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ZUPA Pesquisas de Mercado

ZUPA Pesquisas de Mercado
Diego Willrich
nov. 18 - 7 min de leitura
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Fomos convidados pela aceleradora Condor Connect para compartilharmos a nossa história contando o nosso case. Essa é uma forma que encontramos de aproximar os empreendedores à realidade vivida pelas startups no seu dia a dia. Vamos trazer como que nós vencemos os desafios diários e continuamos produzindo a inovação no nosso negócio.

A ZUPA é uma startup que nasceu com o propósito de tornar clientes de supermercado mais conscientes sobre os próprios hábitos de compras e das variações de preços através do app Clube da Nota. Com base nas informações dos consumidores, os varejistas podem ajustar sua oferta, adequando a gama de produtos fornecidos com o preço apropriado para o consumidor. Com base nas informações coletadas pelos usuários do app, a ZUPA pode monetizar seu negócio oferecendo informações relevantes também para os próprios varejistas. 

A vida do brasileiro anda complicada quando o assunto é compra de comida. Economizar é sempre a meta mas, com tantas variações de preços, somado ao comportamento do próprio consumidor que tende a comprar por impulsos, às vezes a conta acaba ficando ainda mais cara.

Incomodados com esta questão nós, Diego Willrich e Francisco Schiocchet Junior, após sairmos de nossas empresas em 2018, começamos a trocar ideias sobre um aplicativo capaz de monitorar os preços de supermercados. O objetivo era justamente encontrar uma forma de economia ao consumidor, tornando-o mais consciente de seus gastos e ainda permitindo que realize escolhas mais assertivas na hora de efetuar suas compras.

No início de 2020 a aceleradora Condor Connect nós apresentou uma outra equipe participante com um projeto muito similar ao nosso: o casal devs André Alexandre Ávila e Cássia Nascimento Manoel. Éramos completamente complementares em nossas expertises: nós com um modelo de negócios e a experiência de um MVP em 2019 e eles com a habilidade técnica de desenvolvedores full-stack na área de varejo e precificação. Deu match na hora!

Nosso modelo de negócio começou a se desenvolver considerando duas pontas: na ponta B2C desenvolvemos um aplicativo para consumidores do varejo (o app Clube da Nota) que oferece ferramentas e insights a respeito do consumo do próprio usuário, criando listas de compras automatizadas e permitindo que ele acompanhe seus gastos em compras.

Para o varejista foi desenvolvida uma plataforma B2B que permite a ele ter uma visão mais clara do comportamento dos consumidores de todo o varejo, visando compreender preços e a conduta dos clientes através de uma inteligência de mercado. Como mapeamos toda jornada de compra dos usuários do app, permitimos que os varejistas não fiquem presos ao que acontece apenas dentro de suas próprias lojas.

Nossa solução é baseada na capacidade de monitoramento de consumo de varejo com dados vindos diretamente do consumidor, através de informações extraídas da leitura das notas fiscais de compras dos usuários do Clube da Nota.

Como parte das exigências do programa de aceleração Condor Connect, a ZUPA busca alinhar o desenvolvimento de seu trabalho com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU. Em nosso escopo buscamos trabalhar com quatro objetivos específicos:

  • Emprego digno – Favorecendo que a ZUPA possa crescer e permitir uma remuneração digna dentro de um ambiente de trabalho de respeito e equilíbrio para sócios e futuros colaboradores;
  • Crescimento econômico – Almejando que nosso produto possa ser um pilar do varejo em nosso país através de plataforma de informações que permitam decisões mais assertivas;
  • Inovação e infraestrutura – Continuando com o projeto que permite explorar dados de consumo existentes no dia-dia do varejo brasileiro de forma inovadora e valiosa para nossos clientes e
  • Consumo e produção responsáveis – Ao permitir que as duas pontas da cadeia de consumo do varejo (consumidor e varejista) sejam mais conscientes de seus comportamentos, do impacto de preços e dos inúmeros fatores que permeiam a relação com o consumidor.

Quem forma a ZUPA?

A ZUPA é atualmente composta por quatro sócios compartilhando do mesmo propósito e trabalhando em sinergia para fazer acontecer:

André Alexandre Ávila é desenvolvedor atuando há mais de 15 anos em sistemas de pesquisas de preços, integração entre plataformas e alta escalabilidade. Dedicado em buscar soluções e a olhar “fora da caixa”.

Cassia Nascimento Manoel é Analista de sistemas e desenvolvedor Full Stack desde 2007. Desde 2012, atua na área de Business Intelligence e liderança técnica. Multitarefa é movida a resultados.

Diego Willrich Publicitário, com mais de 15 anos de experiência no varejo e serviços, é o responsável por colocar o “olhar do usuário” no projeto. Detalhista e perfeccionista.

Francisco Schiocchet Jr. é o atual CEO e responsável pelas áreas Financeira e Comercial. Engenheiro de Formação, Francisco trabalhou anos dando sentido a números na indústria automotiva, com um perfil analítico e construtor de relacionamentos.

Entre frustrações e acertos, o que vale é capacidade de aprender com as experiências e superá-las

Como toda startup, nosso início envolve pessoas com o mesmo propósito mas que às vezes têm ideias diferentes de como chegar até lá. Muitas vezes essas diferenças podem promover desentendimentos que acabam atrasando a conclusão de desenvolvimentos-chave dentro de nossos projetos. Isso não deixa de ser natural, já que cada um dos sócios é especialista em áreas diferentes e com uma visão diferente das dos outros. Superar este desafio é um de nossos próximos milestones, já que isso nos permitirá seguir adiante em nossa jornada empreendedora com mais força!

E não há nada mais feliz do que começar a prestar serviço para clientes pagantes! Uma de nossas maiores conquistas em 2021 foi o início da prestação de serviço para a Rede Condor, por intermédio da aceleradora Condor Connect. Esse serviço permite um fluxo recorrente que evita que os sócios tenham que colocar dinheiro próprio no desenvolvimento do negócio.

Veja como foi 2021 para a startup ZUPA e também o que esperam de 2022

Fortalecer o alinhamento entre membros de uma sociedade empresarial não é jogo fácil, para isso 2021 serviu para amadurecer o relacionamento entre os sócios da ZUPA. Investimos tempo para amadurecer este relacionamento, recursos para suprir nossas deficiências técnicas e administrativas, e agora buscamos a conclusão do desenvolvimento do aplicativo Clube da Nota, com previsão de lançamento em 2022.

Para 2022 a empresa espera começar as atividades de estratégias de crescimento de usuários no aplicativo, permitindo que a ponta B2C possa ganhar maior quantidade de usuários. Quanto mais usuários fornecendo dados, maiores são as possibilidades de desenvolver mais produtos e serviços para a ponta B2B.

Quer saber mais a respeito da ZUPA e do aplicativo Clube da Nota? Entre em contato conosco: contato@zupamkt.com.br

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