Empreender e prosperar vai muito além de conquistar uma boa performance financeira: é preciso ter também a missão de contribuir positivamente com toda a sociedade
Empreender é sinônimo de ter também um propósito. Em linhas gerais, isso significa transformar uma ideia inovadora em um negócio rentável e capaz ainda de gerar impacto positivo em toda a sociedade.
Não à toa, o empreendedorismo com propósito está em alta nos últimos anos e vem dando as cartas no mercado. Em um cenário altamente competitivo, esse quesito faz toda a diferença.
Leia-se nas entrelinhas, para exemplificar, a busca constante das organizações para se enquadrarem nos princípios do Environmental, Social and Governance (ESG). Isso significa demonstrar nas suas operações que o negócio é socialmente responsável, sustentável e ainda corretamente gerenciado. Aliás, quem não segue à risca isso pode sucumbir, já que os próprios clientes esperam atitudes das marcas.
No caso das startups, por exemplo, uma nova geração de empreendedores está sabendo unir ideais pessoais com a perspectiva de oferecer soluções para os desafios vividos em suas comunidades ou no planeta. Dessa forma, o lucro não é o único resultado almejado.
Na prática, além de bastante inovadores, rentáveis e chamativos, esses novos negócios têm foco na sustentabilidade e em outras questões urgentes. Por isso, o propósito é tão essencial, afinal, ele norteia a razão de um negócio existir.
Com um propósito bem definido, as etapas para a criação e a execução de um plano de negócios ficam mais instigantes. Isso propicia uma oferta robusta de valor para o mercado e garante resultados excepcionais.
Como saber qual é o propósito da minha empresa?
Algumas perguntas podem nortear uma boa reflexão sobre o tema:
- Qual causa estimula o seu negócio?
- Por qual razão quer empreender?
- O que te motiva a levantar todas as manhãs?
- Qual é a sua maior motivação?
- Por que vale a pena fazer da sua ideia um empreendimento?
Para tornar essa discussão ainda mais provocadora, é fundamental lembrar de alguns conceitos trabalhados pelo autor britânico Simon Sinek. Responsável por obras marcantes, entre elas “Porquê? Como Grandes Líderes Inspiram Ação”, ele apresenta a inspiradora Teoria do Círculo Dourado.
Os “porquês” são o ponto de partida para descobrir o propósito do seu negócio. Com a metodologia proposta pela Teoria do Círculo Dourado, utilizada por vários empreendedores dispostos a se diferenciar e obter êxito, é possível, de forma inovadora, conectar organizações, defender a sua existência, provocar mudanças em larga escala, promover a integração das pessoas e ainda inspirar, direta ou indiretamente, todo o ecossistema envolvido.
Jogando essa ideia no papel, você tem três círculos, um dentro do outro, que ficam assim organizados: o maior é O QUÊ; o do meio representa o COMO; e o central fica para O PORQUÊ. “Os que começam com ‘o porquê´ possuem a habilidade de inspirar aqueles à sua volta ou encontrar aqueles que os inspiram”, avalia Simon Sinek. E aí, está preparado para colocar em prática o seu propósito?
Características de um negócio com propósito
Depois de todos esses insights, avalie se a sua empresa realmente faz a diferença:
1. É capaz de solucionar problemas reais: a organização pode estar alinhada, por exemplo, com pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
2. Sua empresa é financeiramente viável: ela opera de acordo com a lógica de mercado e busca retorno financeiro.
3. O propósito está no coração do modelo de negócio: a geração de valor está compartilhada na atividade principal da empresa. Em linhas gerais, além de gerar receita, ela também gera vantagens para a comunidade.
4. Monitora os resultados positivos da sua atuação no mercado: há o compromisso claro de medir e comunicar os resultados sociais e/ou ambientais que gera na sociedade.