Está em busca de inspiração para
empreender? Conheça a incrível trajetória de Pedro Smolka, que não se encontrou
na área de engenharia civil, trabalhou como motorista de Uber e acabou fazendo
de um novo conceito de bar o ponto de partida para grandes oportunidades
Mudar o percurso profissional e partir em busca de novos caminhos exige coragem e disposição para encarar desafios. Após a conclusão do curso de Engenharia Civil, Pedro Smolka percebeu que não estava no rumo certo.
“Não fez muito sentido pra mim, sofri muita influência da minha família que tá bastante inserida no mundo da engenharia e arquitetura”, fala.
Disposto a
encarar um período sabático, Pedro, que havia passado um tempo nos EUA, foi um
dos primeiros motoristas de Uber na capital paranaense. Viveu todos os
perrengues da introdução do aplicativo na cidade, mas sempre de olho em novos
horizontes.
Com um
amigo, que tinha um box no Ceasa, veio a ideia de investir em um novo conceito
de bar bastante popular em solo norte-americano: o rooftop. Assim, nasceu o
Gards, no terraço do Pátio Batel.
A ideia era
boa, mas precisava de investidores. A dupla continuou na labuta diária e
arregaçou as mangas para encontrar o suporte necessário para tirar o sonho do
papel.
O Gards foi
um enorme aprendizado, mas vários erros no percurso causaram momentos de
turbulência a todos os envolvidos. Após passar o negócio para frente, os
empreendedores, já bastante preparados, alçaram voos em busca de uma nova
parada.
Nos fundos
de um restaurante, viram um local ideal para dar início ao Janela Bar. Dito e
feito: tornou-se um sucesso.
Com foco total na operação e experiência do cliente, o Janela Bar, que completou 7 anos em 2024, se destaca por entregar alta coquetelaria de rua a preço acessível, ou seja, democratizou o acesso a drinques tidos como elitizados. Ao apostar no formato take away, os idealizadores criaram um espaço descolado e de consumo na própria calçada.
“Nós só usamos insumos de alta qualidade e oferecemos todas as bebidas com o mesmo preço. Dessa forma, a pessoa consome o que ela gosta mesmo, não o mais barato”, fala Pedro.
Com 80% dos
drinques autorais e sem garçons, o Janela Bar, queridinho do público de até 25
anos, teve que se reinventar na pandemia. Diante do isolamento social imposto
pela necessidade de combate ao coronavírus, Smolka revela que ele e os sócios
apostaram no delivery e no smash burguer, que ainda era novidade em Curitiba.
Além disso,
o Janela Bar, que conta com um terceiro
sócio, vindo da área de gastronomia e hotelaria, mirou nas franquias. Afinal, o
conceito inovador podia conquistar públicos de outras regiões.
Bingo! Hoje, há 30 unidades espalhadas pelo país.
”Até a décima, muita coisa foi ajustada”, conta Pedro Smolka.