Sem dúvida alguma, alguns avanços no setor trarão vantagens aos processos, como a agilidade na entrega de produtos, e garantirão medidas fundamentais para assegurar a sustentabilidade do planeta
As inovações na área de logística prometem grandes surpresas em 2022. Além da tecnologia, que vai trazer inúmeras possibilidades às atividades no setor, algumas medidas podem ser intensificadas e trarão impactos importantes para toda a sociedade e o meio ambiente.
Os dados na área de logística são bastante promissores. Só para se ter uma ideia, o transporte de cargas no Brasil atingiu, no primeiro quadrimestre de 2021, um crescimento de 38% em comparação com o mesmo período de 2020, de acordo com o Índice de Movimentação de Cargas do Brasil, da AT&M. Nesse cenário, ganhou ainda mais força a chamada logística 4.0.
Em linhas gerais, a logística 4.0 é uma grande virada para todos os processos logísticos, que passam a ser fortemente impactados pela digitalização e a automação. Por meio de soluções tecnológicas, como sistemas de transporte inteligentes, melhora-se a produtividade, a velocidade, eficiência e ainda fica assegurada a redução de custos.
Na prática, utilizando um ecossistema operacional inteiramente moderno, os players da cadeia de abastecimento (leia-se profissionais que atuam nos centros de distribuição ou gestores de compras) podem coordenar, de forma otimizada, as mais diversas tarefas. É um processo que só deve se acelerar ainda mais neste ano.
Tendências de inovação em logística para 2022 com impacto econômico e social
Inteligência artificial e automatização dos processos em destaque
Apesar de dividir opiniões, há quem veja a inteligência artificial como sinônimo de substituição de mão de obra, pois cada vez mais novas soluções tecnológicas vão dominar a área de logística. Isso significa, por exemplo, o uso de softwares para inúmeras atividades, como o gerenciamento remoto e o monitoramento de fretes.
No caso da inteligência artificial, pode-se afirmar que ela trará, na verdade, novos desafios, pois vai exigir a preparação dos colaboradores para a atuação nessa nova dinâmica de trabalho e também para utilizar essas tecnologias. Essas adaptações serão fundamentais para potencializar os lucros, reduzir as despesas e também o esforço humano.
Logística verde ganha força
A logística verde ou ecologística é uma tendência que ganha cada vez mais força em 2022. Trata-se de potencializar ações que possam garantir a redução do impacto da indústria no meio ambiente, envolvendo as áreas da logística – desde o armazenamento até a distribuição e o transporte. Uma cadeia de distribuição sustentável é o que há de mais moderno em termos de gestão no segmento.
Outros destaques:
- Diminuição constante da emissão de gases poluentes
- Adoção de medidas que priorizem a preservação do meio ambiente
- Aproveitamento eficiente de recursos
- Combate ao desperdício
Importante: atualmente, é fator decisivo para o consumidor a opção por empresas que têm a sustentabilidade como fio condutor de seus valores e práticas.
Crescimento das vendas on-line e incremento das entregas express
Sem dúvida alguma, o boom dos e-commerces e marketplaces potencializou a expansão do setor logístico. Diante desse quadro, quem for capaz de oferecer um atendimento rápido e ágil, garantindo entrega express com custo zero ou muito reduzido, sairá na frente da concorrência.
Entregas com drones serão uma realidade
Com algumas experiências na área de saúde, sobretudo na área de medicamentos e até mesmo para o transporte de órgãos para transplantes, a utilização de drones deve trazer avanços na área de logística. Para ser uma realidade, no entanto, serão necessários bons investimentos em segurança e no desenvolvimento dos processos. Vale lembrar que a Anac já concedeu autorização para atividades dessa natureza.