DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

A criatividade é a peça-chave da inovação

A criatividade é a peça-chave da inovação
DNA de Inovação
jun. 13 - 5 min de leitura
000

 

Se para inovar você depende da boa gestão das pessoas, é essencial estimular as potencialidades do time para alavancar as ideias criativas e garantir excelentes níveis de produtividade

Não é mais segredo para ninguém que a inovação está diretamente relacionada com as pessoas. De nada adianta aportes financeiros em tecnologia se não existir uma organização e gestão de talentos em prol de um projeto maior.

Se inovar depende dessa excelente gestão de recursos humanos, a criatividade torna-se, dessa forma, elemento essencial para garantir o sucesso e mudanças de paradigmas em qualquer organização, afinal, ela será peça-chave para a busca de ideias e dos recursos necessários para solucionar problemas e outras dores.

Na prática, a criatividade é o motor da inovação. É como o combustível que vai garantir as movimentações necessárias para colocar em ação novos planos e implementar as mudanças ou novidades necessárias.

Por essas e outras razões, é essencial implantar a cultura de inovação em qualquer empresa. Esse movimento, inclusive, deve englobar todas as áreas para que realmente alcance o seu objetivo, que é gerar valor.

Esse valor, que se dissemina em todos os setores, gera a sensação de pertencimento, fortalece vínculos, melhora a comunicação e torna os colaboradores mais proativos. Os efeitos serão visíveis na produtividade e redução de custos, entre outros indicadores.
 

Criatividade é o DNA da inovação

3 formas de estimular a criatividade, de acordo com a ciência | Guia do  Estudante


A criatividade é parte essencial do DNA da inovação. Por meio dela é que se superam os mais variados obstáculos para conquistar o aumento da qualidade dos serviços e produtos, além de ser primordial para incrementar a eficiência dos times e do próprio sistema de produção.

Nesse modelo de atuação, a criatividade floresce também com o empenho das mais diferentes lideranças. Cabe ao gestor estimular os colaboradores na busca incansável por caminhos, propostas e alternativas criativas.

Para que esse processo se torne uma realidade, as organizações podem investir em ferramentas que façam a criatividade ser um processo exponencial e capaz de sensibilizar a todos. Seguir esse caminho é mais que necessário, pois o mercado segue acelerado e exige respostas cada vez mais imediatas. Um time afinado e consciente dos seus desafios torna-se invencível.


Ferramentas importantes para estimular a criatividade na sua empresa

Um ambiente criativo torna-se território fértil para a inovação. Por conta disso, encontrar métodos e soluções criativas para as rotinas de qualquer organização realmente faz a diferença. Veja algumas formas de estimular os seus colaboradores nas práticas diárias:
 

4 ferramentas que tornará sua equipe mais criativa - Innovia Training &  Consulting



1. Design Thinking

Bastante popular nas startups, o Design Thinking é um grande mapeamento que garante uma visão completa do público-alvo da sua empresa. Esse levantamento inclui, entre outros aspectos, experiências pessoais, culturais, contextos e outros dados.  Por meio desses elementos é que será possível ter uma visão completa dos cenários e identificar as barreiras que precisam ser superadas.

O foco está na inovação do usuário, ou seja, ele consegue colaborar com a criação de uma experiência de consumo que seja bastante satisfatória na perspectiva do cliente. Por meio desse recurso, os colaboradores têm uma visão abrangente e detalhada do consumidor ou das pessoas diretamente atingidas pelas atividades desenvolvidas na área em que atuam.


Design thinking: como ter mais criatividade na solução de problemas

 

2. Aposte na gestão do conhecimento

Para serem criativas, as pessoas precisam de repertório. Por conta disso, é fundamental que a empresa ofereça o livre acesso a publicações relacionadas às atividades desenvolvidas.  Pode ser uma biblioteca física e outra digital..

Estimule a criação de um banco de ideias e ofereça cursos, palestras e outras atividades que tornem realidade a gestão do conhecimento. Isso é um estímulo essencial para o sucesso de qualquer negócio.


Gestão do conhecimento: você está fazendo isso errado - SBGC

 

3. Promova um diagnóstico da inovação

Há questionários interessantes que permitem determinar o nível de conhecimento dos gestores e colaboradores para estimular a criatividade em prol da inovação. Esse diagnóstico é essencial para difundir os trabalhos no caminho esperado.

A partir dessas perguntas, virão respostas e informações essenciais para oferecer subsídios na tomada de decisões ou para rever fluxos e processos. É interessante buscar o apoio de uma consultoria para que esse levantamento siga, de fato, a realidade do seu negócio.

Material: Diagnóstico de Cultura e Inovação

 

4. Aposte nos mapas mentais

Cada vez mais popular, essa ferramenta permite um olhar abrangente sobre qualquer ideia ou projeto, com direito a conexões e suas relações. É uma espécie de retrato de uma determinada situação e permite uma visão macro da questão colocada na berlinda. Vale a pena adotar essa medida.

Mapa mental como ferramenta de gestão democrática -

Há outras iniciativas bacanas que podem potencializar a criatividade na busca pela inovação. Com planejamento estratégico e uma boa gestão das pessoas, seu negócio alcançará voos cada vez mais altos. Pense nisso!

 


O DNA de Inovação tem como intuito conectar o ecossistema de inovação, empreendedorismo e startups ao desconhecido 🚀.

Aqui, você vai encontrar os melhores conteúdos e práticas para desenvolver a inovação. Para mais informações entre em contato conosco através do e-mail: startups@dnainovacao.com.br, ou pelo telefone: +55 (41) 98816-2613.
Quer apresentar sua solução pra gente? Agende seu pitch aqui!

Mais do que uma plataforma de inovação, o DNA é a chance real de mudarmos o mindset. 🧬💡  


 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você