DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Varejo by Grupo CondorVOLTAR

Mudanças na jornada de compra do consumidor impactam o varejo

Mudanças na jornada de compra do consumidor impactam o varejo
DNA de Inovação
mar. 24 - 5 min de leitura
000

Em profunda transformação, o setor conta com soluções especiais trazidas por startups

 

Entre os diversos setores impactados pela pandemia, o varejo, com certeza, foi o que mais precisou se reinventar nos últimos três anos. Diante das limitações impostas pelo coronavírus e o boom tecnológico, a jornada de compra do consumidor passou por inúmeras mudanças.

 

Não à toa, shoppings centers se tornaram “fornecedores de experiências” e outras novidades, como o Pix, fortaleceram os negócios. Por essas e outras razões, o varejo vive uma fase vibrante, afinal, o setor conta hoje com variados formatos de atendimento e compra.

 

O grande desafio das organizações varejistas nesse momento é concentrar todas as energias no conceito “back to basics”, ou seja, ganhar eficiência e melhorar a experiência dos clientes. A reforma tributária do governo Lula é outra expectativa, pois, de acordo com diversos especialistas, tornaria o sistema tributário mais simples e transparente, reduzindo, dessa maneira, a burocracia e garantindo movimentação à economia. Esse ciclo virtuoso vem ainda com incentivos para o consumo e a geração de empregos e negócios.

 

Além do fortalecimento do e-commerce, o varejo teve um aprendizado acelerado sobre o comportamento do consumidor e do próprio varejista. Havia muito receio em relação aos investimentos no digital. 

 

Com a fase pandêmica, o e-commerce tornou-se uma realidade necessária e capaz de garantir conforto aos consumidores. As empresas tiveram que se ajustar a esse novo panorama, afinal, a tecnologia, independentemente da idade, arrebatou os potenciais clientes.

 

O processo de digitalização exigiu do varejo investimentos em ritmo acelerado. A integração entre o físico e o digital, o treinamento dos times e a necessidade de melhorar a jornada de compra do consumidor, de modo que seja bem suave e sem atrito, foram algumas das questões enfrentadas com mais força desde 2020.

 

Como a jornada do consumidor se constrói por diferentes canais, é essencial que eles estejam integrados, afinal, a experiência hoje é com a marca. A meta do varejista está em ofertar produtos de forma rápida e cada vez mais acessível aos usuários, ou seja, com pequeno custo e até mesmo de graça.

 

Recalculando rotas

 

Atualmente, a ordem é “olhar para dentro” e corrigir possíveis distorções desde a fase pandêmica. Isso não significa que o e-commerce não vai continuar em expansão.

 

Com tecnologias eficientes e conexões mais rápidas, leia-se 5G, sites e aplicativos continuarão se destacando e atraindo o interesse dos consumidores. O trabalho híbrido também impacta o varejo.

 

Devido ao presencial e home office, as lojas de rua ganham força. O conceito de “conveniência” impulsionou lojas e mercados em prédios residenciais e comerciais, por exemplo.

 

Para 2023, o foco do varejo deve ser em aprimorar o “básico”. Isso significa, na prática, aperfeiçoar o atendimento, a rapidez e o processo de compra. É preciso assegurar uma experiência que faça com o que o consumidor, em uma loja virtual ou não, queira voltar.

 

Tecnologias mais assertivas também devem favorecer a experiência de compra do cliente. Elas serão, inclusive, capazes de aumentar a produtividade, garantindo um checkout mais rápido nas lojas e com estoques capazes de atender às mais variadas necessidades. Inflação, juros altos e crédito escasso devem ser os vilões do consumo durante o primeiro semestre, mas as expectativas são positivas. Que venham os bons negócios!

 

Exemplos de startups que estão revolucionando o varejo

 

  1. MarketUP: com foco nas micro e pequenas empresas, oferece um sistema de gestão com ferramentas voltadas às finanças, estoque e venda para comércios físicos e digitais.

 

  1. MovPrime: em tempos de metaverso, oferece ao consumidor uma imersão total em um showroom, além de tour virtual, com óculos de realidade virtual e fotos 360º integrados com a gestão de marketing, financeira e CRM para vendas de móveis e decorações.

 

  1. Luckro: uma rede social que une marcas, fornecedores e varejistas. O objetivo é garantir uma ampla conexão e o acesso a boas oportunidades.

  2. Konduto: voltada à análise do comportamento dos consumidores em um e-commerce. O monitoramento vai desde a forma que chegaram à loja virtual até todas as etapas do processo de compra do cliente. Interessante.

Participe do grupo Varejo by Grupo Condor e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você