O diretor administrativo do Grupo Livrarias Curitiba, Marcos Pedri, revela como a empresa, que tem seis décadas de atividades, se reinventou e passou pela pandemia sem prejudicar a saúde do negócio
Se você
gosta de histórias inspiradoras, prepare-se para um encontro especial com
Marcos Pedri, diretor administrativo do Grupo Livrarias Curitiba. Nesse
episódio do programa de streaming “Quebrando a Cuca”, ele revela detalhes de
uma jornada de sucesso e repleta de insights à frente do negócio familiar, que
chegou ao 60.° aniversário em 2023.
O universo dos livros sempre fez parte da vida de Marcos. Desde a infância, junto com
seus irmãos, ajudou o pai, Valentim Pedri, no sonho de abrir uma livraria. O
patriarca era ex-funcionário de uma editora e um apaixonado por literatura.
Em 1963,
Valentim abriu a primeira loja da Livrarias Curitiba num antigo prédio da Rua
Voluntários da Pátria, com apenas 4 funcionários. Em 1965, mais um importante
passo foi dado com a inauguração da primeira loja em Santa Catarina e, assim,
foi criada a Livrarias Catarinense.
Apesar de estar ao lado do pai nessa fase inicial, Marcos, antes de mergulhar no negócio da família, concluiu a faculdade e foi funcionário público por 20 anos.
“A vida é um processo de aprendizado. Fui buscar outro desafio”, fala.
Após essa
fase da carreira, com direito a um período especial em Foz do Iguaçu, Marcos
viu que era hora de estar com o pai e irmãos à frente da Livrarias Curitiba. Os
8 irmãos souberam se organizar e cada um se dedica à área em que pode
contribuir mais e desempenhar melhor suas funções.
Mesmo com a
crise verificada no mercado editorial, com o fechamento de lojas e o
encerramento das atividades de grandes empresas do setor, a Livrarias Curitiba
soube inovar e se reposicionar. Por isso, estava preparada para passar pela
pandemia sem comprometer o futuro do empreendimento.
Pedri
destaca a aposta no relacionamento com o cliente. Além de uma plataforma que
garante cashback, há todo um esforço para ampliar laços e entender o desejo das
pessoas.
As 25 lojas físicas do grupo são exemplos disso. Os espaços oferecem área para café, eventos, como contação de histórias para crianças, entre outros diferenciais.
“Há toda uma experiência de compra, que ajuda a criar esse elo e que contribui para fechar a venda”, fala Marcos Pedri.
Investidor, Pedri vê com otimismo o ecossistema de startups.
“Tá tendo muita oportunidade e muita coisa legal sendo criada”, reitera.
Com relação às livrarias, Pedri destaca um movimento muito interessante na área de papelaria, que funciona como um imã bastante atrativo para trazer clientes às lojas.
“Canetas que oferecem milhares de sensações, cadernos inteligentes, mochilas com os heróis do cinema. O faturamento desse setor não era tão relevante, mas hoje representa cerca de 25%”, fala.
Os desafios para inovar em uma empresa tradicional
Para se
tornar competitiva, uma empresa tradicional precisa fomentar a inovação. Veja:
- Aposte na cultura de inovação.
Invista na criação de um ambiente que incentive a experimentação e a aceitação
de erros/falhas como parte do processo de aprendizado.
- Invista em tecnologia. Busque implantar novas tecnologias que possam
otimizar processos, melhorar a eficiência e criar novos produtos ou serviços.
- Construa parcerias e ações
colaborativas. Faça conexões com
startups, universidades e outras organizações para trazer novas ideias e
perspectivas.
- Priorize o cliente. Ouça os
consumidores e envolva-os no processo
de desenvolvimento de novos produtos e serviços. Use o feedback para melhorar
continuamente.
- Monte uma equipe diversificada, com
diferentes experiências e habilidades para trazer novas ideias e abordagens.
Invista também no desenvolvimento
contínuo, proporcionando treinamentos e oportunidades de aprendizado.
-
Adote metodologias ágeis para
assegurar uma resposta rápida às mudanças e garantir um desenvolvimento
interativo.
- Monte espaços em que os funcionários possam experimentar novas ideias e
tecnologias sem as restrições do dia a dia.
- Monitore o mercado, ou seja, fique
atento às tendências e mudanças para identificar oportunidades de inovação.
Seguindo à risca essas ações, é possível transformar uma empresa tradicional em uma organização mais inovadora e preparada para o futuro. Nunca é tarde para se reinventar!
Assista ao episódio completo! 🎙️
Quer saber detalhes sobre a evolução dos livros? Ficou curioso para saber o que Pedri pensa sobre o formato digital e até mesmo conferir curiosidades sobre os títulos de autoajuda? Confira o bate-papo abaixo de Marcos Pedri, diretor administrativo do Grupo Livrarias Curitiba, com Iuri Lenzi, fundador da Zinz, e a CEO da aceleradora Condor Connect, Kauana Yrina.
A conversa faz parte do programa de streaming “Quebrando a Cuca”, que todas as sextas-feiras (transmitido no Facebook, LinkedIn e YouTube, além de estar disponível no Spotify) traz temas e convidados de destaque do ecossistema para compartilhar cases e discutir os mais diversos assuntos. Além de compreender detalhes da jornada do empreendedor, dá para ter acesso a insights que realmente fazem toda a diferença.
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