Na reta final de 2022, é interessante
rever conceitos sobre o tema e reavaliar estratégias para verificar se o seu
negócio está seguindo o caminho certo
Ninguém
duvida da força da inovação e de como se tornou uma questão necessária às
empresas de todos os portes, independentemente da área de atuação. Afinal, é
uma regra básica para garantir a sobrevivência e se manter competitiva em um
mercado altamente impactado pela tecnologia.
Faltando
poucos dias para o fim de 2022, fica o desafio: será que não é o momento de
reavaliar a inovação? Como estou executando esse processo nas minhas rotinas
diárias? Para causar as provocações e reflexões necessárias, é interessante
conferir a obra “Não Elogie o Funcionário Por Fazer Bem Seu Trabalho”, de
Stephen M. Shapiro (Editora Leya).
Para começo
de conversa, o livro, que pode soar bastante polêmico em algumas das suas
observações, é escrito por um dos mais importantes nomes da área no planeta.
Shapiro, que além de autor também atua como palestrante e consultor, é um dos
líderes da Innocentive, a renomada plataforma de inovação aberta na qual
empresas privadas, como a Johnson & Johnson, Pearson Education e Nestlé,
compartilham desafios para serem solucionados por pesquisadores de todo
o mundo.
Com um
know-how invejável, o escritor apresenta 40 propostas desenvolvidas para ajudar
os gestores a inovarem de forma mais eficiente e focada. Na prática, de acordo
com Shapiro, “inovação significa trabalhar de maneira inteligente, e não
trabalhar mais”.
É por meio
dessa premissa que ele propôs uma série de práticas que podem tornar a cultura
da inovação, de fato, bastante eficiente em qualquer organização. É
interessante utilizar essas observações como ponto de partida para recalcular
rotas e implantar novos procedimentos.
Insights
poderosos
- Inovação
tem a ver com mudanças, mas desde que sejam contínuas. Na prática, é preciso
sempre estar um passo adiante da concorrência. Inovar deve ser uma mudança de
comportamento e de cultura, ou seja, é um processo ininterrupto.
- Busque
o equilíbrio na hora de reunir especialistas. Para Shapiro, a especialização
pode ser sim inimiga do pensamento inovador. O excesso de informação e de
conhecimento sobre um determinado assunto pode dificultar pensá-lo de maneira
diferente. Para ampliar as possibilidades, é essencial reunir talentos das mais
diversas áreas, formações e experiências. Lembre-se: especialistas são
infalíveis em inovações incrementais, mas as disruptivas, que realmente
chacoalham o mercado, dependem da sinergia de um grupo de pessoas mais
heterogêneo.
- Jamais
comece do zero. Não diga simplesmente aos colaboradores para que pensem fora do
quadrado. Ofereça um ponto de partida, uma provocação para dar o start
necessário. Começar do zero aumenta as chances de reduzir a criatividade ou de
levar a soluções demasiadamente abstratas e impraticáveis. Definir limites não
significa impor restrições à inovação.
- Ideias
em excesso não são uma boa forma de inovar. Busque dar tempo suficiente para os
times desenvolverem e experimentarem ideias livremente. Dessa forma, eles
acabam encontrando boas soluções voltadas à inovação.
- A
autoconfiança pode ser inimiga da boa inovação. Por isso, não se apegue tanto
às suas ideias e certezas. Opiniões contrárias e que coloquem em xeque suas
observações são bem-vindas.
- É
essencial aprender a propor desafios. Se a ideia é apostar na inovação aberta,
invista em desafios e não em um processo baseado em geração de ideias. É uma
forma de buscar realmente soluções que funcionam.
- Nunca
esqueça: desafios não podem ser nem amplos, muito menos abstratos ou
específicos demais. Conduza a ação para que realmente venham soluções possíveis
de serem colocadas em prática.
- As
lideranças devem deixar evidente e muito clara a resposta para a pergunta: “por
que inovar?”. Para ter certeza que a sua empresa tem, de fato, uma cultura de
inovação, é fundamental que todos os times adotem crenças, ações, valores,
linguagens e habilidades em sintonia com esse objetivo.
Repensar
a inovação é um desafio que pode levar a sua empresa para patamares ainda
maiores. Reveja todos os aspectos necessários e garanta uma evolução incrível
ao seu negócio. O primeiro passo só depende de você!
Aqui, você vai encontrar os melhores conteúdos e práticas para desenvolver a inovação. Para mais informações entre em contato conosco através do e-mail: startups@dnainovacao.com.br , ou pelo telefone: +55 (41) 98816-2613.
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