Saiba que determinar o chamado
“Produto Mínimo Viável” é um enorme desafio, ou seja, concluir essa etapa e
chegar ao valor de uma boa ideia, antes mesmo de lançá-la no mercado, é um
processo que exige bastante cuidado
Quem está empreendendo e dedicado a colocar uma startup para
rodar, com certeza já se deparou com o conceito do Minimum Viable Product
(MVP). Na tradução para o português, o “Produto Mínimo Viável” pode ser
interpretado como a versão mais simples e reduzida de um produto ou serviço
(inclusive, de apenas uma parte) empregando o mínimo de recursos (tempo e
dinheiro) possíveis para entregar, de fato, a principal proposta de valor da
ideia.
O MVP, que pode ser validado antes do lançamento de um
produto, tem suas origens no berço do empreendedorismo, no Vale do Silício, nos
EUA, e veio à tona ao lado da definição de lean startup. Na prática, no
entanto, é importante ressaltar que a execução é o principal desafio para os
criadores de produtos e serviços.
Caso ainda não tenha muita familiaridade com o termo, vale
lembrar que a ideia central do MVP está em otimizar o uso dos recursos de
maneira a assegurar a maximização do retorno. Desse forma, ele é importante
para validar o retorno de um produto, mesmo que ele ainda não esteja 100%
concluído.
Para obter um bom MVP, é preciso doses generosas de
criatividade e raciocínio para chegar a uma versão simplificada do que pretende
disponibilizar no mercado. Nessa construção, dá para testar a receptividade do
seu produto entre os consumidores e, tendo como base esse feedback, elaborar
hipóteses sobre como a sua ideia atende a uma determinada demanda.
Se está buscando referências para dar passos maiores rumo à
elaboração do MVP, busque apoio na metodologia Growth Hacking. Ela está muito
apoiada nesse conceito e os experimentos se igualam aos MVPs, sendo adotados
apenas quando o resultado é positivo. Inclusive, várias versões do MVP podem
ser testadas antes de efetivamente implantar a solução real.
Como
seria um exemplo prático de MVP?
Digamos que o seu modelo de negócio seja de um quiosque de
hambúrgueres gourmet. Tendo tudo o que deseja fazer colocado no papel, siga os
seguintes passos:
- Buscar formas de investir
no mais incrível quiosque possível, bem personalizado e que garante a
entrega dos melhores hambúrgueres da cidade.
- Investir toda a energia na
criação do seu produto principal (os hambúrgueres, acompanhamentos -
molhos e maionese - e guarnições) para que seja realmente o mais desejado
da sua região.
Você precisa, acima de tudo, definir qual é a proposta
principal de valor do seu quiosque de hambúrgueres gourmet no MVP: oferecer a
melhor variedade de tipos de hambúrgueres da cidade? Apostar em molhos e
maionese diferenciadas?
Diante da implantação do MVP, dá para prever o
redirecionamento do seu negócio diante de resultados bons ou ruins. Lembre-se:
é muita sorte acertar o alvo logo na primeira tentativa. Por isso, jamais
coloque todas as fichas em um único palpite, pois é muito arriscado.
No caso do MVP para o quiosque de hambúrgueres gourmet, o potencial tem que vir de feedbacks reais.
Isso vai tornar o seu negócio muito mais estruturado, consciente e previsível.
Dicas
essenciais para criar um MVP
- Dedique sua energia à
proposta de valor central e à criação da hipótese. É por meio desse estudo
que vai conseguir definir o nível de demanda da sua solução.
- Invista e faça o
benchmarking para buscar os melhores caminhos. Aprender com os erros dos
outros tem muitas vantagens: é muito mais barato e otimiza o tempo de
desenvolvimento.
- Antes de validar ou testar
qualquer MVP, não esqueça que é preciso compreender o que é um resultado
bom ou ruim e como mensurá-lo. Se essa alternativa for complicada, reavalie
como validar a tração no mercado.
- É necessário um contexto
real e viável para aplicar o seu MVP. Não seja amador, isso vai muito além
do ok de amigos e familiares.
- Crie métricas para o seu
negócio. Apenas por meio delas será possível chegar aos aprendizados
essenciais para intensificar os acertos e combater os erros.
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