O vereador Herivelto Oliveira traz um relato inspirador de sua trajetória até ingressar na câmara municipal e revela como mergulhou no ecossistema de inovação
Por mais de 25 anos, Herivelto Oliveira esteve presente na rotina das famílias paranaenses diariamente. Figura marcante do jornalismo no estado, o profissional fez história como apresentador e repórter na TV Paranaense/RPC.
Neste episódio do programa de streaming “Quebrando a Cuca”, Herivelto Oliveira relembra dos tempos de infância e mostra como a televisão fez parte da sua vida. Aliás, o vereador e jornalista, que atualmente se dedica a um doutorado com foco em inteligência artificial, revela de forma bastante interessante um pouco da evolução tecnológica nos últimos anos.
“Era chique ter um telefone fixo, seu nome na lista telefônica e hoje as pessoas nem se lembram disso”, comenta.
Há 6 anos, ao ingressar no legislativo municipal, Herivelto teve a oportunidade de descobrir a efervescência do ecossistema de inovação na capital paranaense.
“Curitiba é um polo de inovação e entrei nessa”, fala.
Apaixonado por IA, Herivelto se dedica à formação stricto sensu disposto a explorar novas possibilidades de atuação. “Gosto desse assunto”, conclui.
Com relação à tecnologia, a burocracia é um dos entraves para permitir avanços mais significativos no poder público.
“Ela atrasa muito e a grande contribuição de governos e políticos é não atrapalhar. Não pode tolher a criatividade”, completa.
Um sonho de Herivelto é que tenha mais diversidade na câmara, relativa a gênero, raça e formação. Durante 9 dias, neste ano, o vereador assumiu o cargo de prefeito e destaca que a administração municipal oferece aplicativos que permitem, por exemplo, conferir horários de ônibus, ver trajetos, marcar consultas médicas e até acionar serviços da prefeitura.
“Essas são algumas formas que a tecnologia chega à prefeitura”, avalia.
Assista ao episódio
Quer mais insights inspiradores? Fica a dica: clique aqui e confira o bate-papo de Herivelto Oliveira, vereador de Curitiba, com Iuri Lenzi, fundador da Zinz, e a CEO da aceleradora Condor Connect, Kauana Yrina.
A conversa faz parte do programa de streaming “Quebrando a Cuca”, que todas as sextas-feiras (transmitido no Facebook, LinkedIn e YouTube, além de estar disponível no Spotify) traz temas e convidados de destaque do ecossistema para compartilhar cases e discutir os mais diversos assuntos. Além de compreender detalhes da jornada do empreendedor, dá para ter acesso a insights que realmente fazem toda a diferença.
- Acompanhe o “Quebrando a Cuca” também no Spotify. Clique aqui e ouça agora mesmo o podcast.
- Quer mais insights poderosos desse bate-papo? Tenha acesso ao quadro Sem Papas na Língua tornando-se assinante da Comunidade DNA de Inovação. Clique aqui e fique por dentro.
Saiba como a tecnologia pode impactar positivamente a administração municipal
Se bem aplicadas, as tecnologias podem melhorar a eficiência, a transparência e a participação cidadã.
Assim, destacam-se, por exemplo, ações como:
- Gestão eficiente de serviços públicos por meio de soluções digitais que ajudam a otimizar a coleta de lixo, iluminação pública e transporte.
- As ferramentas digitais permitem maior transparência nas finanças públicas, licitações e contratações.
- Aplicativos e plataformas on-line permitem que os cidadãos colaborem diretamente com a prefeitura, informando sobre problemas em suas regiões, sugerindo melhorias e participando de consultas públicas.
- Garante a automatização de processos administrativos, reduzindo a burocracia e aumentando a agilidade no atendimento ao cidadão.
- Favorece a tomada de decisões baseada em dados.
- Garante a redução de custos.
Se bem integradas e estrategicamente implantadas, essas inovações tecnológicas podem transformar a administração municipal, tornando-a mais moderna, ágil e responsiva às necessidades da população. O seu voto é o primeiro passo para grandes mudanças, não esqueça disso jamais!