Apesar das dificuldades, as vendas no ambiente digital são uma tendência e é preciso focar na experiência do consumidor para fazer qualquer negócio deslanchar
O varejo digital segue a todo vapor e a concorrência é cada vez maior nesse nicho de mercado. O cenário para 2023 é, no mínimo, também preocupante: além dos entraves econômicos, leia-se inflação e recessão, a disputa com players internacionais deve ser intensificada e também destacam-se as mudanças de comportamento do consumidor (os clientes estão novamente interessados nas lojas físicas e cada vez mais exigentes em relação à postura das marcas sobre política e outros temas urgentes, como sustentabilidade).
Apesar de marcar presença na lista das 10 nações com maior expectativa do e-commerce, no ano passado, por exemplo, alguns resultados acenderam o sinal de alerta no setor varejista. A tão aguardada Black Friday, em 2022, teve uma queda de 28% no faturamento e registrou o pior resultado desde que a data entrou para o calendário de eventos do comércio brasileiro.
O faturamento de R$ 150 bilhões em 2021, de acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), encheu de esperança o segmento para os anos seguintes. Apesar de uma desaceleração, há sim otimismo no varejo digital, desde que os esforços sejam voltados para a experiência do consumidor.
Consumidor no foco das ações
O faturamento no ambiente digital pode ser muito gratificante para os varejistas que colocarem as estratégias em favor da melhor jornada aos consumidores. A experiência do cliente deve ir além da competição por preço, ou seja, tem que gerar valor em cada etapa.
Dessa forma, algumas medidas podem fazer toda a diferença. Veja:
- É essencial integrar o marketing à operação do negócio: é necessário aperfeiçoar cada vez mais questões como o prazo de entrega, além de tudo o que diz respeito ao preço, praticidade, rapidez e transparência. Deve haver sinergia entre estoque, logística e marketing. No caso das ações de MKT, é primordial oferecer vantagens, como condições especiais de frete, além de outras personalizações dos anúncios.
- Menos é mais: em um ano nebuloso, o foco em resultados será decisivo e é preciso otimizar custos. Foque nas campanhas de branding (ótimas para engajar o consumidor e gerar tráfego para o e-commerce), reavalie processos e reveja expectativas. Combine as estratégias com as tecnologias mais apropriadas para cada modelo.
- Tenha uma marca diferenciada: como já citado anteriormente, é primordial estar em total alinhamento com os consumidores. Para tanto, investir em branding ajuda a fortalecer a percepção dos valores da marca com o público-alvo. Lembre-se: comunicações genéricas e impessoais não funcionam mais. É preciso agir dentro das expectativas dos clientes e avaliar como a sua marca pode impactar, de fato, a vida deles.
Mesmo cercadas de incertezas, as vendas on-line são uma tendência para o futuro e o varejo precisa se digitalizar. Mais que isso, as empresas do setor devem adotar técnicas para se destacar e atingir o sucesso.
Deixar a concorrência para trás e ter um negócio lucrativo, além de clientes fiéis, é o sonho de todas as empresas. Para atingir esse objetivo, é preciso muita dedicação e gestão estratégica. O primeiro passo só depende de você!
Maneiras de se diferenciar no varejo on-line
- Esteja sempre de olho na concorrência
- Tenha preços competitivos
- Busque um canal de escuta ativa com os consumidores
- Aguce os sentidos do consumidor, ou seja, invista em estímulos
visuais, sonoros e outras iniciativas. O marketing sensorial vai bem no
digital e no físico. Fora isso, pode cativar o cliente e estimular compras
- O sucesso do negócio depende do prazo de entrega. Por isso, otimize
a logística
- Aposte em um bom relacionamento com o cliente (cartões de
fidelidade, cashback, programas de benefícios e cupons de desconto)
- Faça um bom uso do marketing digital: foco nas redes sociais,
e-mail, blog e mensagens de texto. Essas ações fortalecem o e-commerce
- Esteja atento à realidade do mercado
- Invista em novidades e desenvolva valores para a marca
- Crie relacionamento nas
redes sociais
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