DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

A importância da ferramenta startup na inovação

A importância da ferramenta startup na inovação
DNA de Inovação
mai. 23 - 5 min de leitura
000

Por conta do seu perfil diferenciado, elas provocaram mudanças profundas no mercado e aprimoraram as relações com os consumidores

 

O DNA da inovação tem nome: startups. Inovadoras e geridas por empreendedores, essas empresas diferenciam-se dos modelos tradicionais por uma série de fatores, pois, mais que gerar lucros, elas têm o propósito de transformar a sociedade.

Eric Ries, autor de obras como “The Lean Startup” e uma das referências mais respeitadas nessa área, traz uma definição interessante:
 

“A startup é uma instituição humana projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza”.


Exatamente por terem esse perfil, empresas dessa natureza tornaram-se essenciais para estimular a inovação em qualquer setor, já que as suas atividades vão muito além da tecnologia e dos produtos digitais.
 

Startup e governança corporativa: conheça algumas práticas

Para entender a força das startups, não podemos esquecer que grandes organizações, como o Facebook, Google, Nubank, Uber, 99 e o iFood, nasceram dessa forma. Todas elas geraram grandes transformações em seus segmentos. Por essas e outras razões, é impossível negar a sua importância para o desenvolvimento do mercado e para operar mudanças necessárias em instituições mais tradicionais.

Fora isso, as startups contam com estruturas dinâmicas, processos maleáveis e, em geral, com pouca burocracia. Tudo isso sem falar na relação próxima e direta com os consumidores, que hoje têm expectativas diferenciadas em relação às marcas.

Na prática, isso significa que o cliente quer identificar o compromisso social da empresa, ou seja, espera um posicionamento real diante dos inúmeros desafios verificados no planeta – como a diversidade, por exemplo. O compromisso com o meio ambiente e outras questões relacionadas à sustentabilidade também pesam no momento da escolha pela aquisição ou não de um determinado produto, ou serviço. Não à toa, o cenário mundial está bastante aquecido para as startups e o Brasil tornou-se celeiro de novos projetos, inclusive com investimentos cada vez mais altos no setor.

 

Conheça os três pilares de uma startup
 

Startups – Blog da iotech Automação

Inovação

Uma startup nasce sempre de uma solução ou metodologia diferenciada, que não está necessariamente ligada à tecnologia.

 

Exponencialidade

Nesse quesito, a tecnologia é um fator diferencial, pois pode ajudar esse modelo de negócios a se tornar escalável. Um exemplo é a Uber: presente em aproximadamente 70 países, tem milhões de motoristas e não precisou adquirir veículos.

 

Extrema incerteza

Uma startup está sempre avaliando se o seu produto realmente faz eco com as necessidades do mercado. Por isso, ela se desenvolve em um cenário de extrema incerteza, mas, ao mesmo tempo, rico em oportunidades.

Dessa forma, um modelo de negócio estratégico bem elaborado é essencial, já que ele será a garantia de que a solução oferecida está de acordo com uma ou mais dores presentes entre os consumidores. Pense nisso.

De acordo com a CB Insights, plataforma de análise de negócios e banco de dados global que fornece inteligência de mercado sobre empresas privadas e atividades de investidores, a principal razão para uma startup falhar é a ausência de um nicho real para a sua atuação. Por conta disso, esse modelo de empresa está sempre às voltas com situações desafiadoras.

 

Agilidade

Por ser um modelo ágil de negócio, a startup chama a atenção pelo crescimento acelerado e soluções inovadoras, mas sempre com foco no cliente, que se tornou figura central no êxito dessas empresas. Por seu perfil diferenciado, essas instituições também aumentam a competitividade no mercado.

Por conta do seu perfil inovador, as startups fazem com que grandes organizações revejam seus processos, remodelem estratégias e façam investimentos em tecnologia. Não à toa, grandes instituições, inclusive universidades, recorrem à inovação aberta para encontrar respostas às dores dos seus clientes.
 

8 Startups da Saúde Mental para quem deseja ter mais Qualidade de Vida -  Blog Cenat

Sem dúvida alguma, as startups trouxeram o chacoalhão necessário para grandes mudanças nas relações de trabalho e na condução dos negócios. Elas também fizeram surgir novos postos profissionais e obrigaram muitas empresas a buscar a reinvenção. Com certeza, uma história que ainda promete muitas novidades e capítulos pra lá de emocionantes...


 


O DNA de Inovação tem como intuito conectar o ecossistema de inovação, empreendedorismo e startups ao desconhecido 🚀.

Aqui, você vai encontrar os melhores conteúdos e práticas para desenvolver a inovação. Para mais informações entre em contato conosco através do e-mail: startups@dnainovacao.com.br, ou pelo telefone: +55 (41) 98816-2613.
Quer apresentar sua solução pra gente? Agende seu pitch aqui!

Mais do que uma plataforma de inovação, o DNA é a chance real de mudarmos o mindset. 🧬💡  
 


 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você