DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

A inovação no varejo da América Latina sob a ótica de um nômade digital

A inovação no varejo da América Latina sob a ótica de um nômade digital
DNA de Inovação
jun. 10 - 5 min de leitura
000

 

Na estrada desde agosto de 2021, Michel Jasper compartilha as experiências e tendências que identificou nos países da região

Enquanto o poderoso empresário Elon Musk anuncia o fim do home office na Tesla, há quem comprove que o trabalho remoto veio mesmo para ficar em definitivo após a pandemia. Michel Jasper, especialista em varejo e que se tornou um nômade digital desde agosto de 2021, é prova disso e já defendia essa modalidade antes mesmo do coronavírus virar o planeta do avesso.

No momento, Jasper se prepara para deixar o Equador para morar, durante 30 dias, na Colômbia. Na sequência, virão experiências mensais pela Costa Rica, Panamá, México e EUA. Antes de partir para a América do Norte, o profissional faz um pit stop em terras brasileiras.

A distância não impede o profissional de dar continuidade aos seus projetos. Muito pelo contrário: lidera,  sem  dor de cabeça, o time e os resultados são bastante satisfatórios.

Mesmo a muitos quilômetros de distância do Brasil, a Web Jasper segue a todo vapor. Na empresa de tecnologia, que oferece soluções para o setor varejista, não há controles rígidos, ou seja, o que importa é o cumprimento de metas.

“Raramente tivemos problemas com entregas”, garante.

Apesar de disponibilizar um escritório em Lajeado, no Rio Grande do Sul, para os colaboradores, a estrutura quase não é utilizada.

Na estrada, Michel Jasper, um dos embaixadores do DNA de Inovação,  está acompanhando de perto a realidade do varejo em toda a América Latina.

“Há muitas diferenças na regionalidade, inovação e tecnologia. Para minha surpresa, em países como Chile, Peru, Equador, Uruguai e Paraguai, há um varejo mais estruturado no aspecto tecnológico”, comenta.

Um dos diferenciais, aponta o especialista, é o uso em larga escala  da etiqueta eletrônica.

O Impacto das Etiquetas Eletrônicas no Seu Supermercado | Prix - Toledo do  Brasil

“Esse é um dos grandes problemas do varejo brasileiro: o preço errado. Na Europa, por exemplo, essa medida já é realidade desde os anos de 1990”, completa.
 

Para quem acha que o custo é que dificulta a implantação, Jasper diz que, na ponta do lápis, o investimento traz sim um retorno que vale a pena. Ele também chama a atenção para a adoção das balanças digitais em  países como o Chile, em que o cliente mesmo pesa, além do investimento em automação e no self-checkout. 

Jasper, que intercala as suas atividades profissionais com visitas técnicas aos supermercados latinos para a produção de conteúdos também no LinkedIn, percebeu ainda a escassez de produtos em países como a Argentina, por conta da alta da inflação e das políticas de interferências nos preços da indústria.

Top Voicer LinkedIn 2020, Michel Jasper faz a diferença em uma área tida como um dos pilares da economia brasileira. Nessa jornada além das fronteiras do país, tem feito muitas descobertas interessantes.

“Me chamou a atenção a qualidade do e-commerce. Entregas muito rápidas, tudo muito bem separado e organizado. Se você quiser receber em 30 minutos, essa opção é viável”, revela.


O cliente é um faz-tudo

A peregrinação de Jasper pela América Latina também revelou uma tendência do cliente assumir várias funções. O princípio do autoatendimento ganha força nos países da região, assim como a substituição real das sacolas plásticas pelas retornáveis.

O grande desafio do varejo brasileiro, observa Jasper, é encontrar o equilíbrio entre a operação e a estratégia. Há ainda muito o que evoluir nesse sentido no país, que ainda não tem uma cultura voltada às lojas mais autônomas.

Outra tendência que veio para ficar, observa o especialista, são as lojas de condomínio.

“Eles são reflexo do que deve ser o novo boom do varejo, com foco na conveniência e na praticidade. As empresas que hoje atuam nesse nicho focam em brigar pelo espaço, ou seja, conseguir bons condomínios”, comenta.


Lojas sem funcionários são instaladas em condomínios residenciais de Porto  Alegre | GZH

Observação importante: como planejamento sempre faz a diferença, Michel Jasper e a sua companheira, Susi Possenti, contrataram a consultoria de um amigo que adotou o estilo de vida nômade há mais de meia década. Com essas orientações, que incluem desde o tipo de mochila e equipamentos necessários, além de questões de segurança, câmbio e seguro-saúde, a dupla ficou apta a ganhar o mundo. Antes disso, em 20 dias venderam, casa, móveis, carro e outros itens antes de iniciar a jornada. Fica a dica pra lá de inspiradora…

 


O DNA de Inovação tem como intuito conectar o ecossistema de inovação, empreendedorismo e startups ao desconhecido 🚀.

Aqui, você vai encontrar os melhores conteúdos e práticas para desenvolver a inovação. Para mais informações entre em contato conosco através do e-mail: startups@dnainovacao.com.br, ou pelo telefone: +55 (41) 98816-2613.
Quer apresentar sua solução pra gente? Agende seu pitch aqui!

Mais do que uma plataforma de inovação, o DNA é a chance real de mudarmos o mindset. 🧬💡  

 


 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você