DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
InvestimentoVOLTAR

Uma nova visão sobre o futuro da inovação e investimentos

Uma nova visão sobre o futuro da inovação e investimentos
DNA de Inovação
set. 30 - 4 min de leitura
000

A pandemia chegou para transformar o mercado e provocou uma revolução no ecossistema de inovação, provocando um boom de investimentos em startups. Veja o cenário na visão do investidor Marcel Malczewski

Em um mundo onde tudo é transformado pelo digital, as coisas estão se modificando e tomando proporções antes nem imaginadas pelo mercado. A velocidade e poder de execução das tecnologias representam um novo normal a ser vivido no mundo dos negócios.

Uma nova visão sobre o futuro da inovação e investimentos

Nos mostrando uma outra realidade, as tecnologias ampliam os limites do futuro da inovação, mas para isso é preciso que novos investimentos sejam feitos com cautela e exatidão. Hoje, a análise para investir em uma startup, por exemplo, está muito ais criteriosa. O investidor necessita do resultado e para isso precisa entender como é investir nesse novo normal. É um tempo muito mais dinâmico que vai exigir do investidor conhecimento e inteligência diante do universo digital.

Nessa nova era, os investimentos em inovação serão mais direcionados a empresas com respostas imediatas e grandes soluções para as necessidades do cliente e do mercado. As startups estão tomando a atenção de todos os investidores, demonstrando o quanto suas inovações são eficazes e rápidas. Nesse viés, o investidor pode receber os lucros investidos em muito menos tempo do que se fosse aplicar seu capital em outras modalidades de investimento.

Ainda assim, é preciso ter cautela. As startups trazem boas soluções sim, mas sempre haverá riscos. Cabe ao investidor colocar o seu investimento na empresa que apresente a equipe mais qualificada, o problema mais solúvel, a ideia mais inovadora e, também, a startup que obtém melhor sinergia com o mercado.

Dessa forma, o futuro da inovação e investimentos é focado nas startups e grandes soluções tecnológicas. Nesse futuro, é preciso muito mais atenção do investidor nas empresas em que aporta seu capital. Também nesse futuro, haverá cada vez mais startups apresentando projetos semelhantes, é responsabilidade do investidor dar vida às ideias mais ricas em inovação e soluções para as dificuldades de mercado.

O que Marcel Malczewski foca na hora de investir?

“A primeira coisa que eu procuro olhar, é que mercado esse empreendedor está atuando. Porque como investidor profissional o objetivo maior é em 5 ou 7 anos vender essa empresa e ganhar mais dinheiro com isso.” – Marcel Malczewski

E como isso acontece? Só será possível quando essa startup estiver inserida em um grande mercado, capaz de possibilitar que aquele negócio venha a crescer de forma exponencial, de maneira rápida para que o investidor consiga multiplicar o seu dinheiro. Então, olhe primeiro para o tamanho do mercado. Logo após, analise a oferta.

Descubra se as inovações que essa startup apresenta vão corresponder às necessidades de mercado. Não necessariamente precisa ser algo gigantesco como as inovações de Jeff Bezos, mas sim uma boa sacada, algo que venha surpreender.

O futuro da inovação e investimento foi redefinido pela pandemia

A aproximação de novos possíveis clientes ao digital e também a busca incessante por respostas aos momentos de dificuldade promoveram uma nova era do mercado.

“Todas essas coisas fizeram com que o aumento da produtividade fosse brutal. E a busca por digitalização dos negócios foi enorme. São tantas as mudanças e processos acelerados.” – Marcel Malczewski

Uma dessas mudanças foi a introdução de maior parte da população ao digital. A outra aconteceu no Varejo. O e-commerce salvou a vida do varejista e, de quebra, trouxe bons lucros para quem fez o uso correto da ferramenta tecnológica. Somente no ano passado o comércio eletrônico mundial registrou um avanço de 41% segundo Webshoppers 43, da Ebit/Nielsen e do Bexs Banco. Fato que proporcionou ao varejo sua maior alta nos últimos 13 anos!

Em nosso país os números são mais promissores ainda. Já na primeira metade do ano o e-commerce brasileiro bateu recorde de vendas! Foram R$ 53,4 bilhões, uma crescente superior em 31% com relação à mesma época de 2020.

pandemia gerou grandes problemas, mas também serviu para potencializar partes do mercado que mal conheciam o digital. Com ela, mais empreendedores puderam se salvar do caos e conectar suas empresas a um novo futuro. E o investidor precisa estar atento para acompanhar as mudanças e enxergar as oportunidades.

Participe do grupo Investimento e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você