DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Quais são as transformações que a internet 5G promete trazer?

Quais são as transformações que a internet 5G promete trazer?
DNA de Inovação
mar. 10 - 4 min de leitura
000

A quinta geração de sistemas celulares e arquitetura de rede permitirá a criação de novos serviços e promoverá avanços tecnológicos surpreendentes em termos de conectividade

Não tenha dúvidas: a tecnologia 5G vai revolucionar a comunicação móvel e garantir ganhos nas mais variadas áreas. Além de assegurar que mais dispositivos acessem a internet móvel ao mesmo tempo, essa quinta geração garantirá mais velocidade, maior capacidade de banda e aumentará a conectividade entre dispositivos com menor tempo de resposta.

Em 2021, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) promoveu um leilão para que as operadoras possam explorar a tecnologia 5G comercialmente. As empresas que arremataram faixas precisam instalar a infraestrutura necessária de antenas e fibras ópticas. Apenas após a conclusão dessa etapa que as primeiras aplicações começam a se tornar realidade.

Diante desse cenário, a previsão é que as primeiras redes 5G “puro” do país comecem a funcionar até o 31 de julho deste ano em todas as capitais e no Distrito Federal. Na prática, a tecnologia vai abrir espaço para inovações importantes.

Com o 5G será possível, entre outros benefícios, fazer procedimentos de saúde a distância. Também destaca-se a automação e O uso da robótica nos setores de produtos e serviços. Além de impactar as rotinas de toda a sociedade, vai ser peça-chave na redução de custos, controle de desperdícios e até mesmo para diminuir drasticamente acidentes de trabalho.

Como promete ser 100 vezes mais rápida que a tecnologia atual, o 5G também favorecerá várias tendências da inovação – com destaque para a inteligência artificial.  De maneira geral, a próxima geração virá com modificações profundas em relação ao 4G. 
 

Vantagens do 5G em comparação à tecnologia atual

  1. Maior velocidade: em tese, a rede 4G pode chegar à velocidade de um gigabit por segundo (1 Gbps). No cotidiano, entretanto, os celulares não chegam nem perto disso. A partir do 5G, espera-se atingir uma velocidade 20 vezes maior em relação ao 4G – chegando a 20 Gbps.
     
  2. Menor latência: espera-se, com o 5G, que a latência, tempo necessário entre o estímulo e a resposta real da rede, seja de apenas 1 milissegundo. A rede com tecnologia 4G apresenta, em média, latência de 50 milissegundos.
     
  3. Maior eficiência energética: a tecnologia 5G terá um nível de eficiência energética 90% mais alto que a 4G, fator que será preponderante, por exemplo,  para a viabilização da internet das coisas, pois baterias de diversos tipos de dispositivos muitas vezes não podem ser substituídas ou recarregadas com frequência
     

Utilização do 5G na prática

  • Saúde e bem-estar

Além de cirurgias remotas, sensores colocados no corpo humano poderão, de forma contínua, monitorar e transmitir as informações obtidas por meio de uma rede confiável e de baixa latência.

  • Evolução da infraestrutura de transporte

Na área de transporte, a tecnologia 5G vai permitir os trabalhos com carros autônomos e até mesmo as vias inteligentes. Isso sem falar nas inovações via realidade virtual e aumentada. Um campo rico em possibilidades.

  • Outros setores

Comércio, educação, agricultura, finanças e turismo são apenas alguns dos setores que poderão se beneficiar da tecnologia 5G. Por meio dela, serão viabilizados inúmeros serviços digitais.


Vai levar um tempo até a tecnologia 5G ser uma realidade na rotina de todos os brasileiros. Vale lembrar  ainda que o consumidor precisará de um aparelho compatível para fazer uso da nova rede.  Em um primeiro momento, os telefones celulares com tecnologia 4G, 3G e 2G continuarão funcionando normalmente,  da mesma forma que ocorreu em outras fases das evoluções tecnológicas das redes celulares. No início da implantação do sistema 5G, não há planos de descontinuidade das tecnologias anteriores em curto prazo.

Em outras palavras, o 5G vai agregará novas faixas de frequência à telefonia celular, mas tudo isso sem modificar as faixas já disponibilizadas para o uso do serviço. É aguardar para comprovar!

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você