DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
StartupsVOLTAR

Um ano de muitas possibilidades para o ecossistema de inovação

Um ano de muitas possibilidades para o ecossistema de inovação
DNA de Inovação
fev. 7 - 4 min de leitura
000

⚠️Você pode escutar e ver o Quebrando Cuca ao final dessa matéria.


Após um ano difícil para as startups, 2023 chega com muitas perspectivas positivas para quem está decidido a fazer a diferença

 

Não por acaso, o Brasil ocupa atualmente o 57º lugar no Índice Global da Inovação (IGI) entre 132 países. O resultado, que faz parte do levantamento promovido pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), prova que o ecossistema brasileiro segue a todo vapor.

Mesmo com um 2022 difícil, a perspectiva é de um cenário repleto de oportunidades para os empreendedores neste ano. De acordo com a jornalista Fabiana Sampaio Rolfini, editora do portal Startups, profissional que tem mais de uma década de experiência na área de TI corporativa, o momento não impede um clima de otimismo.


“É hora das startups fazerem a lição de casa. Reavaliar métricas, analisar como estão queimando o caixa e tracionando o produto, entre outras questões essenciais”, analisa.


Para a editora, apesar de ser uma fase mais comedida para as startups, isso não significa falta de oportunidades. “É necessário mudar o olhar sobre as estratégias. Apesar das demissões e de outras consequências verificadas no chamado ‘inverno das startups’, isso foi um aprendizado”, reitera Fabiana.

Em outras palavras, não é o fim da era das startups. Muito pelo contrário.

“Não tenha medo de empreender”, enfatiza a profissional, sinalizando que há sim muita coisa boa vindo por aí.

 

Para as startups que estão começando, o novo ano pode apresentar grandes chances, pois essas empresas já chegam ao mercado preparadas para encarar um fase com menos investimentos volumosos, mas com espaço para quem está realmente disposto a apresentar soluções práticas para o dia a dia de toda a sociedade. Com estratégia, dá sim para fazer a diferença.

A palavra de ordem em 2023 é: coragem. Não fique com receio da concorrência, reveja processos e abrace o sonho de empreender e inovar cada vez mais. Adotando essas novas diretrizes, com certeza os caminhos se abrirão para destinos ainda mais maravilhosos. Boa viagem!

 

Dicas para aproveitar o ecossistema de inovação em 2023

Quer alcançar um novo patamar com a sua empresa neste ano? A Associação Brasileira de Startups (Abstartups) destaca quatro pontos que merecem a sua atenção e que devem estar na pauta de prioridades para 2023. Bora rever o planejamento estratégico?

 

1.    O formato híbrido de trabalho ganha mais força

A pandemia impactou as relações profissionais  e provocou mudanças que tornaram-se realidade em muitas organizações. Por isso, o regime híbrido deve ganhar ainda mais força em 2023. Na prática, essa medida, que valoriza a versatilidade de uma pessoa executar bem as tarefas tanto em casa como no escritório, também vem acompanhada de novas práticas de gestão e de ferramentas que favoreçam o trabalho a distância. Não descuide da retenção de talentos!

 

2.    Aposta na semana de quatro dias

Uma realidade em vários países, o modelo de trabalho com foco em uma semana de quatro dias pode ficar cada vez mais comum no Brasil. Várias startups, que testaram a medida, perceberam aumento da produtividade dos times e melhorias significativas na qualidade de vida dos colaboradores. Experimente!

 

3.    Investimento em canais de comunicação corporativa

Aquela história de mandar mensagens de trabalho no WhatsApp, em qualquer horário, inclusive aos fins de semana, está com os dias contados. Muitas empresas já estão reavaliando esse modelo de relacionamento, pois a saúde mental dos colaboradores tornou-se prioridade para o bom desempenho de qualquer instituição. É uma ação estratégica.  Em 2023, a ideia é de um incremento em iniciativas voltadas a essa questão.

 

4.    Prioridade à agenda ESG (environmental, social and corporate governance)

A governança ambiental, social e corporativa, difundida mundialmente como ESG, é uma das grandes prioridades de 2023. O tema ganha ainda mais força devido aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que devem obrigatoriamente se tornar realidade até 2030. O assunto é vital para o universo corporativo e vai ser responsável por inúmeras medidas disruptivas. Fique ligado!



🎙️ESCUTE AO PODCAST!




🎬 ASSISTA À LIVE

Participe do grupo Startups e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você