Considerada uma das mais importantes tendências tecnológicas deste ano, a IA trará novas formas de ver o mundo e impactará também as relações
Não tenha dúvida: a inteligência artificial é uma das mais importantes tendências tecnológicas para 2022. A constatação faz parte da pequisa “O Impacto da Tecnologia em 2022 e Além”, um levantamento global promovido pelo Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), que contou com a participação de 350 diretores de tecnologia, diretores de informação e diretores de TI do Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, China e Índia.
Para 95% dos entrevistados, a inteligência artificial será responsável pela maior parte da inovação em praticamente todos os setores da indústria nos próximos cinco anos. Não à toa, a IA é tida como a tecnologia mais transformadora já desenvolvida pela humanidade.
Para Sundar Pichai, CEO do Google, o impacto da inteligência artificial tem possibilidade de ultrapassar o do fogo ou mesmo da eletricidade. Se a afirmação pode soar como exagerada, basta lembrar que a IA já tem papel preponderante em iniciativas de tratamento para o câncer e até mesmo para combater as mudanças climáticas. Isso sem falar nas ações para explorar o espaço.
Ainda há muitas questões em torno da inteligência artificial que precisam ser melhor compreendidas. O fato é que neste ano inúmeros avanços e possibilidades de desenvolvimento vão ressignificar o que compreendemos como “limite do que é possível”.
Além da inovação, destacam-se como vantagens da inteligência artificial em nosso dia a dia: solução de problemas; comunicação eficiente; longos períodos de trabalho e sem a necessidade de pausa; diminuição do retrabalho; precisão e acerto; entre outras. No caso das desvantagens, destacam-se os questionamentos éticos, sociais e morais em torno do seu uso; uma possível diminuição das vagas de trabalho e o impacto negativo na vida dessas pessoas; o alto custo financeiro para desenvolvimento; mão de obra extremamente especializada para operar e manter alguns sistemas e máquinas; entre outras questões.
Aplicações reais da inteligência artificial atualmente
- A inteligência artificial, além do seu uso nas atividades de pesquisa e imersão no espaço, tem sido utilizada na exploração dos oceanos. Por meio dela, é possível superar limites da atuação humana na avaliação desses espaços.
- Superando as adversidades que colocam em risco a vida humana, a inteligência artificial é fundamental na extração de minérios.
- Assistentes de voz e reconhecimento facial tornaram-se realidade com a IA.
- A IA também trouxe agilidade aos processos nas organizações. Em setores como recursos humanos, por exemplo, é capaz de promover a avaliação e seleção dos candidatos de acordo com o perfil mais adequado à vaga.
- Na medicina, a inteligência artificial aprimorou cirurgias, monitoramentos e avaliações
- É fundamental para iniciativas de atendimento ao cliente. O primeiro contato é realizado via chatbots (softwares para troca de mensagens). Essa ferramenta antecipa informações que serão fundamentais para a boa condução do vendedor.
- Ocupam papel fundamental nas operações financeiras. A inteligência artificial garante que inúmeros dados possam ser analisados de forma simultânea e favorece a identificação de fraudes, roubos e transações indevidas.
- A IA é recomendada para atividades muito repetitivas, que normalmente desmotivam os colaboradores.
- Por meio dos softwares, a inteligência artificial traz ganhos importantes à gestão – permitindo a conexão e o cruzamento de diversas informações de uma empresa, auxiliando os gestores na adoção de medidas mais assertivas e garantindo resultados positivos.
Com relação às novidades da inteligência artificial, ela deve se agregar ainda mais à rotina de diversos profissionais. Por meio do uso de ferramentas, será essencial para organizar e classificar um número cada vez maior de informações para as mais variadas tarefas diárias.
Na prática, a inteligência artificial trará mais eficiência para a vida profissional e transformará o cotidiano de milhares de pessoas nas mais diversas organizações. De fato, 2022 será um ano de grandes revoluções e estar antenado a elas é fundamental. Conecte-se com o futuro!