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Varejo by Grupo CondorVOLTAR

ViVa - Vivendo o Varejo

ViVa - Vivendo o Varejo
Mateus de Andrade
ago. 1 - 4 min de leitura
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A transformação digital é uma oportunidade que vale trilhões de dólares.

Relatório Varejo 2022  Adyen - Capítulo 1

Apesar de — ou talvez por causa — da multiplicidade de desafios provocados pela pandemia que atingiram os setores de varejo, alimentos e bebidas e hospitalidade no último ano, empresas de todo o mundo conseguiram investir em tecnologias digitais.

  • Uma em cada 5 empresas conectaram sistemas de pagamento a outras áreas da organização, como gestão de estoque e cadeia de suprimentos.
  • Dos entrevistados, 49% dizem que seu negócio está agora em uma melhor situação devido a investimentos para melhorar as operações.
  • 61% dos consumidores acreditam que os varejistas usaram bem a tecnologia para oferecer seus produtos durante a pandemia.
  • 94% das empresas planejam investir mais nessa área em 2022.

Com tanto investimento planejado, é hora das empresas terem uma visão holística da transformação digital. Conectar operações e a experiência do cliente é fundamental para o sucesso — não apenas em termos de vendas, mas também de eficiência operacional.

  • Estudos mostram que há um aumento de 9% no crescimento entre as empresas que conectam sistemas de pagamento com outras áreas de seus negócios,
  • As projeções de crescimento para 2022 são 11% maiores para empresas que conectam seus sistemas, em comparação com aquelas que não o fazem.
  • Estima-se que a transformação digital continue a abrir uma enorme gama de oportunidades.
  • A pesquisa descobriu que 72% dos varejistas esperam crescer 20% ou mais em 2022.
  • No geral, atingir essas metas de crescimento equivale a uma oportunidade de US$ 7,7 trilhões.
  • Na verdade, se a adoção tecnológica for acelerada, o setor varejista poderá agregar 4,7 pontos percentuais à sua taxa de crescimento nos próximos cinco anos.
  • 61% dos consumidores acreditam que os varejistas usaram bem a tecnologia para oferecer seus produtos durante a pandemia.
  • Empresas que conectam sistemas de pagamento com outras áreas de seus negócios crescem 9% mais do que aquelas que não o fazem.
  • As ambições de crescimento para 2022 são 11% maiores para varejistas que conectam seus sistemas de pagamento em toda a empresa.
  • 1 em 5 empresas em todo o mundo conectaram seus sistemas de pagamento a outras áreas de seus negócios.

Transformação digital: uma necessidade para os negócios

A digitalização dos negócios é um fator importante para um futuro de crescimento das empresas no Brasil. As empresas que já estão passando por estágios de transformação digital têm melhores resultados financeiros do que seus concorrentes.

De acordo com o Índice Global de Competitividade Digital, elaborado pelo Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Gestão (IMD), na Suíça, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), a competitividade digital vem andando de lado no Brasil nos últimos anos.

  • O índice compara 64 países em sua capacidade de criar, manter e promover tecnologias digitais nos setores público e privado. Em 2021, o Brasil ocupou a 51ª posição da lista.
  • Empresas do Brasil pretendam investir mais em tecnologia do que aquelas em outros mercados.
  • 98% dos varejistas brasileiros dizem que planejam investir para melhorar seu conjunto de sistemas tecnológicos, a média global é ligeiramente menor, com 94% de respostas positivas.
  • O consumo digital vem mudando as expectativas de clientes, e a pandemia de Covid-19 reforçou a necessidade da digitalização do varejo.
  • Neste ano, 66% dos clientes brasileiros dizem que os varejistas devem usar a tecnologia em suas lojas físicas para melhorar a experiência.

A digitalização é fundamental para que as empresas brasileiras continuem a crescer e façam com que clientes voltem a comprar em seus estabelecimentos.

  • 98% das empresas planejam investir ainda mais em tecnologia em 2022.
  • 71% das empresas estão em uma posição melhor devido aos investimentos para melhorar as operações.
  • 80% das empresas conseguiram compensar perdas das lojas físicas durante a pandemia com vendas online.
  • 50% de clientes frequentemente fazem compras em redes sociais ou aplicativos de mensagens.
  • 43% de clientes acreditam que os varejistas demoram demais para adotar novas tecnologias.
  • 47% das empresas dizem que o comércio unificado melhora a experiência do cliente.

As empresas que têm um melhor desempenho contínuo são aquelas que conseguem combinar seus mundos físico e digital para criar uma experiência fluida e que prioriza o cliente, independentemente do canal. Esse é o comércio unificado (unified commerce), o próximo nível acima das vendas omnichannel.

Adyen_Relatorio_Varejo_2022.pdf (KPMG)

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