DNA de Inovação
DNA de Inovação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Inovação AbertaVOLTAR

Tradição e inovação podem caminhar juntas

Tradição e inovação podem caminhar juntas
DNA de Inovação
jul. 23 - 6 min de leitura
000


O diretor administrativo do Grupo Livrarias Curitiba, Marcos Pedri, revela como a empresa, que tem seis décadas de atividades, se reinventou e passou pela pandemia sem prejudicar a saúde do negócio

 

 

Se você gosta de histórias inspiradoras, prepare-se para um encontro especial com Marcos Pedri, diretor administrativo do Grupo Livrarias Curitiba. Nesse episódio do programa de streaming “Quebrando a Cuca”, ele revela detalhes de uma jornada de sucesso e repleta de insights à frente do negócio familiar, que chegou ao 60.° aniversário em 2023.

 

 O universo dos livros sempre fez parte da  vida de Marcos. Desde a infância, junto com seus irmãos, ajudou o pai, Valentim Pedri, no sonho de abrir uma livraria. O patriarca era ex-funcionário de uma editora e um apaixonado por literatura.

 

Em 1963, Valentim abriu a primeira loja da Livrarias Curitiba num antigo prédio da Rua Voluntários da Pátria, com apenas 4 funcionários. Em 1965, mais um importante passo foi dado com a inauguração da primeira loja em Santa Catarina e, assim, foi criada a Livrarias Catarinense.

 

Apesar de estar ao lado do pai nessa fase inicial, Marcos, antes de mergulhar no negócio da família, concluiu a faculdade e foi funcionário público por 20 anos.


“A vida é um processo de aprendizado. Fui buscar outro desafio”, fala.

 

Após essa fase da carreira, com direito a um período especial em Foz do Iguaçu, Marcos viu que era hora de estar com o pai e irmãos à frente da Livrarias Curitiba. Os 8 irmãos souberam se organizar e cada um se dedica à área em que pode contribuir mais e desempenhar melhor suas funções.

 

Mesmo com a crise verificada no mercado editorial, com o fechamento de lojas e o encerramento das atividades de grandes empresas do setor, a Livrarias Curitiba soube inovar e se reposicionar. Por isso, estava preparada para passar pela pandemia sem comprometer o futuro do empreendimento.

 

Pedri destaca a aposta no relacionamento com o cliente. Além de uma plataforma que garante cashback, há todo um esforço para ampliar laços e entender o desejo das pessoas.

 

As 25 lojas físicas do grupo são exemplos disso. Os espaços oferecem área para café, eventos, como contação de histórias para crianças, entre outros diferenciais.

“Há toda uma experiência de compra, que ajuda a criar esse elo e que contribui para fechar a venda”, fala Marcos Pedri.





Investidor, Pedri vê com otimismo o ecossistema de startups.

“Tá tendo muita oportunidade e muita coisa legal sendo criada”, reitera.

 

Com relação às livrarias, Pedri destaca um movimento muito interessante na área de papelaria, que funciona como um imã bastante atrativo para trazer clientes às lojas.


“Canetas que oferecem milhares de sensações, cadernos inteligentes, mochilas com os heróis do cinema. O faturamento desse setor não era tão relevante, mas hoje representa cerca de 25%”, fala.




Os desafios para inovar em uma empresa tradicional

 

Para se tornar competitiva, uma empresa tradicional precisa fomentar a inovação. Veja:

 

  • Aposte na cultura de inovação. Invista na criação de um ambiente que incentive a experimentação e a aceitação de erros/falhas como parte do processo de aprendizado.

 

  • Invista em tecnologia.  Busque implantar novas tecnologias que possam otimizar processos, melhorar a eficiência e criar novos produtos ou serviços.

 

  • Construa parcerias e ações colaborativas. Faça conexões  com startups, universidades e outras organizações para trazer novas ideias e perspectivas.

 

  • Priorize o cliente. Ouça os consumidores   e envolva-os no processo de desenvolvimento de novos produtos e serviços. Use o feedback para melhorar continuamente.

 

  • Monte uma equipe diversificada, com diferentes experiências e habilidades para trazer novas ideias e abordagens. Invista também  no desenvolvimento contínuo, proporcionando treinamentos e oportunidades de aprendizado.

 

  • Adote metodologias ágeis para assegurar uma resposta rápida às mudanças e garantir um desenvolvimento interativo.

 

  • Monte espaços em que os funcionários possam experimentar novas ideias e tecnologias sem as restrições do dia a dia.

 

  • Monitore o mercado, ou seja, fique atento às tendências e mudanças para identificar oportunidades de inovação.

 

Seguindo à risca essas ações, é possível transformar uma empresa tradicional em uma organização mais inovadora e preparada para o futuro. Nunca é tarde para se reinventar!



Assista ao episódio completo! 🎙️


Quer saber detalhes sobre a evolução dos livros? Ficou curioso para saber o que Pedri pensa sobre o formato digital e até mesmo conferir curiosidades sobre os títulos de autoajuda? Confira o bate-papo abaixo de Marcos Pedri, diretor administrativo do Grupo Livrarias Curitiba, com Iuri Lenzi, fundador da Zinz, e a CEO da aceleradora Condor Connect, Kauana Yrina.




A conversa faz parte do programa de streaming “Quebrando a Cuca”, que todas as sextas-feiras (transmitido no Facebook, LinkedIn e YouTube, além de estar disponível no Spotify)  traz temas e convidados de destaque do ecossistema para compartilhar cases e discutir os mais diversos assuntos. Além de compreender detalhes da jornada do empreendedor, dá para ter acesso a insights que realmente fazem toda a diferença.

 

  • Acompanhe o “Quebrando a Cuca” também no Spotify. Clique aqui e ouça agora mesmo o podcast.
  • Quer mais insights poderosos desse bate-papo? Tenha acesso ao quadro Sem Papas na Língua tornando-se assinante da Comunidade DNA de Inovação. Clique aqui e fique por dentro.

Participe do grupo Inovação Aberta e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você