Nunca o poder da comunicação digital foi tão forte. Com a massiva migração para o trabalho remoto, as conferências online e as comunicações digitais viraram o mundo dos negócios de pernas pro ar. Mas também impactaram novos consumidores, que ávidos pelas compras tiveram que romper a barreira do preconceito e aderir para o comércio eletrônico.
O que mudou com a pandemia para a comunicação online
A pandemia mostrou que, independente da sua profissão ou área de atuação, a comunicação online pode ser usada para qualquer negócio. E mais do que isto, a necessidade de isolamento social obrigou que quase todos os mercados buscassem o digital.
“A transformação digital é mais um processo de escalada do conhecimento. Antes da industrialização, o conhecimento da humanidade dobrava a cada 100 anos. Nos dias atuais, com o digital, o conhecimento da humanidade dobra em volume a cada 12 horas.”
Enfatiza Kauana Vissotto, CEO da aceleradora de startups Condor Connect.
Para permanecer conectado com as inovações, é preciso estar conectado com o digital. E para estar conectado com o digital é preciso se comunicar com os seus clientes que estão circulando por lá, ou seja, é preciso saber fazer comunicação online.
Comunicação é uma habilidade que tem uma componente técnica (hard skill) e tem uma componente humana (soft skill).
“Sendo uma habilidade, qualquer um de nós pode treiná-la e aperfeiçoá-la.”
A comunicação no meio digital para o varejo
A comunicação no meio digital para o varejo – Foto: www.canva.com
O varejo é um dos mercados mais tradicionais em qualquer parte do mundo, afinal de contas a venda de produtos e serviços para o consumidor é o princípio que movimenta a economia capitalista.
Para muitos comércios, o varejo tradicional jamais precisaria sofrer mudanças, até mesmo os supermercados. Bomba. Veio a pandemia e até os supermercados, que permaneceram abertos, tiveram que sofrer uma transformação para o online, e e-commerce e delivery passaram a ser uma preocupação.
“A gente viu a superação… projetos que estavam na gaveta e que demorariam meses saíram em dias… quando as pessoas precisam as coisas acontecem.”
Foi o que identificou no varejo a Roberta Kuzolitz, atualmente head de vendas e marketing na Harmo Feedback intelligence, uma startup que passou por um processo de fusão durante a pandemia para adaptar a comunicação online para os seus clientes.
O varejo precisou reaprender a comunicar com o seu cliente.
“Não fazia sentido a gente falar em venda … tivemos que adotar uma comunicação muito mais empática, no sentido de ajudar.”
Como comunicar o digital para o agronegócio
Como comunicar o digital para o agronegócio – Foto: www.canva.com
Para Haendel, Gerente de Produto na Agriness, foi um pouco diferente para o agronegócio:
“O campo não para. As pessoas precisam comer. E para o produtor ele vê toda esta transformação, mas vai todo dia trabalhar e produzir. A mudança mais forte mesmo foi nas grandes corporações do agro.”
Mesmo não afetando a operação dos negócios, a pandemia também teve um impacto social para o campo. As incertezas, os medos e receios, tudo isto veio à tona também. E as relações no agro também tiveram que passar por uma remodelagem na sua comunicação.
Comunicar internamente os novos protocolos de higiene e segurança foi um desafio. Os protocolos de comunicação online com o cliente também precisaram ser ajustados. O que antes era feito através de visitas de campo, agora tinha que ser feito via distanciamento.
“O feedback pra gente é essencial, sem ouvir o cliente, sem perceber a dor do cliente, sem conversar com ele nós não conseguimos evoluir o nosso produto para alguma coisa que faça sentido.”
Acompanhe na íntegra este bate papo que foi uma aula de comunicação:
Não perca a oportunidade de fazer a sua ideia acontecer. Ela pode ser o diferencial que a sociedade está precisando. Entre em contato através do e-mail oi@condorconnect.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. Empreenda-se.