DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
StartupsVOLTAR

Varejo e inteligência artificial: vem aí a era da criatividade

Varejo e inteligência artificial: vem aí a era da criatividade
DNA de Inovação
jul. 10 - 4 min de leitura
000

⚠️Você pode escutar e ver o Quebrando Cuca ao final dessa matéria.



Mauricio Reck, responsável pelo programa de inovação do Sebrae-PR e fundador/CEO da Fresco Labs, traz insights poderosos

Um gaúcho de Curitiba. Com essa definição, Mauricio Reck, formado em Engenharia do Controle da Automação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), resume, de forma direta e divertida, a sua jornada, que inclui a passagem por muitos estados, países e a descoberta da paixão pela inovação. Não à toa, é peça-chave no ecossistema e ajuda a potencializar iniciativas pra lá de disruptivas.

À frente do programa de inovação do Sebrae-PR, Mauricio também lidera a startup Fresco Labs.

“Ajudamos os supermercados a reduzir desperdício com o apoio da inteligência artificial”, anuncia em seu perfil no LinkedIn.


Na prática, Reck viu nesse segmento do varejo, bastante conservador, a oportunidade de trazer uma solução bem centrada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: combater a perda de alimentos no planeta.

Após um período nos EUA, quando fez o mestrado e liderou uma startup, Mauricio Reck buscava inspiração para montar um negócio e se deparou com dados alarmantes da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Veja alguns números que deram suporte às soluções buscadas pelo empreendedor:

  • 81% das perdas sobre o faturamento bruto são de produtos perecíveis
    No grupo de frutas, legumes e verduras, as maiores perdas de 2020 foram de tomate, batata e banana.

  • 73% das empresas de varejo participantes do levantamento possuem áreas de prevenção de perdas
    Em 2015, 66% das empresas do levantamento possuíam um setor exclusivo para o tema.

  • R$ 7,6 bilhões foi o montante que representou as perdas nesse período (2020), somando todas as empresas
    O número é 1,79% do faturamento bruto das lojas analisadas pelo levantamento.

 

Tendo como base essas informações, Reck e seus sócios fundaram a Fresco Labs, startup que otimiza a compra de produtos frescos pelo varejo por meio da IA. 

“Tentei entender como o desperdício se dava na ponta. O funcionário que faz a compra, geralmente, não tem uma especialização. Ele faz uma compra baseada em cálculo manual, em intuição humana", falou o especialista em entrevista à Folha de S. Paulo.



Tendências

De olho no mercado e nas revoluções provocadas pela IA, Reck lembra que no varejo existirão as empresas que utilizarão soluções baseadas na ferramenta e as que criarão produtos baseados no recurso. Essa diferença é que vai definir a tecnologia como um diferencial ou não de competitividade.

Aos supermercadistas, por exemplo, Reck, por meio da Frescor Labs, usa a inteligência artificial para potencializar diversos processos. Veja alguns exemplos:

  1. Recomendação de compra: é informado quanto e quando comprar cada produto, levando em conta a frequência de aquisição

  2. Gestão de estoque virtual: é feito o gerenciamento eficiente do estoque virtual de produtos, evitando perdas e reduzindo custos.

  3. Potencialização da equipe: a startup oferece informações eficientes e realistas ao time de vendas, que por sua vez toma decisões mais assertivas e que auxiliam a alavancar os resultados.

  4. Software simples e fácil de usar: a startup oferece uma tecnologia sem curvas de aprendizado ou treinamentos extensivos para utilizar o sistema. Interface amigável e intuitiva ao alcance de todos.


Aos empreendedores de plantão, Reck é direto.


“A gente vive a era dos dados. Vem aí a era da valorização da criatividade e da imaginação. Vamos ver como os profissionais se reinventam ao utilizar essas ferramentas”, completa.


Os nativos digitais, também chamados de Geração Z, trarão desafios interessantes aos negócios. “É difícil de reter ou manter alegre e feliz. É um receio saber como lidar com a geração do futuro, que é a de consumo também”, finaliza. Fica a reflexão e o convite para a busca de soluções.

 

Benefícios do IA no varejo

Avalie esse pontos e faça a diferença:

  1. Auxilia no armazenamento do histórico dos produtos

 

  1. Ajuda a compreender melhor o comportamento do cliente

 

  1. Otimiza o processo de compra

 

  1. Traz importantes melhorias à gestão do estoque


🎬 ASSISTA À LIVE!

Participe do grupo Startups e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você