Com insights poderosos, Flávia Montes, CEO da Brand You Up, revela como transforma diariamente a perspectiva profissional de executivos e líderes das mais diversas áreas
O sotaque
carioca inigualável é apenas um dos aspectos marcantes de Flávia Montes. Jornalista,
publicitária e fera do marketing, ela soube fazer de suas inquietações uma
oportunidade para dar uma virada na sua carreira e ajudar a transformar a
realidade de executivos por meio do branding pessoal.
Para chegar
à Brand You UP, fundada em 2018, passou
por uma reviravolta inspiradora. Por isso, fica a dica: confira ao final do artigo o bate-papo de Flávia Montes com a CEO da aceleradora Condor Connect, Kauana Yrina. A conversa faz
parte do programa de streaming “Quebrando a Cuca”, que todas as sextas-feiras
traz temas e convidados de destaque do ecossistema para compartilhar cases e
discutir os mais diversos assuntos. Além de compreender detalhes da jornada do
empreendedor, dá para ter acesso a insights que realmente fazem toda a
diferença.
Ao perceber que executivos não sabem se vender e que são muito melhores do que passam nas redes sociais, Flávia encontrou o caminho para criar uma agência de influência digital para líderes e empresários.
“Fazer branding pessoal é enxergar o que não é dito.
É observar cada traço característico do cliente, cada respiração, cada construção de pensamento, o ritmo do andar e do falar, as expressões mais usadas, a empolgação ao contar algo, o olhar envergonhado disfarçado pela consciência da fundamentação teórica aparente…
Desenhar uma marca pessoal exige observação absoluta para o que muitas vezes não é dito pela boca, mas sim pelo corpo e pelo ritmo e força da voz.
Definir os temas e as linhas editoriais digamos que é a parte fácil e óbvia que todos fazem. Mas é a antropologia pessoal que vai conectar de verdade o nosso cliente com o seu público. Quais traços sociais, culturais, políticos, religiosos daquela pessoa que valem ser destacados e consistentemente trabalhados? O que faz aquele cliente único? O que passa a confiança necessária para ele, de fato, ser ‘comprado’?
É assim, na humanidade daquele ser singular, que a ‘magia’ do branding pessoal dá resultados”, completa.
Para quem ainda restringe o branding ao logo, é hora de rever os seus conceitos.
“As pessoas são uma marca forte e a empresa se fortalece na soma das reputações de todos os profissionais que ali estão”, completa.
Faça a diferença!
Flávia Montes chama a atenção para os perigos por
trás da desatenção ao branding pessoal. “Estão pegando o seu lugar. Se você é
incrível, tem conhecimento, por que não vai mostrar isso para o mundo?”,
provoca. De acordo com a especialista, tem muita “gente fake” se dando bem por
saber se vender do jeito certo no meio digital.
Para fechar essa conversa estimulante, uma provocação de Flávia:
Marketing é chamar alguém para sair.
Branding é o porquê da pessoa decidir ir.
Essência é o porquê da pessoa decidir ficar.
Com a palavra, essa superprofissional: “E é por isso
que se você não for essência, branding não adianta, nem marketing. Sem
essência, a marca não se sustenta. Mas
também, se não convidar, não rolará muita coisa. Não tem o que é mais
importante, marketing e branding são fundamentais, mas há uma ordem sequencial.
Entendeu por que você e a sua marca devem investir em branding? Se fizerem só
marketing, vão ficar convidando todo mundo e tomando ‘toco’ por não serem
entendidos(as)”, finaliza.
Agora, anote:
Seja! #essencia
Pareça! #branding
Apareça! #marketing
Daqui pra frente,
ninguém confunde mais! Valeu, Flávia!