O consumidor pós-pandemia realmente está adaptado ao boom digital. Hoje, ele valoriza o frete grátis e utiliza as redes sociais para tirar suas dúvidas e obter informações de produtos/serviços. A entrega ágil e o atendimento mais humanizado também são diferenciais.
Diante dos fatos, uma coisa é certa: o omnichannel precisa ser, de fato, uma realidade no setor varejista. A convergência de todos os canais, em favor da melhor jornada e atendimento do consumidor, é cada vez mais imprescindível. O cliente pós-pandemia também está mais atento, engajado e consciente da importância das ações das empresas em relação às preocupações comuns da sociedade, como a sustentabilidade. Quem não se adequar a essa realidade, corre o sério risco de ser ultrapassado pelos concorrentes.
Alguns hábitos do “superconsumidor” que merecem a atenção dos varejistas
* De maneira geral, os chats on-line e o WhatsApp destacam-se entre os canais de comunicação preferidos por esses consumidores.
* Mesmo optando por lojas físicas, alguns consumidores recorrem aos canais digitais em outras etapas, sobretudo no pós-venda.
* Facebook e Instagram tornaram-se canais fundamentais para a fidelização de clientes. As redes sociais ganham muita relevância com os consumidores no momento de fazer um elogio.
* O e-mail também tem papel de destaque no pós-venda.
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