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A digitalização do varejo é um caminho sem volta

A digitalização do varejo é um caminho sem volta
DNA de Inovação
ago. 18 - 5 min de leitura
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Esse processo ganhou força na pandemia e deve se intensificar ainda mais nos próximos anos, como aponta Fabrizio Monich Marzall, CEO da Liquida.se

 

O coronavírus deixou o planeta em alerta e foi responsável por uma verdadeira reviravolta nos hábitos de consumo. O momento pandêmico acelerou as transformações tecnológicas e, devido à necessidade de isolamento social, fez com que o varejo buscasse novas formas de atuação.

Por essas e outras razões, o varejo digital é um caminho sem volta. Dados do Euromonitor revelam que, até 2025, a expectativa é que o comércio eletrônico atinja US$ 50 bilhões, o dobro do verificado em 2020. Outras pesquisas apontam números altamente positivos dessa expansão do setor para o mundo on-line.

O “phygital”, ou seja, união entre o varejo físico e o digital, tornou-se um desafio para quem atua na área e a experiência integrada tornou-se quase como um mantra para as empresas que querem crescer e se tornar competitivas. Quem der as costas para esse processo, com certeza corre o risco de sucumbir.


De olho nessa tendência, a startup Liquida.se nasceu com a missão de resolver uma dor típica do varejo: os estoques parados. A empresa, criada em 2019, é uma plataforma B2B de marketplace, que promove a necessária integração entre a indústria e o comércio.

Para o CEO da Liquida.se, Fabrizio Monich Marzall, era ainda muito analógico todo o processo que envolvia saldos e pontas de estoque. “Nosso trabalho está também em encurtar processos, minimizar perdas e reduzir custos”, fala o especialista.



Varejo atento à experiência do consumidor

Sem dúvida alguma, o varejo não pode fechar os olhos para as mudanças aceleradas nos hábitos do consumidor. Cada vez mais conectados, os potenciais clientes se acostumaram e aprovaram as vantagens das compras on-line.

De acordo com um levantamento da GSMA, o número de usuários de internet móvel no planeta chegou a 4,2 milhões em 2021. O 5G e as possibilidades oferecidas pelo metaverso devem incrementar ainda mais as dinâmicas varejistas.

Para Marzall, essas inovações são um caminho sem volta e é preciso acompanhar esse fluxo de forma eficiente.

“Apostem nisso. Para quem ainda tem dificuldades de implantar as disrupções necessárias, sugiro que se conectem ao ecossistema para entender o caminho que deve ser adotado e qual é a melhor velocidade para o seu negócio”, completa.


Vale lembrar que o estudo “The State of Commerce 2021”, da Kantar, aponta que a principal  motivação de um consumidor ao optar por adquirir um produto em um marketplace está na conveniência. O levantamento traz um dado surpreendente: o preço não é o fator mais importante de decisão, mesmo em países com mais problemas sociais e econômicos.

Na prática, o preço ocupa a 4ª posição. Depois da conveniência, vem a variedade de ofertas e a comparabilidade (o “shoppabilitity”), ou seja, a experiência de compra de uma maneira geral.

Dessa forma, é essencial o investimento do varejo na experiência do consumidor. Essa medida inclui, por exemplo, um site responsivo ou aplicativo com boa navegabilidade até a integração com ferramentas, como as carteiras digitais,  para dinamizar o fluxo de compra.

É fundamental promover também a integração com os meios de pagamento, além de oferecer programas de fidelidade e outros benefícios. Todas essas iniciativas geram percepções positivas dos clientes.

Para manter o consumidor cada vez mais conectado ao varejo, os players estão diversificando as soluções por meio de parcerias, da aquisição de startups e outros negócios. Prova disso é o Pão de Açúcar que, para garantir entregas mais rápidas, comprou a James Delivery recentemente.

Fabrizio Monich Marzall reforça que quem resolve problemas também gera soluções, ou seja, a digitalização do varejo veio mesmo para ficar e promete números ainda mais expressivos para os próximos anos. Estar apto à transformação é o passaporte para bons negócios!



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