Netflix e WhatsApp são exemplos concretos para compreender esse conceito, que tornou-se uma regra geral para garantir a evolução e sobrevivência de qualquer empresa em um mercado extremamente acelerado e impactado pelas tecnologias
Em alta, o conceito de inovação exponencial deve estar sempre no radar de qualquer empreendedor e também das organizações, independentemente do tamanho do negócio. Afinal, é preciso compreender cada vez mais as estratégias por trás dessa definição, pois ela será determinante para o êxito ou fracasso de qualquer iniciativa.
Se você quer visualizar melhor a ideia de inovação exponencial, basta lembrar da gigante Blockbuster. No auge, a maior rede de locadoras de vídeo do mundo chegou a ter aproximadamente 8 mil unidades espalhadas por 26 países. Tudo parecia perfeito para o grupo, que cometeu um erro de percurso que resultou, em 2013, às vésperas de comemorar três décadas de história, na decretação da falência.
Já havia uma disrupção no mercado em que a Blockbuster atuava. Enquanto optou por um modelo linear de crescimento, relativamente mais lento e que exigia investimentos em lojas físicas e equipamentos, do outro lado a Netflix seguia uma curva exponencial, que demandava um custo menor e com uma velocidade pra lá de acelerada.
Fundada em 1997, a Netflix mudou seu modelo de negócios, ou seja, apostou no streaming em 2007. No mesmo ano em que a Blockbuster fechava as portas, a gigante do entretenimento batia o recorde de 44 milhões de assinantes.
De forma mais teórica, a Netflix superou a Blockbuster por ter causado um impacto no mercado muito maior que a sua concorrente, que ficou presa a um modelo tradicional de gestão. De acordo com especialistas, um negócio exponencial tem uma taxa de crescimento até 10 vezes maior que as demais do mesmo segmento.
Marcelo Finger, gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios e Parcerias da HotMilk, ecossistema de inovação da PUCPR, sabe muito bem como é importante a inovação exponencial.
“Além de ser em escala, ela não depende de um aumento de estrutura. Basta ver o case do WhatsApp, que quando foi comprado pelo Facebook tinha em torno de 60 colaboradores”, fala o especialista.
Para quem não recorda, o WhatsApp foi vendido para o Facebook em 2014. À época, Mark Zuckerberg desembolsou US$ 16 bilhões pela empresa, que tornou-se o maior aplicativo de mensagens instantâneas do planeta. Até 2020, estimava-se em torno de 1,5 bilhão de usuários ativos, sendo 120 milhões de brasileiros.
Mudança de cultura
Para que o seu negócio cresça exponencialmente, é fundamental que você seja um inconformado. Foi esse espírito inquieto, por exemplo, que fez Finger deixar as atividades na agricultura familiar em Toledo, no interior do Paraná, para alçar voos mais altos.
“Eu fui um inovador com a própria vida”,
diz o profissional, que tornou-se um dos nomes mais importantes do ecossistema de inovação paranaense. Em sua trajetória, que conta com passagens por grandes empresas de telefonia, por exemplo, destaca-se também um período de estudos e aperfeiçoamento do conhecimento nos Estados Unidos.
Para quem quer crescer exponencialmente, Marcelo Finger lembra que aprender a desaprender é fundamental. As crianças, lembra o especialista, são audaciosas e questionadoras por natureza. Com o crescimento e desenvolvimento, surgem as crenças, que acabam, muitas vezes, travando as possibilidades criativas e inovadoras.
Por essas e outras razões, a inovação aberta é hoje o melhor caminho para provocar um desenvolvimento exponencial.
“É o caminho mais rápido para levar soluções inovadoras ao mercado”, destaca.
Para que o processo tenha êxito, é essencial que exista uma mudança de cultura das organizações e uma sinergia perfeita com startups e outros parceiros, como universidades e fundações.
“É um choque de gerações que exige uma compreensão mútua de todos em busca de um mesmo objetivo”, completa Finger.
Seguindo esses passos, seu negócio tem tudo para deslanchar. Siga o fluxo!
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