Se a sua empresa pretende atingir
resultados melhores e crescer ainda mais em 2023, aposte na interação com o
consumidor para alcançar voos mais altos
Sem dúvida
alguma, o cliente potencializa a inovação. Na prática, eles são os parceiros
mais inovadores de qualquer negócio.
Prova disso
é o resultado de uma pesquisa da PWC, na qual 54% das empresas consultadas
afirmam que a estratégia de engajamento do cliente é fundamental para a
inovação desde a concepção do produto em estágio inicial. Não à toa, um terço
das instituições inovadoras participantes veem os consumidores como seus
aliados para o estabelecimento de estratégias, revisão de processos e para a
concepção de novos produtos.
Afinal, cabe
às empresas compreender qual é o papel do cliente. É ele que vai avaliar se a
marca está cumprindo tudo o que prometeu e fazendo as devidas entregas
esperadas. Diante desse quadro, é primordial que o consumidor faça parte do
fluxo de geração de ideias e esteja envolvido também em tempo real nas mais
diversas fases.
Por essas e
outras razões, as grandes organizações mundiais já compreendem que há um grande
retorno de investimento quando há ações para a melhoria da experiência do
cliente. Envolvê-lo é um diferencial competitivo e que pode potencializar muito
o negócio.
Não esqueça: empresas
que entregam valor aos clientes também conquistam vantagem competitiva. Diante
de um mercado cada vez mais acelerado e com tantas inovações tecnológicas,
trata-se de uma carta na manga que não pode ser desprezada.
É por meio da
inovação que as instituições garantem soluções exclusivas aos clientes e ainda
agregam valor à sua área de atuação. É um movimento que só traz benefícios a
todos os envolvidos.
Diante desse
cenário, é interessante ir além do conhecimento gerado internamente na empresa.
A inovação aberta acaba se tornando um caminho promissor para ampliar o
networking e buscar ideias de parceiros externos.
Essa troca
saudável é rica, pois permite, por exemplo, aprender com as experiências de
outras organizações. Empreendedores, de fato inovadores, passam a perceber o
envolvimento do cliente como peça-chave para assegurar um atendimento de
excelência e a melhor jornada ao usuário.
Se o cliente
ainda não está presente nas suas tomadas de decisão, reveja urgentemente o seu
planejamento estratégico. Essa aliança deve ser duradoura, sincera e será o
divisor de águas para o fracasso ou sucesso.
Caminhos
para engajar, de forma eficiente, o cliente
1.
Crie um
vínculo emocional
A empresa
tem que ser emotiva. Isso significa fugir do “contato frio”, ou seja, o
atendimento deve ser humanizado. Crie uma comunicação nessa linha.
Veja algumas
ideias:
- Escolha alguém da sua
equipe para ser o rosto da comunidade on-line, uma espécie de representante.
- Mensagens e notas
personalizadas nas redes sociais e e-mails fazem a diferença.
- Use fotos dos times em
fóruns e outros canais de mídia no lugar do logo da instituição. Aposte em
respostas de especialistas para sanar dúvidas, problemas e criar uma
aproximação com o consumidor.
2.
A
personalização deve ser uma meta real
Os clientes querem
produtos ou serviços customizados de acordo com as suas preferências. Não à
toa, isso é realidade em gigantes como Amazon e Netflix.
Aprender com os players
é essencial para capitalizar em cima das principais tendências do mercado
atualmente. Pense sobre isso.
3.
Faça
pesquisas sobre os seus clientes
Dominar profundamente o
público-alvo vai auxiliar em qualquer decisão relevante ao futuro do negócio. É
preciso conhecer os padrões de comportamento do cliente.
Por meio de análises
abrangentes para compreender esses dados, dá para executar mudanças e obter
excelentes resultados. Aposte em formatos on-line curtos e agradáveis, já que
os consumidores podem ficar desestimulados com pesquisas longas. Enquetes e
perguntas rápidas nas redes sociais funcionam bem. Avalie com calma.
4.
Ofereça
vantagens
Concursos culturais
também são bem-vindos, afinal, todo mundo adora receber prêmios e mimos.
Ofereça ainda cupom de desconto e libere ofertas exclusivas no seu e-commerce.
5.
Aprimore a
experiência de unboxing
A embalagem gera
experiências únicas ao cliente. Invista nesse momento de magia. Consulte,
inclusive, a possibilidade de contratar um fornecedor para essa tarefa.
Para fechar, lembre-se:
construa uma marca com propósito e traga sempre novidades. Pode apostar que a
interação com os seus clientes será imediata. Com essas dicas, dá para tornar
realidade um 2023 com grandes negócios. Boa sorte!