A criatividade é um diferencial competitivo no mercado de trabalho e essa habilidade pode ser desenvolvida por qualquer profissional
Fuja da afirmação equivocada de que você não é criativo. Em tempos de inovação e mudanças aceleradas no mercado de trabalho, é mais do que necessário deixar fluir a sua imaginação e expandir as suas habilidades. Se ainda assim bateu aquela insegurança, imagine a figura de um grande ídolo do esporte: o nadador Michael Phelps.
O atleta norte-americano, dono de recordes mundiais na natação, nasceu com o biotipo perfeito para a piscina. Tinha tudo para construir realmente uma trajetória brilhante nas piscinas, mas ainda assim treinou muito. Outros talentos dessa prática esportiva, por exemplo, podem não ter nascido com os mesmos braços largos de Phelps, mas souberam correr atrás e desenvolver os pré-requisitos necessários para fazer a diferença nas competições.
É por essa analogia estimulante que Bruno Dreher, um dos mais respeitados nomes ligados à área da inovação, futurismo e criatividade no país, chama a atenção para a necessidade de fugir de certos paradigmas. Para o profissional, autor do sucesso literário “Qual é o futuro que você quer?”, não há limites para ser criativo.
Assim como qualquer outro dom, algumas pessoas serão criativas com mais facilidade, mas nem por isso será um limitador para que outros cidadãos possam se desenvolver nesse quesito.
“Quem diz ‘eu não sou criativo’ está falando uma grande mentira. Há várias formas de treinar a criatividade, seja por meio de metodologias ativas (estudar um instrumento musical ou até mesmo desenvolver atividades manuais) ou passivas (assistir a documentários e procurar boas leituras)”, completa.
Palestrante, consultor, escritor e colunista, Bruno Dreher, que chegou a reprovar em Matemática nos tempos de escola, recentemente se aventurou em uma imersão diferenciada pela área de exatas e descobriu que a rejeição pelos números podia se tornar algo instigante.
“A matemática é uma ciência criativa”, conclui.
Abandonar a zona de conforto é essencial
Fascinado por inovação e criatividade, Bruno Dreher lembra que, a curto prazo, esse será um diferencial e tanto para qualquer profissional. “Até 2025, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, a criatividade será uma das 15 habilidades em alta no mercado de trabalho. Ela, inclusive, é essencial para outras que estão na lista, como a capacidade de resolução de problemas”, completa.
Apaixonado também por esportes, Bruno lembra, por exemplo, que um lutador depende da musculação para se desenvolver. “Só que a musculação não é uma luta, mas um caminho de desenvolvimento. No caso da criatividade, as pessoas precisam entender que é necessário preparar o cérebro para ativar as sinapses criativas”, pondera.
Nesse processo, não há segredo. É preciso se dedicar ao desenvolvimento da criatividade.
“Você é criativo, acredite. Só precisa exercitar. O ser humano é criativo e precisou disso para sobreviver ao longo de sua história. É possível aprender a ser criativo”, finaliza.
Agora é com você! Deixe as ideias fluírem e boa sorte!
Caminhos para tornar a criatividade uma realidade na sua vida
- Aprimore o conhecimento: estude outras ações que podem fazer a diferença na sua rotina diária. Não se acomode, busque experimentar novas abordagens em tudo o que faz. Só depende de você!
- Dê espaço para a curiosidade. Por que não buscar novas trajetórias e formas alternativas para solucionar questões práticas e urgentes do dia a dia? Foque nisso com toda força!
- Deixe a imaginação falar mais alto, afinal, ela permite atrair ideias diferenciadas. Permita-se viver essa experiência!
- Tenha sempre opções na manga. Esse é o método ideal para avaliar possibilidades e decidir qual pode trazer os melhores resultados. Aposte nisso!
- Dica que vale ouro: busque o perfeito equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Além de combater o estresse e garantir qualidade de vida, esse comportamento é super propício para você se tornar mais criativo e inovador nas suas rotinas diárias. Voe alto!
O DNA de Inovação tem como intuito conectar o ecossistema de inovação, empreendedorismo e startups ao desconhecido 🚀.
Aqui, você vai encontrar os melhores conteúdos e práticas para desenvolver a inovação. Para mais informações entre em contato conosco através do e-mail: startups@dnainovacao.com.br, ou pelo telefone: +55 (41) 98816-2613.
Quer apresentar sua solução pra gente? Agende seu pitch aqui!
Mais do que uma plataforma de inovação, o DNA é a chance real de mudarmos o mindset. 🧬💡