DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

A inovação está a um passo de distância!

A inovação está a um passo de distância!
Jean Alex Marcondes Maraschin
jul. 22 - 3 min de leitura
000

Inovar é preciso, inovar é progredir. Em tempos de bonança, tão necessário quanto nas crises. Inovação é criatividade, imaginação.

Como diria Flávio Augusto "Estabilidade não existe!"

Para inovar, é preciso se conhecer, conhecer o mundo, as virtudes e dificuldades das nossas atividades. Sobretudo, para inovar é preciso confiança e coragem, afinal, muitos irão te desencorajar e rir de você, principalmente quando você está iniciando e pretende levar uma cultura inovadora em uma empresa que é tradicional.

É o famoso ditado “se o pasto mudar de cor, o gado morre de fome”, porque eles acham que não irão conseguir se adaptar aos novos processos.

Um dos exemplos que posso citar sobre a atitude de inovar é a da empresa WeWork, que nada mais é do que uma empresa de espaços compartilhados (coworkings), sendo avaliada em 2019 a segunda empresa mais valiosa dos Estados Unidos, ficando apenas atrás do Uber.

Mas eles decidiram tomar uma atitude que iria contra todos os diretores da empresa e tiveram coragem para inovar fazendo algo que nenhuma empresa do seu seguimento de negócios jamais pensou em fazer, como parte da visão do fundador e CEO para a WeWork, Adam Neumann e sua esposa, Rebekah Neumann, resolveram abrir uma escola particular localizada dentro de seu escritório no bairro de Chelsea, em Manhattan, chamada WeGrow, focando em uma educação mais holística para os alunos.

A abertura da escola foi vista como loucura pela empresa que estava responsável por verificar a contabilidade da empresa para o tão sonhado IPO, afinal qual o sentido de uma empresa de espaços compartilhados ter uma escola? Qual a sinergia com o seu modelo de negócios?

Inovar sim, é necessário, mas desde que não venha por água abaixo e prejudique a empresa, ainda mais se ela já estiver consolidada no mercado, ainda mais quando um dos fundadores decide tomar uma atitude extremamente inovadora de fazerem a versão deles do documento necessário para a bolsa de valores, onde mais uma vez quiseram deixar o modelo tradicional de documentos de lado para fazer com que o mundo se abrisse para o novo, fazendo que uma nova visão mais humana fosse vista pelos possíveis novos investidores da empresa.

A pergunta que fica agora para você responder é. O seu negócio está inovando de maneira coerente e dentro do seu modelo de negócios, do seu propósito para qual a empresa foi criada?

Uma das lições que podemos aprender quando falamos em ter atitude de inovar é mostrar como você vai sair na frente dos seus concorrentes, como os seus clientes irão ver você, como seus investidores irão ver você. Se irão ver você apenas como um louco sonhador ou como um visionário que irá trazer retorno aos seus bolsos?


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você