DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
StartupsVOLTAR

VITALIZEM

VITALIZEM
Gustavo Lemes
jul. 21 - 6 min de leitura
000

 

Nos cases reais da plataforma Inova encontramos uma forma de aproximar os empreendedores à realidade vivida pela nossa startup. Vamos mostrar como as nossas ideias nasceram e estão produzindo inovações.

Mas primeiro vamos falar sobre a agricultura em nosso país. Em uma pesquisa realizada em 2017 pelo IBGE, a (Censo Agro 2017) obtemos dados em relação aos estabelecimentos hoje destinados a produção agrícola 77% destes são classificados como agricultura familiar, cerca de 3,9 milhões de estabelecimentos que equivalem a um total de 23% da produção agropecuária brasileira. Assim, vemos que a disposição de terrar por produtor é menor correspondendo a 23% da área de todos os estabelecimentos agropecuários do País (80,9 milhões de ha). Desta forma, são os maiores responsáveis pela quantidade de pessoal ocupados com agricultura no país somando 10,1 milhões de pessoas, cerca de 67%.

De acordo com a mesma pesquisa, conseguimos evidenciar a diminuição desta forma de produção e de seus estabelecimentos de 2006 para 2017. Sabemos que o número de estabelecimentos abaixou de 84,4% para 77%, diminuindo sua área de 32% para 23% em onze anos, por conta dos principais seguintes fatores:

  • Venda de terra para outros fins;
  • Arrendamento ou venda de terras;
  • Dificuldade em manutenção dos descendentes no mesmo negócio;
  • Falta de informação e dados;
  • Dificuldade de comercialização da produção;
  • Dificuldades logísticas;
  • Dificuldades de acesso a tratamentos fitossanitários;
  • Dificuldade em entender os requisitos legais e dos clientes;
  • Limites orçamentários para investimento em mais produtos.

Com o foco em diminuir esses números e preservar a saúde do solo, das famílias e seus estabelecimentos, a nossa startup, VITALIZEM, entra no mercado com a proposta de atingir produções agrícolas familiares que representam cerca de 70% do que os brasileiros colocam em suas mesas diariamente.

Dessa forma, incentivando a produção familiar iremos reduzir os custos de produção, aumentar a sustentabilidade das famílias e da produção agrícola, movimentando a economia. Apresentando aos consumidores alimentos com frescor e preços cada vez mais acessíveis.

A ideia nasceu de um convite feito entre dois colegas, Gustavo e Eduardo, para participarem em um projeto que já estava sendo desenvolvido. Contudo, a startup ganhou vida após entrar em uma competição com outras faculdades, onde os projetos requisitados para competir deveriam resolver alguns dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Logo, começamos a nos dedicar ao estudo aprofundado da produção agrícola, da nossa alimentação e como ela nos afeta.

Hoje nossa startup atua com os ODS de consumo e produção responsáveis, vida sobre a terra, indústria, inovação e infraestrutura. Nossa motivação é atender a dor da dos pequemos produtores, barateando os custos de produção da agricultura familiar e agregando maior qualidade ao produto desde o viveiro.

A startup vem ganhando boas perspectivas de mercado. Atuando dentro do que os ODS da ONU preconizam. A VITALIZEM traz grandes inovações ao ecossistema. Gustavo esboça o propósito para a startup: 

“O produto que desenvolvemos, uma bandeja para a germinação de sementes utilizada pelo produtor como forma de plantio e cultivo de hortaliças traz consigo uma grande redução nos custos em diversas frentes, além da inovação que facilitará o trabalho para os produtores agrícolas familiares sem a necessidade de altos investimentos ou modernização de seus equipamentos. Transformando a agricultura que temos hoje em algo mais sustentável, gerando maior valor e reconhecimento pelo produtor agrícola familiar frente a seus competidores e consumidores.”

 

Quem é o time da VITALIZEM

 

Seus fundadores mostram bem qual é o perfil e a energia da startup:

Eduardo é uma pessoa com muita energia, muito potencial e força de vontade para aprender e evoluir, gosta de grandes desafios e sabe escutar os outros, mas também a quem escutar. É ótimo com as pessoas o que o torna um grande vendedor e uma peça-chave para o setor comercial.

Gustavo é uma pessoa muito comprometida que está sempre visando o bem geral da população. A determinação é uma das suas principais características, que o faz sempre superar a expectativa e alcançar seus objetivos. Para ele, se existe um obstáculo, é só uma questão de tempo para encontrar uma forma de superá-lo.

Entre frustrações e acertos, o que vale é aproveitar a experiência para aprender com eles

A cultura que a VITALIZEM carrega diz tudo sobre as conquistas vividas na empresa. Para Gustavo e Eduardo, as imprevisibilidades e tensões sempre estarão à vista, mas é diante de momentos de dificuldades, aqueles em que o erro está escancarado, é que a startup cresce. 

Essa característica possibilita para a startup grandes feitos, firmando sua base nas parceiras que encontraram pelo meio do caminho. Uma delas foi com a aceleradora Condor Connect. Nessa parceria, encontraram pessoas que acreditam e depositam forças em seu negócio, e estão dispostas a compartilhar suas experiências para o desenvolvimento dos sócios e do negócio.

Veja como foi 2021 para a startup de Gustavo e Eduardo e o que esperam de 2022:

Começar um negócio não é moleza, ainda mais, levando em conta a idade dos empreendedores. Muito jovens, Gustavo e Eduardo mostraram que o maior desafio de 2021 foi dar início a um negócio sem qualquer experiência, tendo que fazer com que diferentes pessoas percebessem o potencial da sua startup. 

Foi um ano de muito aprendizado e pesquisas, s startup chegou a mudar a sua ideia de negócio várias vezes, até encontrar aquela que se encaixava com um negócio rentável e atendesse aos propósitos dos sócios.

Para o ano de 2022, o planejamento é começar a atuar vendendo a solução da startup para os viveiros de mudas do Paraná, levando um método de plantio e processo de cultivo inovador que irá transformar a realidade de todos os envolvidos na cadeia.

“Em 2022, vamos nos tornar o principal método de plantio de hortaliças do Brasil!”

Contato:

Gustavo Moro Lemes : (41)99678-9997

morolemes.gl@gmail.com

Eduardo Gulin: (41)99809-0747

edugulin8@gmail.com

Site: Em desenvolvimento...

Participe do grupo Startups e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você