Na estrada desde agosto de 2021, Michel Jasper compartilha as experiências e tendências que identificou nos países da região
Enquanto o poderoso empresário Elon Musk anuncia o fim do home office na Tesla, há quem comprove que o trabalho remoto veio mesmo para ficar em definitivo após a pandemia. Michel Jasper, especialista em varejo e que se tornou um nômade digital desde agosto de 2021, é prova disso e já defendia essa modalidade antes mesmo do coronavírus virar o planeta do avesso.
No momento, Jasper se prepara para deixar o Equador para morar, durante 30 dias, na Colômbia. Na sequência, virão experiências mensais pela Costa Rica, Panamá, México e EUA. Antes de partir para a América do Norte, o profissional faz um pit stop em terras brasileiras.
A distância não impede o profissional de dar continuidade aos seus projetos. Muito pelo contrário: lidera, sem dor de cabeça, o time e os resultados são bastante satisfatórios.
Mesmo a muitos quilômetros de distância do Brasil, a Web Jasper segue a todo vapor. Na empresa de tecnologia, que oferece soluções para o setor varejista, não há controles rígidos, ou seja, o que importa é o cumprimento de metas.
“Raramente tivemos problemas com entregas”, garante.
Apesar de disponibilizar um escritório em Lajeado, no Rio Grande do Sul, para os colaboradores, a estrutura quase não é utilizada.
Na estrada, Michel Jasper, um dos embaixadores do DNA de Inovação, está acompanhando de perto a realidade do varejo em toda a América Latina.
“Há muitas diferenças na regionalidade, inovação e tecnologia. Para minha surpresa, em países como Chile, Peru, Equador, Uruguai e Paraguai, há um varejo mais estruturado no aspecto tecnológico”, comenta.
Um dos diferenciais, aponta o especialista, é o uso em larga escala da etiqueta eletrônica.
“Esse é um dos grandes problemas do varejo brasileiro: o preço errado. Na Europa, por exemplo, essa medida já é realidade desde os anos de 1990”, completa.
Para quem acha que o custo é que dificulta a implantação, Jasper diz que, na ponta do lápis, o investimento traz sim um retorno que vale a pena. Ele também chama a atenção para a adoção das balanças digitais em países como o Chile, em que o cliente mesmo pesa, além do investimento em automação e no self-checkout.
Jasper, que intercala as suas atividades profissionais com visitas técnicas aos supermercados latinos para a produção de conteúdos também no LinkedIn, percebeu ainda a escassez de produtos em países como a Argentina, por conta da alta da inflação e das políticas de interferências nos preços da indústria.
Top Voicer LinkedIn 2020, Michel Jasper faz a diferença em uma área tida como um dos pilares da economia brasileira. Nessa jornada além das fronteiras do país, tem feito muitas descobertas interessantes.
“Me chamou a atenção a qualidade do e-commerce. Entregas muito rápidas, tudo muito bem separado e organizado. Se você quiser receber em 30 minutos, essa opção é viável”, revela.
O cliente é um faz-tudo
A peregrinação de Jasper pela América Latina também revelou uma tendência do cliente assumir várias funções. O princípio do autoatendimento ganha força nos países da região, assim como a substituição real das sacolas plásticas pelas retornáveis.
O grande desafio do varejo brasileiro, observa Jasper, é encontrar o equilíbrio entre a operação e a estratégia. Há ainda muito o que evoluir nesse sentido no país, que ainda não tem uma cultura voltada às lojas mais autônomas.
Outra tendência que veio para ficar, observa o especialista, são as lojas de condomínio.
“Eles são reflexo do que deve ser o novo boom do varejo, com foco na conveniência e na praticidade. As empresas que hoje atuam nesse nicho focam em brigar pelo espaço, ou seja, conseguir bons condomínios”, comenta.
Observação importante: como planejamento sempre faz a diferença, Michel Jasper e a sua companheira, Susi Possenti, contrataram a consultoria de um amigo que adotou o estilo de vida nômade há mais de meia década. Com essas orientações, que incluem desde o tipo de mochila e equipamentos necessários, além de questões de segurança, câmbio e seguro-saúde, a dupla ficou apta a ganhar o mundo. Antes disso, em 20 dias venderam, casa, móveis, carro e outros itens antes de iniciar a jornada. Fica a dica pra lá de inspiradora…
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