DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
StartupsVOLTAR

Ninguém disse que seria fácil... mas com certeza é extraordinário.

Ninguém disse que seria fácil... mas com certeza é extraordinário.
Kauana Yrina
ago. 19 - 5 min de leitura
000

A aceleradora Condor Connect foi criada com o propósito de criar um Centro de Inovação para a rede de Supermercados Condor através da inovação aberta com startups e empresas parceiras, um desafio enorme para ser trabalhado. Primeiro porque estamos lidando com o segmento de mercado de varejo alimentar, uma das cadeias de varejo mais tradicionais do país.

Segundo porque o varejo ampliado no Brasil representa mais de 1/4 de todo o produto interno bruto nacional. E foi justamente trabalhando com esses desafios que eu pude testar todo o meu conhecimento sobre inovação, e aprender ainda mais como esse universo é tão importante para o dia a dia de grandes empresas e startups.

Afinal de contas foram mais de 80 projetos de startups que foram orientados com mais de 2000 horas de mentorias individuais, levando dezenas de projetos de inovação para grandes empresas com a rede Condor, o grupo RIC, Hospital Erasto Gaertner entre outras.

Toda essa vivência me trouxe uma certeza: a inovação se faz com as pessoas. Independente do dinheiro, da tecnologia e dos métodos, são as pessoas que realmente fazem a inovação acontecer.

Muitas startups, durante esta minha vivência, acabaram morrendo no meio do caminho, faz parte, tem até uma estatística de sucesso para esse ecossistema, mas a maior parte delas acabou não por problemas com o negócio, mas por problemas com os empreendedores por trás do negócio.

Através dessa experiência pude descobrir na prática como trabalhar com esses problemas, e desenvolvi a metodologia de aceleração i2e, uma metodologia de inovação em inteligência empreendedora capaz de provocar uma transformação disruptiva no capital humano das startups para desenvolver com sucesso projetos de inovação. Mais do que um negócio, é importante que os empreendedores saiam do programa de aceleração muito melhores do que quando entraram.
Trabalhando com a inovação aberta, levando as startups para desenvolverem a inovação dentro das empresas tradicionais, enfrentamos uma segunda barreira que foi totalmente impactante para o sucesso desses novos projetos: a cultura da inovação.

Muitas dessas empresas entraram nesse cenário de inovação porque foram empurradas pela situação da pandemia. Como a inovação surgiu como uma imposição, e não uma oportunidade, poucas empresas estavam com capital humano preparado para essa transformação.

E mesmo trazendo uma linguagem e uma dinâmica ágil com as startups, os projetos nas empresas emperravam porque as pessoas envolvidas no processo, as responsáveis pela inovação, nem sabiam o que inovação realmente significava.

Precisamos em primeiro lugar desmitificar que a inovação não é tecnologia, e que esta é apenas uma ferramenta da inovação. Logo, também precisamos informar e formar os agentes de inovação. Dessa iniciativa surgiu, em parceria com a Universidade Federal do Paraná, um curso certificado de Gestão da Inovação, com conteúdo, linguagem e práticas do dia a dia destinado aos profissionais dessas grandes empresas que precisavam desenvolver projetos de inovação, mas que ainda não sabiam como. Conteúdo com conceitos e métodos práticos para que o profissional pudesse aplicar agora mesmo a inovação. Esse curso já impactou mais de 100 empresas, certificando 3 turmas com mais de 300 alunos inscritos, gerando um impacto indireto para mais de 4000 profissionais. Isso apenas em 4 meses.
A aceleradora Condor Connect está ainda em construção do sucesso do seu Centro de Inovação para o Varejo, mas traz em suas realizações todo o sucesso que a transformação de disrupção inovadora podem proporcionar. É um case de sucesso para ser replicado pelo ecossistema. Duas cabeças pensando juntas a inovação produzem muito mais conteúdo do que apenas 1 + 1.
E o que faz um profissional quando finaliza um curso desses? Além de sair aplicando as práticas de inovação na sua empresa, sai ávido por buscar mais conhecimento especializado e de valor. Foi através dessa dor de mercado que desenvolvi uma plataforma independente, justamente para que os profissionais e agentes de inovação encontrem em um único lugar todo o conhecimento atualizado sobre inovação, e o que é mais legal, conteúdo contado por profissionais utilizando a experiência do seu dia a dia com a inovação. Um banco de experiências com tudo o que deu certo, e o que deu errado, em inovação, para seu uso e empréstimo gratuito, sem juros. Outro case de sucesso em inovação.

Participe do grupo Startups e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você