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TUDO COMEÇOU COM A LAN HOUSE

TUDO COMEÇOU COM A LAN HOUSE
Josiane de Abreu
nov. 8 - 7 min de leitura
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Eu me lembro que entrei duas vezes numa 'Lan House'. Estava sem internet em casa - na época utilizava a discada, e, quando a gente ficava sem rede, era porque haviam roubado os fios de transmissão da prestadora de telefonia da minha região. Bem, posso dizer que hoje em dia nada mudou, pois apesar de ter acesso a banda larga, ainda precisamos dos velhos cabos de transmissão de telefonia, que flutuam ao vento através dos postes da rede elétrica, que é outro problema insanável. Quando um galho de árvore cai sobre os fios da rede, ficamos sem telefone, se falta luz, ficamos sem internet, então, depois de uns 20 anos, que a internet chegou até o meu PC, pouca coisa mudou entre a pré-história digital no Brasil e o que temos hoje. 

Bem, vamos começar a falar sobre o empreendedor/comerciante e proprietário de uma Lan House da década de 1990, do século passado? Gosto de escrever: século passado, pois, soa como se fizesse uns 100.000 anos, embora, o mundo dos jogos em rede dentro de uma Lan House tenham surgido há pelo menos 30 anos.

As ‘Lan Houses’ invadiram os centros urbanos e, também a periferia dos municípios em todo o mundo. Muitas empresas estavam regularizadas enquanto outras sequer existiam. Vou te pedir para ler Como o seu Bairro pode ajudar a impulsionar a sua empresa. Complicado, né?

Sem sombra de dúvidas, foram esses estabelecimentos comerciais que introduziram a mídia digital em nossas vidas e democratizaram a internet para todos os cantos do mundo e povos.

“Lan House”, nada mais é que um estabelecimento comercial a onde o cliente pode, mediante pagamento, utilizar um computador com acesso à internet.

O termo "Lan House", deriva da sigla da expressão inglesa: Local Area Network. Nos Estados Unidos, surgiram, em meados de 1995, grupos de jovens, que alugavam espaços para a promoção de competições de jogos de vídeo game conectados à rede mundial. 

Coincidência ou não, as "Lan Houses" surgiram na mesma época em que as academias de ginásticas se proliferavam nos grandes centros urbanos. O que as fizeram crescer juntas? A relação com os jogos? Ou uma inovação dos modelos de negócios?

Diferentemente, da proposta dos grupos norte-americanos do Texas e Califórnia, que promoviam campeonatos de jogos, surge do outro lado do mundo, um novo modelo de negócio bastante lucrativo.

Ano de 1996, em Seul, Coreia do Sul, as "Lan Houses", denominadas de PC Bangs, tomaram  conta dos centros urbanos e se torna febre entre os jovens daquele país.

PC BANG: Uma sala 60 computadores - Boot Camp Coreia

“O número de lan houses, que apareceu pela primeira vez em 1994 na Coreia, explodiu a partir de 1997, quando o uso da Internet se tornou uma atividade comunitária. Somado a isso, as pessoas que perderam o emprego devido à crise financeira asiática de 1997 entraram no negócio de salas de computadores, já que o jogo StarCraft estava dominando o país na mesma época. ”

Da Coreia do Sul para o Brasil foi só um pulinho no tempo, em 1998, o empresário Sunami Chum, brasileiro de ascendência coreana instalava a sua primeira casa de jogos ‘on-line’, a Monkey, na cidade de São Paulo.

“(...)Inaugurada em 1998, na cidade de São Paulo, a rede se tornou exemplo para tantas outras casas e redes espalhadas por todo o Brasil, chegando ao seu auge no ano de 2003 quando chegou a contar com mais de 60 lojas espalhadas por várias cidades e até outros Estado do brasil com grande apelo para atingir o público gamer e com vários incentivos que ajudaram na inserção do Brasil nas principais competições mundiais e na formação de vários clãs de Counter-Strike, entre outros games de menor popularidade.” 

Os jogos eletrônicos também passaram a interessar jovens de outras classes sociais, e as 'Lan Houses', como fonte de negócio lucrativo, deixaram as áreas mais nobres das cidades e, subiram os morros ou viraram as esquinas para avançarem em direção da periferia. 

A maior Lan House do Mundo

No início, a intenção, era promover o entretenimento através dos jogos eletrônicos, mas isso, gerou uma corrida gigantesca para a implementação de novos negócios que agregaram outros valores aos estabelecimentos comerciais.

Um ponto muito favorável trazido pelas casas de jogos eletrônicos foi a inclusão dos jovens da periferia aos meios digitais. 

Com a chegada da banda larga e as implementações comerciais agregadas para manter o público fiel a utilização do computador em rede, as 'Lan Houses' deixam de ser salas de jogos para atender outro perfil de consumidor: o da comunidade que não dispõe de computador particular. A nova concepção de "Lan House", ou Cyber Café centraliza as suas atividades para o fornecimento de equipamento eletrônico, como computador, impressora e fax, para usuários que precisassem enviar e-mails, realizar pesquisas escolares, enviar currículos, usar as redes sociais que surgiam na época e tudo a custo acessível por hora. 

Um novo conceito de entretenimento e sociabilização para os jovens das comunidades distantes dos centros urbanos começa a surgir na década de 2000, as "Lan Houses" passam a funcionar como ponto de encontro e de lazer para ouvir música, jogar, estudar e fazer um lanche rápido. Esses estabelecimento comerciais começam a ser instalados perto de escolas, Universidades e de fluxos de pessoas que procuram um local com computador para pesquisas rápidas. 

Professor durante a pandemia lecionando por uma Lan House

As "Lan Houses", quando se tornam mais acessíveis a população de baixa renda, perdem suas primeiras características de estabelecimento voltado apenas para jogos eletrônicos, possibilitando a democratização da internet para todos, através da conexão por banda larga e do aluguel do computador por algumas horas. Jovens e adultos, passam a usufruir desses ambientes.

“Uma pesquisa publicada em 2008 pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) mostrou que 48% de todos os usuários que acessam a internet no Brasil o fazem em centros públicos de acesso pago, como lan houses. Quando se trata de pessoas das classes mais pobres, D e E, esse número salta para 79% - um aumento de 60% em relação aos 48.08% de usuários em 2006. ”

Diante dessa crescente inclusão digital e sociabilização tanto de jovens como adultos que passaram a buscar as "Lan Houses" para a utilização dos meios eletrônicos, um novo núcleo de empreendedores rapidamente surgiu e se estruturou através desse mercado cada vez mais promissor.

https://ocondutordotempo.blogspot.com/2021/11/a-inovacao-digital-comecou-numa-lan.html

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