O espírito empreendedor, herdado da
família, é marca registrada da empresária, que revolucionou o segmento pet com
o HiperZoo
O talento em
gestão, a vontade de trabalhar em prol do bem-estar de todos e a paixão pela área de farmácia motivaram os primeiros
passos rumo ao sucesso da empresária Patrícia Maeoka. Bastante jovem, ela tem
um currículo impressionante, que não deve nada a executivos com décadas de
carreira.
Além da
graduação em Farmácia e Bioquímica pela PUCPR, Patrícia Maeoka tem MBA em
Gestão Comercial e Marketing pela FGV Campinas e formação pelo Programa
Avançado de Gestão (AMP) ESADE Barcelona. Em seu currículo, constam inúmeras
experiências, como o período em que foi gerente de marketing e diretora da rede
de farmácias Nissei.
Na prática,
o espírito empreendedor herdado da família e o desejo de inovar serviram de impulso para um novo
desafio: após uma conversa com o pai
(Sérgio Maeoka, fundador da Nissei), decidiu investir no segmento pet. Esse foi
o pontapé inicial para a criação, em 2016, do HiperZoo.
Durante um
ano, Patrícia e o marido, Eduardo Aisengart Accioly Rodrigues da Costa,
estudaram o mercado nacional e global voltado aos animais de estimação. Dessa
imersão, nasceu o HiperZoo, que tem forte inspiração em empreendimentos internacionais.
O negócio oferece uma enorme variedade de produtos nacionais e importados, além
de serviços diferenciados.
Expansão
O HiperZoo, com investimento de aproximadamente R$ 5 milhões, torna-se agora também a primeira loja de atacado com foco no mundo pet (HiperZoo Pet Atacado). Para essa nova fase, a megastore do bairro Parolin, na capital paranaense, passou por uma reforma, teve um incremento de 50% no estoque, novo modelo de precificação e passa a atender também nessa modalidade, a exemplo dos atacadistas da área alimentícia.
“Cada vez mais, as pessoas buscam um único lugar que atenda às necessidades dos pets, que já se tornaram membros da família. Antes, um mesmo cliente precisava frequentar quatro locais diferentes para isso, mas hoje a tendência é que o consumidor consiga resolver tudo em um único lugar, poupando tempo e buscando uma experiência sem pagar a mais por isso”, fala a empresária.
De acordo
com Patrícia Maeoka, diferentemente do que aconteceu em outros setores, o
mercado pet teve um aumento no consumo durante a pandemia e a humanização dos
pets também é positiva para o segmento. O foco dessa empreitada é pequenos e micro comerciantes,
que terão condições comerciais diferenciadas
A rede, que
conta com seis lojas e previsão de abertura da sétima ainda neste ano, todas em
Curitiba, prevê um crescimento arrojado para 2023, na ordem de 86%. Um case de
muito sucesso!
Devido a
tantos êxitos, Patricia Maeoka foi, em 2019, uma das homenageadas do Prêmio
Mulheres Empreendedoras de Curitiba. “Fico honrada em ser homenageada ao lado
de mulheres com histórias tão inspiradoras e dedico esta homenagem ao
empreendedorismo feminino, que pode colaborar ainda mais com a sociedade em
todos os setores. Isso me motiva a buscar e inovar cada dia mais”, declarou à
época.
Dinâmica e
inovadora em tudo o que faz, Patrícia Maeoka é contraponto da inovação. Abrace
essa ideia você também!
Sobre o Contraponto da Inovação - A ação, idealizada pela aceleradora
Condor Connect e pelo Instituto DNA de Inovação, reúne, a cada 45 dias, representantes de
diversas empresas que se destacam por suas ações disruptivas e pelo compromisso
com inovar. Siga o perfil no Instagram para mais informações: @dna_inovacao.