DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
ContrapontoVOLTAR

Contraponto da Inovação: conheça José Laurindo de Souza Netto

Contraponto da Inovação: conheça José Laurindo de Souza Netto
DNA de Inovação
jun. 15 - 3 min de leitura
000


O desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná é um importante nome do ecossistema de inovação no Paraná

 

Não à toa, o desembargador José Laurindo de Souza Netto defende que a sociedade precisa de mais diálogo. Com quase quatro décadas dedicadas ao Direito, ele tornou-se um grande defensor do movimento de aproximar cada vez mais a justiça das pessoas.

Nesse processo, Souza Netto,  que foi presidente do Tribunal de Justiça do Paraná no biênio 2021/2022, apostou na valorização do ser humano em ações baseadas na transparência e na eficiência. Ele ainda investiu na capacitação dos magistrados e servidores, além de garantir o uso responsável dos recursos.

Em entrevista à revista TopView, do Grupo RIC, José Laurindo de Souza Netto foi direto: “O grande salto foi na capacitação e na inovação”, completa. Bastante atuante no ecossistema, ele tem uma visão humanista do Direito e vê o conhecimento como ferramenta de transformação e aproximação.

Além de divulgar as ações do TJPR para toda a sociedade, Souza Netto priorizou uma gestão colaborativa e transparente. Fora isso, acolhe as tecnologias e se apropria dessas ferramentas em prol dos serviços, mas sem deixar de olhar as pessoas à sua volta.

“Eu vejo como de grande importância o desenvolvimento da inteligência artificial para a gestão pública, mas sem perder a preocupação com a inteligência emocional”, avalia.


Aprendizados da vida

Na entrevista que concedeu à TopView, o desembargador não teve dúvida ao responder qual foi o melhor curso que já fez: “o da vida”. “Sou um homem do mundo, do universalismo. Passei pelo interior até chegar ao TJ-PR, viajei, me interessei por idiomas e pelo conhecimento. Meu pai foi um mestre de balizamento e sabedoria. Os aprendizados que tive estiveram ligados ao ser humano como centro da justiça. Te digo que o Direito é um sacerdócio. Apenas uma alma pode julgar uma alma. ‘Cor ad cor loquitur’  (do latim: ‘o coração fala ao coração’]. A um jovem, diria que, apesar das telas, o conhecimento se sedimenta com caneta. Que eloquência, inteligência, astúcia e destreza defendem bem uma causa, mas que, sobretudo, você precisa saber ser. É preciso ter coragem de ser humano. Tem uma canção italiana que diz: ‘Credo negli esseri umani/che hanno coraggio/ coraggio di essere umani’ (‘Acredito no ser humano/que tem coragem/coragem de ser humano’)”, disse durante a entrevista à publicação do Grupo RIC.

Entre as diferentes dicas de leitura que curte compartilhar, José Laurindo de Souza Netto destaca a obra “Inovação e Espírito Empreendedor - Prática e Princípios”, de Peter F. Drucker. No livro, o autor, um dos mais importantes nomes da área de administração de empresas, mostra que inovar também exige uma disciplina sistemática.

Bastante disruptivo em suas ações, José Laurindo de Souza Netto é contraponto da inovação. Abrace essa ideia você também!



Sobre o Contraponto da Inovação - A ação, idealizada pela aceleradora Condor Connect e pelo Instituto DNA de Inovação,  reúne, a cada 45 dias, representantes de diversas empresas que se destacam por suas ações disruptivas e pelo compromisso com inovar.

Siga o perfil no Instagram para mais informações: @dna_inovacao.

 

 

 

 



Participe do grupo Contraponto e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você