DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Conheça os embaixadores do InovaRicVOLTAR

Conheça a vertical de investimento, sob o olhar do nosso embaixador Marcel Malczewski

Conheça a vertical de investimento, sob o olhar do nosso embaixador Marcel Malczewski
DNA de Inovação
ago. 1 - 5 min de leitura
000

O Brasil atualmente tem pouco mais de 15 mil startups

Em mais um InovaRic, vamos apresentar a nova vertical de Investimento contando a trajetória de Marcel Malczewski, empreendedor de sucesso que hoje investe e fomenta grandes empresas do ecossistema, e há muitos anos constrói parte da história do empreendedorismo.

Marcel foi um dos fundadores da Bematech, uma das primeiras startups de tecnologia do país. Hoje a empresa já não está mais em suas mãos, foi vendida em 2015, mas foi a partir de 2010 que começou a analisar os investimentos de tecnologia. Então passou de empreendedor que recebe investimentos para investidor que acredita nas ideias das pessoas.

Brasil atualmente tem pouco mais de 15 mil startups, segundo levantamento do Sling Hub, movimentando mais de R$ 19 bilhões em investimentos em 2020, e a expectativa é que 2021 seja ainda melhor.

Mudanças que o empreendedorismo e startups sofreram

O termo startup não era conhecido e tão pouco utilizado nos anos 90, chamava-se simplesmente de empresa. O termo começou a se desenvolver mesmo e se popularizar a partir dos anos 2000 com o Vale do Silício.

Já o perfil dos empreendedores ainda é o mesmo, todos com a vontade e com o ideal de fazer as coisas acontecerem, se dedicar ao meio e estar sempre em busca de soluções para as deficiências do mercado e as dores que o cliente sente. Isso não mudou, esse perfil continua o mesmo, mas agora com muito mais força por conta dessa massa tecnológica que vivemos.

Nesse mesmo período, o ecossistema, que é composto pelos empreendedores, startups e investidores e tudo mais, esse sim mudou bastante. Antes não tínhamos um número tão grande de projetos e ideias no setor digital, hoje todo jovem quer empreender no mundo digital, o que antes era algo seleto.

“Hoje existe uma receita de bolo para você fazer o pitch e acelerar o seu negócio, academias e aceleradoras que entregam para o empreendedor grandes ferramentas”.

Explica Marcel Malczewski

Basicamente o espírito empreendedor e vontade de criar um sonho grande continua, porém o ecossistema mudou substancialmente, amadureceu muito facilitando a vida do empreendedor, gerando mais acesso e maiores recursos.

Então a grande mudança, ou a maior, que as tecnologias e o tempo acarretaram a esse ecossistema, foi o conhecimento e estudos aprofundados do segmento, permitindo termos hoje um manual de como investir.

Empreendedorismo, investidores e covid-19

Toda empresa passa por crises. Correm o risco de não ter continuidade, mas é nesse momento que o bom empreendedor aparece e se destaca. Momentos são imprevisíveis e variáveis.

perfil do empreendedor e como ele encara os momentos ao lidar com crises, sócios, falta de dinheiro, covid-19 e o fracasso em si, essas coisas moldam o empreendedor resiliente e de sucesso. Claro, por trás ainda há uma gama de fatores, mas essa é a base de quem domina o mercado e conquista a economia.

Para o sucesso chegar, é fundamental o empreendedor trabalhar em conjunto, ter um time voltado para sua ideia, ou até mesmo mais um empreendedor, duas cabeças pensantes agregam maiores resultados do que uma. Assim, um empreendedor puxa o outro, atrai os olhos diferentes para aquele propósito.

Mas o sucesso é tangido mesmo por três fatores que se estiverem unidos na mente e no dia a dia do empreendedor, o sucesso não será apenas um sonho, e sim realidade.

O primeiro deles é que o empreendedor precisa demonstrar seus conhecimentos, ter a sabedoria de onde está mergulhando e sua capacidade de execução, o quanto ele consegue realizar com uma ideia em mãos. Esse é o primeiro ponto ao julgar se aquele empreendedor terá sucesso.

O segundo ponto que olhamos é se aquela ideia, projeto ou empreendimento tem algum tipo de diferencial, pois em sua empresa Marcel não busca apenas tecnologia completamente inovadora. É preciso que a ideia tenha um diferencial de mercado para obter sucesso na escolha de seu cliente final. Tem que ter novidades.

O terceiro aspecto é a necessidade da importância do mercado. Que o produto ou ideia seja escalável e o mercado relevante. Se não, o crescimento será pequeno e os valores menores ainda.

Esse é o manual do investidor que o empreendedor precisa saber!

Visite as redes sociais de nossos embaixadores e conheça a fundo suas personalidades  
 

Linkedin 

 

 

Participe do grupo Conheça os embaixadores do InovaRic e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você