DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Inovação AbertaVOLTAR

Um show de inovação na Copa do Mundo do Catar

Um show de inovação na Copa do Mundo do Catar
DNA de Inovação
dez. 5 - 5 min de leitura
000


Para receber a primeira edição do evento esportivo no Oriente Médio, os organizadores recorreram à tecnologia para garantir muitos gols também fora de campo

 

Além de ser a primeira edição da Copa do Mundo realizada no Oriente Médio, o Mundial do Catar, que terá a sua grande final no dia 18 de dezembro, é também sinônimo de inovação tecnológica. Cada partida tornou-se, como definiu o CEO do evento esportivo da Fifa, um espetáculo high-tech de última geração.

A tecnologia garante mais conforto e segurança aos milhares de torcedores de todo o planeta que comparecem às arenas modernas construídas em pleno deserto. Fora isso, a experiência do público está sendo colocada à prova por meio de uma série de iniciativas.

Muito além do Catar, os torcedores das diferentes seleções podem acompanhar a Copa do Mundo no metaverso. Por meio de uma parceria da Fifa com o UPLAND, a proposta é gerar mais engajamento com a criação de um ambiente dedicado à competição.

No metaverso, o nativo digital fanático por futebol pode coletar, negociar e adquirir ativos e destaques digitais da Fifa. Para os torcedores de plantão, entre os atrativos destacam-se lances icônicos da disputa nos NFTs colecionáveis. Imperdível, certo?

 

Consumo sadio de energia no Catar

A sustentabilidade também caminha junto com as inovações implantadas na Copa do Catar. Todos os estádios contam com iluminação LED, que, além de mais eficiente, tem um consumo menor de energia elétrica. Os organizadores estimam que as arenas terão um consumo 40% menor de luz em relação a outros empreendimentos dessa natureza.

As vantagens não param por aí. As lâmpadas de LED permitem inúmeros efeitos visuais, que garantiram um show à parte na abertura e prometem tirar o fôlego do público também na grande final.  Vale lembrar que a economia no consumo de energia está também diretamente relacionada com a eficiência térmica adotada na construção dos estádios.



VAR inteligente

Na Copa do Catar, as chances de erros de arbitragem reduziram consideravelmente. O VAR (na tradução livre da sigla em inglês, “Árbitro Assistente de Vídeo”) conta com 12 câmeras de rastreamento, que estão conectadas a um dispositivo de inteligência artificial.

Por meio desse sistema, é possível, por exemplo, reduzir o tempo gasto para validar ou não uma jogada. Soma-se a isso outra tecnologia trazida pela Adidas à bola usada nos jogos.

A chamada “bola conectada” tem a função de auxiliar o sistema VAR com dados que garantem aos árbitros a possibilidade de tomar decisões mais rápidas e precisas. Na prática, como funciona?

É simples. Um sensor, instalado no interior da bola, permite o envio de dados de localização 500 vezes por segundo para os computadores do VAR. Dessa forma, o sistema de suspensão pode fazer toda a diferença na detecção de toques duvidosos e ainda auxiliar em questões relacionadas à arbitragem.



Conheça outras inovações da Copa do Mundo do Catar

1.    Sistema de resfriamento eficaz

Como o Catar é muito quente, com temperaturas que chegam rapidamente aos 40ºC, era inimaginável ocupar esses estádios nos dias de intenso calor. Para evitar que as arenas virem estufas, foi implantado, pela primeira vez, um sistema de resfriamento inteligente. Dessa forma, atletas e o público têm à disposição um clima sempre ameno.

 

2.    Telhados retráteis em destaque

Para fortalecer o sistema de resfriamento inteligente, as arenas do Catar têm ainda tetos retráteis, que podem ser abertos ou fechados de acordo com as condições climáticas. A ideia é não sobrecarregar a utilização de água e energia.

 

Além disso, a estrutura conta com turbinas eólicas de sombreamento, que funcionam em sinergia com painéis solares fotovoltaicos, para gerar energia suficiente para que os espectadores possam carregar celulares e outros dispositivos utilizando portas USB ou um sistema de recarga sem fio de última geração.

 

 

3.    Conexão 5G à disposição

Além de todas as inovações presentes na Copa do Mundo do Catar, uma área comum nos estádios garante aos torcedores conexão 5G de alta velocidade. Dessa maneira, todos podem assistir aos jogos de forma mais imersiva, ou seja, fazendo uso de equipamentos de realidade virtual e aumentada em tempo real.

 

 

Diante de tanta inovação, o Mundial de 2022 não vai seduzir apenas os aficionados por futebol. Quem curte acompanhar as possibilidades oferecidas pela tecnologia, com certeza vai se interessar em acompanhar tudo o que rola no Catar. Afinal, o maior evento high-tech do planeta garante também grandes insights e mostra novas possibilidades. Que sigam as partidas!




  O DNA de Inovação  tem como intuito conectar o ecossistema de inovação, empreendedorismo e startups ao desconhecido 🚀.


Aqui, você vai encontrar os melhores conteúdos e práticas para desenvolver a inovação. Para mais informações entre em contato conosco através do e-mail: startups@dnainovacao.com.br , ou pelo telefone: +55 (41) 98816-2613.

Quer apresentar sua solução pra gente? Agende seu pitch aqui!

Mais do que uma plataforma de inovação, o DNA é a chance real de mudarmos o mindset. 🧬💡  

 

 


Participe do grupo Inovação Aberta e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você