DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Inovação AbertaVOLTAR

Grupo RIC transforma a comunicação no Paraná por meio da inovação

Grupo RIC transforma a comunicação no Paraná por meio da inovação
Leonardo Petrelli
jul. 28 - 4 min de leitura
000

No ano em que completa 35 anos, a empresa implantou importantes mudanças em seus processos  por meio de ações estratégicas, entre elas, a parceria com o Instituto DNA de Inovação

Com 35 anos de história, o Grupo RIC tem a inovação como um mantra em todas as atividades que realiza. Não por acaso, a empresa, que adotou como filosofia a propagação da informação regional, alcançou alguns feitos importantes.

A RIC, dona do status de maior grupo de comunicação do Sul do país, alcança, com os seus conteúdos, cerca de 12 milhões de paranaenses todos os meses. São 700 horas mensais de programação ao vivo e cobertura estadual.

Esses indicadores são frutos da implantação de uma cultura de inovação em constante ampliação, sobretudo nos últimos 10 anos. A RIC, que alcançou também o título de maior produtor de conteúdo regional do país,  dedicou atenção especial a todos os seus processos internos com o objetivo de fazer sempre melhor e garantir mais produtividade.

O foco no consumidor final, priorizando as mudanças de costumes da audiência, foi outro diferencial adotado pela RIC nos últimos anos. Na prática, a empresa soube se antecipar e acompanhar o boom tecnológico e as novas maneiras de consumir informação.

Leonardo Petrelli, CEO do Grupo RIC, ressalta que todos os times da organização têm dedicado uma atenção especial às mudanças da jornada da audiência, que provocam inovações muito fortes, principalmente, nos setores de tecnologia, de conteúdo e de transmissão.  “Hoje, estamos olhando tanto para a criação de novos formatos de conteúdo como também para novos formatos de distribuição e com tecnologias de interação com o nosso consumidor. E, a partir de  todas essas três vertentes de disrupção, realmente criamos uma integração forte entre todos os veículos para que nós possamos atingir o nosso cliente na jornada total de consumo de informação”, reitera o empresário.

Experiências

Afiliada da Record TV no Paraná, a RIC TV é um dos pilares do grupo, que conta ainda com o portal RIC Mais, a revista TopView, emissoras de rádio (Jovem Pan Curitiba e Folha FM de Londrina, por exemplo) e outras iniciativas de referência em comunicação. Para expandir exponencialmente, a empresa aposta também na inovação aberta.

Petrelli explica que é uma necessidade para que o grupo possa construir a sua inovação de maneira mais ágil, mais disruptiva e mais tecnológica. “Nós buscamos na inovação aberta aquele feeling, aquele olhar disruptivo que não podemos atingir apenas com o nosso capital humano interno. Numa empresa grande como a nossa, as operações diárias consomem muito tempo e energia do time. Trazer esse olhar de fora é uma injeção de ânimo até mesmo para nós, que estamos na diretoria, acostumados a fazer o nosso trabalho, mas muitas vezes sem tempo para olhar diferente”, avalia.

Para atingir o êxito nessa proposta, o Grupo RIC fez uma importante parceria com o Instituto DNA de Inovação. Por meio dela, vários gerentes e analistas, de todo o estado do Paraná, participaram do curso de Gestão da Inovação, que foi fundamental para potencializar soft skills mais inovadoras para todos os times. “Nessas iniciativas de inovação aberta, posso dizer que o Grupo RIC teve boas conquistas nos últimos meses: conseguimos, com parcerias importantes, implantar  os projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) com captação de recursos de incentivo fiscal da Lei do Bem”, completa Petrelli.

Além de todos esses atributos, o Grupo RIC também aproveitou o ecossistema de inovação de Curitiba, um dos mais conceituados do Brasil, para criar uma iniciativa de venture capital: o Quintal. A ação tem o objetivo de fomentar novos negócios inovadores e startups para formarem um portfólio de serviços para o Grupo RIC e também  uma carteira de investimentos .”Para as empresas que querem se manter na vanguarda do mercado e ampliar o seu portfólio de produtos e serviços, além de assegurar o seu poder competitivo, só vemos uma única opção: é a inovação todo dia”, finaliza o CEO do Grupo RIC, Leonardo Petrelli.

Participe do grupo Inovação Aberta e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você