DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
StartupsVOLTAR

A inovação também invade a universidade

A inovação também invade a universidade
DNA de Inovação
mar. 25 - 4 min de leitura
000


Case de sucesso para todo o Brasil e além das nossas fronteiras, a startup curitibana Cheers evidencia a força das universitechs


A jornada da startup curitibana Cheers é inspiradora e tem números impressionantes. Em mais de meia década de atividades, o projeto já impactou 1 milhão de universitários e atende mais de 4 mil entidades.

Exemplo da força das universitechs, a Cheers nasceu nos corredores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e faz história. Tudo começou diante da necessidade de vender mais ingressos dos eventos promovidos pela atlética do curso de Engenharia da Produção.

 Esse foi o ponto de partida para Pedro Viggiano e Gabriel Russo criarem o esboço do que viria a ser a Cheers. Não por acaso, a plataforma oferece hoje um leque de soluções que vai além do desafio inicial.  O trabalho já chegou, inclusive, à Argentina e ao Paraguai.

 

Viggiano, sócio-fundador e diretor de marketing e vendas, lembra que entender essa dor como a possibilidade de fazer a diferença foi essencial. 


Por entender a dor do universitário, o que ele passava, decidimos levar essa solução para outras organizações estudantis”, comenta.

 

Nem mesmo a pandemia barrou os planos da Cheers. Sem os eventos voltados aos estudantes de IES, os criadores apostaram em um ecossistema universitário, ampliando as possibilidades de atuação com a formalização de um marketplace. De lá para cá, apesar de alguns percalços normais a qualquer empreendedor, o negócio só cresceu.

 

Russo, sócio-fundador e CEO da Cheers, lembra que hoje a startup tem ambições maiores.


“Queremos participar de toda a jornada do universitário”, fala.

 

Para quem está começando a empreender, Gabriel é direto.


“Uma coisa importante é  se aproximar de pessoas na mesma sinergia que você. A gente estar no Sebrae e ver aqueles empreendedores lá, trabalhando e não ganhando nada, mas fazendo o negócio acontecer, mostra que estar rodeado dessas pessoas faz a diferença”, avisa.

 

Pedro tem uma dica preciosa.


“Começa, só começa. Dá o primeiro passo, depois você vai ter umas pistas a mais para dar o segundo e assim por diante. E vai pra rua. A coisa virou quando a gente começou a ir para a rua”, compartilha.

 


Universitechs em alta

  • Diante da crescente ênfase na colaboração entre IES e indústrias, as universitechs ajudam a impulsionar a economia e resolver desafios globais por meio da aplicação prática da pesquisa acadêmica.

 

  • As universitechs enfrentam muitos desafios. Um deles diz respeito à formação sólida de redes de apoio, além do aval adequado das IES. Governos e outras partes interessadas do ecossistema de inovação também precisam fazer a sua parte. Escalabilidade, transferência de tecnologia, recursos humanos, parcerias estratégicas e financiamento também são questões primordiais.

 

  • O acesso à pesquisa de ponta, a infraestrutura acadêmica, talentos qualificados e apoio institucional são algumas vantagens das universitechs.


Faça da jornada acadêmica o primeiro passo para voos maiores. Afinal, inovar é preciso!




Assista ao episódio 🎙️

Quer saber mais detalhes da Cheers e descobrir como ela obteve 750 mil downloads do aplicativo, entre outras curiosidades? Confira o bate-papo de Pedro Viggiano, sócio-fundador e diretor de marketing e vendas da Cheers, e Gabriel Russo, sócio-fundador e CEO da Cheers,  com o professor e doutor Dornelles Vissotto Jr., da UFPR, que é mentor e analista de investimentos de venture capital e smart money para aceleradoras de startups e fundos de investimento da Condor Connect.




A conversa faz parte do programa de streaming “Quebrando a Cuca”, que todas as sextas-feiras traz temas e convidados de destaque do ecossistema para compartilhar cases e discutir os mais diversos assuntos. Além de compreender detalhes da jornada do empreendedor, dá para ter acesso a insights que realmente fazem toda a diferença.

Acompanhe o “Quebrando a Cuca” também no Spotify. Clique aqui e ouça agora mesmo o podcast.



Participe do grupo Startups e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você