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Vale a pena repensar a inovação no dia a dia da sua empresa

Vale a pena repensar a inovação no  dia a dia da sua empresa
DNA de Inovação
dez. 22 - 5 min de leitura
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Na reta final de 2022, é interessante rever conceitos sobre o tema e reavaliar estratégias para verificar se o seu negócio está seguindo o caminho certo

 

Ninguém duvida da força da inovação e de como se tornou uma questão necessária às empresas de todos os portes, independentemente da área de atuação. Afinal, é uma regra básica para garantir a sobrevivência e se manter competitiva em um mercado altamente impactado pela tecnologia.

 

Faltando poucos dias para o fim de 2022, fica o desafio: será que não é o momento de reavaliar a inovação? Como estou executando esse processo nas minhas rotinas diárias? Para causar as provocações e reflexões necessárias, é interessante conferir a obra “Não Elogie o Funcionário Por Fazer Bem Seu Trabalho”, de Stephen M. Shapiro (Editora Leya).

 

Para começo de conversa, o livro, que pode soar bastante polêmico em algumas das suas observações, é escrito por um dos mais importantes nomes da área no planeta. Shapiro, que além de autor também atua como palestrante e consultor, é um dos líderes da Innocentive, a renomada plataforma de inovação aberta na qual empresas privadas, como a Johnson & Johnson, Pearson Education e Nestlé, compartilham desafios para serem solucionados por pesquisadores de todo o mundo.

 

Com um know-how invejável, o escritor apresenta 40 propostas desenvolvidas para ajudar os gestores a inovarem de forma mais eficiente e focada. Na prática, de acordo com Shapiro, “inovação significa trabalhar de maneira inteligente, e não trabalhar mais”.

 

É por meio dessa premissa que ele propôs uma série de práticas que podem tornar a cultura da inovação, de fato, bastante eficiente em qualquer organização. É interessante utilizar essas observações como ponto de partida para recalcular rotas e implantar novos procedimentos.

 

Insights poderosos

 

 

  •      Inovação tem a ver com mudanças, mas desde que sejam contínuas. Na prática, é preciso sempre estar um passo adiante da concorrência. Inovar deve ser uma mudança de comportamento e de cultura, ou seja, é um processo ininterrupto.

 

  •      Busque o equilíbrio na hora de reunir especialistas. Para Shapiro, a especialização pode ser sim inimiga do pensamento inovador. O excesso de informação e de conhecimento sobre um determinado assunto pode dificultar pensá-lo de maneira diferente. Para ampliar as possibilidades, é essencial reunir talentos das mais diversas áreas, formações e experiências. Lembre-se: especialistas são infalíveis em inovações incrementais, mas as disruptivas, que realmente chacoalham o mercado, dependem da sinergia de um grupo de pessoas mais heterogêneo.

 

  •      Jamais comece do zero. Não diga simplesmente aos colaboradores para que pensem fora do quadrado. Ofereça um ponto de partida, uma provocação para dar o start necessário. Começar do zero aumenta as chances de reduzir a criatividade ou de levar a soluções demasiadamente abstratas e impraticáveis. Definir limites não significa impor restrições à inovação.

 

  •      Ideias em excesso não são uma boa forma de inovar. Busque dar tempo suficiente para os times desenvolverem e experimentarem ideias livremente. Dessa forma, eles acabam encontrando boas soluções voltadas à inovação.

 

  •      A autoconfiança pode ser inimiga da boa inovação. Por isso, não se apegue tanto às suas ideias e certezas. Opiniões contrárias e que coloquem em xeque suas observações são bem-vindas.

 

  •      É essencial aprender a propor desafios. Se a ideia é apostar na inovação aberta, invista em desafios e não em um processo baseado em geração de ideias. É uma forma de buscar realmente soluções que funcionam.

 

  •      Nunca esqueça: desafios não podem ser nem amplos, muito menos abstratos ou específicos demais. Conduza a ação para que realmente venham soluções possíveis de serem colocadas em prática.

 

  •      As lideranças devem deixar evidente e muito clara a resposta para a pergunta: “por que inovar?”. Para ter certeza que a sua empresa tem, de fato, uma cultura de inovação, é fundamental que todos os times adotem crenças, ações, valores, linguagens e habilidades em sintonia com esse objetivo.

Repensar a inovação é um desafio que pode levar a sua empresa para patamares ainda maiores. Reveja todos os aspectos necessários e garanta uma evolução incrível ao seu negócio. O primeiro passo só depende de você!

 

O DNA de Inovação tem como intuito conectar o ecossistema de inovação, empreendedorismo e startups ao desconhecido 🚀.

Aqui, você vai encontrar os melhores conteúdos e práticas para desenvolver a inovação. Para mais informações entre em contato conosco através do e-mail: startups@dnainovacao.com.br , ou pelo telefone: +55 (41) 98816-2613.

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