Tendência desde a pandemia, os mercados autônomos devem crescer ainda mais em 2024
O
empreendedor Henrique Cruz seguia uma trajetória repleta de êxitos como
sommelier de cervejas. Eventos, aulas, uma marca própria e outras ações
contribuíram para a construção de uma carreira brilhante nessa área, mas aí
veio a pandemia.
Com o
isolamento social imposto pelo coronavírus, Cruz precisou se reinventar e
correr atrás do prejuízo nessa nova fase. Foi esse o ponto de partida para
aderir à criação da franquia Mercadinho 24h, que tornou-se uma tendência em
condomínios residenciais e comerciais no “novo normal”.
Para se ter
uma ideia, em todo país, mais de 10 mil condomínios têm mercados autônomos.
Esses empreendimentos movimentam cerca de R$ 2 bilhões anualmente, mas as
projeções indicam que esse valor duplicou no ano passado, ou seja, as
expectativas para 2024 são para lá de otimistas.
De acordo com levantamentos feitos na área do varejo, 70% dos compradores de imóveis aceitam pagar um valor mais caro pelo m² se o condomínio tiver um mercado autônomo.
“É uma tendência que veio para ficar. Tanto que hoje, quando as construtoras estão entregando um empreendimento, ele já vem com espaço para montar a operação do mercadinho”, fala Henrique Cruz.
Na prática,
os mercadinhos autônomos tornaram-se populares devido a uma série de fatores.
Entre eles, destacam-se a proximidade, o funcionamento ininterrupto (24h),
comodidade e filas bastante reduzidas.
A jornada nesse segmento, lembra Cruz, é repleta de desafios. O acesso à tecnologia e o maior preço, na comparação com os mercados tradicionais, são alguns deles. Para o empreendedor, o medo nesse momento é claro é direto:
“Que surja outra pandemia, principalmente por conta do que vivi nessa última”, fala.
Em meio a tantos insights inspiradores, ele compartilha uma dica valiosa:
“Viver a vida, aproveitar cada instante, é importante também. Se você não estiver bem, o seu negócio também não vai estar”.
Por esse e outros motivos, fica a dica: confira o bate-papo de Henrique Cruz, gerente de
novos negócios do Mercadinho 24h, com a CEO da aceleradora Condor Connect,
Kauana Yrina. A conversa faz parte do programa de streaming “Quebrando a Cuca”,
que todas as sextas-feiras traz temas e convidados de destaque do ecossistema
para compartilhar cases e discutir os mais diversos assuntos. Além de
compreender detalhes da jornada do empreendedor, dá para ter acesso a insights
que realmente fazem toda a diferença.
Tendências dos mercadinhos autônomos para 2024
- Além de se tornarem ainda mais
populares, deve ocorrer uma integração
de tecnologias, como a inteligência artificial, sensores avançados e sistemas
de pagamento sem contato. A ideia é oferecer uma experiência de compra mais
conveniente e eficiente.
- A tendência de sustentabilidade
também está em alta. Nesse tipo de negócio, ela aparece na utilização de
embalagens ecológicas e na abertura de espaço a produtos locais.
- Entre os desafios, destaca-se a
concorrência com grandes redes de varejo, a resistência cultural à
automatização, além da regulação governamental em relação à segurança e
privacidade de dados dos consumidores.
Ter um
mercado à disposição bem na entrada de casa ou do trabalho é, com certeza, uma
ideia que veio para ficar e aberta a muitas possibilidades inovadoras. Aposte
nisso e descubra maneiras de sempre fazer a diferença!