidos no universo das startups Bootstrapping. O termo refere-se a quem começa um negócio com recursos limitados, sem o apoio de investidores externos.
À primeira vista, pode parecer algo arriscado investir em uma startup apenas com seus próprios recursos, ainda mais com tantas crises e altos e baixos do mercado econômico. Ainda assim, pode alimentar excelentes resultados. Tudo dependerá de como o empreendedor lida com seu capital.
Um bom exemplo de como pode vir a ser um sucesso, são as multinacionais: Microsoft e Dell. Hoje, enormes potenciais mundiais, essas empresas cresceram e conquistaram o mercado por meio de investimentos bootstrapping.
Investir sempre será arriscado, embora, é o seu sonho que está em jogo. Confie em seus projetos e defina métricas que façam esse investimento gerar resultados.
Gostou? A Condor Connect oferece diversos conteúdos que auxiliam você empreendedor a conhecer o mercado e compreender melhor esse ecossistema. E mais, se você tem uma ideia e não sabe como desenvolvê-la. Entre em contato com a gente no e-mail oi@condorconnect.com.br. E agende seu pitch!