DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Varejo by Grupo CondorVOLTAR

Varejo: uma máquina em crescimento no pós-pandemia

Varejo: uma máquina em crescimento no pós-pandemia
DNA de Inovação
ago. 4 - 5 min de leitura
000

 

Bastante resiliente, o setor soube aproveitar as mudanças impostas pelo coronavírus e fez da inovação um motor para voos maiores

 

Hoje, sem medo de cometer exageros, podemos afirmar que o varejo se divide em antes e depois de março de 2020. O setor, com a pandemia, passou por uma revolução sem volta. As mudanças no comportamento do consumidor e a transformação digital trouxeram novos desafios e conquistas para essa área.

No varejo, não há mais barreiras entre o físico e o on-line. É obrigatório, neste momento, que qualquer empresa estruture adequadamente os seus canais digitais para evitar danos ao negócio. Afinal, a estratégia multicanal (omnichannel) é uma realidade para quem pretende se manter altamente competitivo em um mercado cada vez mais acelerado.

O varejo se assume “phygital”, ou seja, promove a perfeita integração entre ambientes virtuais e reais para garantir aos clientes a melhor jornada de compras. A inovação constante é mantra no segmento e dita um ritmo contagiante de novidades a cada dia.

Sem dúvida alguma, sobretudo devido à implantação quase definitiva do home office ou mesmo do formato híbrido, estar fisicamente próximo do consumidor é uma ideia que deu certo e permanece em alta. Ganharam espaço também, neste período, os chamados modelos de consumo adaptados para condomínio - leia-se “vending machines”, grupo que engloba minimercados e lojas autônomas.

Por essas e outras razões, a pandemia foi um motor de inovação para o varejo. Não há mais como retroceder. As previsões, inclusive, são bastante positivas para o segundo semestre de 2022.
 

Os exemplos do Brasil em inovação no varejo - Mercado&Consumo              


Vendas em alta no segundo semestre

De acordo com dados do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), o cenário é bastante otimista para todo o setor. O crescimento projetado para as vendas em agosto deste ano, em comparação ao mesmo período de 2021, é de 9,3%. Pelo terceiro mês consecutivo, a previsão é de alta.

De acordo com o IDV, durante a fase de isolamento social e outras medidas preventivas contra o coronavírus, o varejo mostrou-se resiliente, ou seja, foi capaz de ampliar as possibilidades de comercialização e intensificou o contato com o consumidor. Com toda expertise adquirida, aliada à inovação, abriram-se possibilidades bastante promissoras para a área.

Em ano de eleições, é importante que sejam intensificadas as medidas que potencializem o desenvolvimento do setor. Vale a pena lembrar que o varejo é responsável hoje por 28% do Produto Interno Bruto (PIB).

Por conta dessa valiosa contribuição à economia brasileira, é essencial a implantação de políticas públicas que aumentem a renda, gerem empregos e facilitem o acesso ao crédito. Esse caminho rumo ao sucesso e a um futuro promissor inclui ainda a simplificação tributária, investimentos em infraestrutura, diminuição do custo logístico, entre outras medidas.


Metaverso no Varejo: Confira o que é tendência e o que já existe | Blog RCKY          

Metaverso deve impulsionar o varejo

Em termos de novidades, o varejo precisa cada vez mais investir em inovação e em uma maior análise dos dados para entender melhor o seu público. Não à toa, a cultura data driven, baseada na avaliação de grandes quantidades de informações para extrair insights poderosos para a estruturação de ações, cresce exponencialmente.

Apesar de ainda ser muito baseado em promessas, o metaverso tem tudo para ser um grande palco para as iniciativas de varejo e com boas chances de crescimento. Afinal, os consumidores desejam novas experiências e soluções inovadoras são sempre bem-vindas.

Por isso, o modelo “phygital” é obrigatório. O público aprendeu como comprar e receber rapidamente em casa tudo o que deseja, mas também gosta do formato presencial. Unir os dois modelos é garantia de maravilhosos negócios.

O 5G tornou-se uma realidade e vai tornar a “mágica” ainda mais possível para o varejo ao agregar velocidade e estabilidade, ou seja, vai potencializar as ações no digital. Inteligência artificial é um tema que também deve estar no radar do segmento, assim como a realidade aumentada.
         

Pense nisso e tenha boas vendas!

 

 


 

O DNA de Inovação tem como intuito conectar o ecossistema de inovação, empreendedorismo e startups ao desconhecido 🚀.

Aqui, você vai encontrar os melhores conteúdos e práticas para desenvolver a inovação. Para mais informações entre em contato conosco através do e-mail:  startups@dnainovacao.com.br , ou pelo telefone: +55 (41) 98816-2613.
Quer apresentar sua solução pra gente? Agende seu pitch aqui!

Mais do que uma plataforma de inovação, o DNA é a chance real de mudarmos o mindset. 🧬💡  

Participe do grupo Varejo by Grupo Condor e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você