Inovar não é simplesmente colocar a criatividade à mostra: é preciso estratégia, estudo do mercado e um time de gestão capaz de trazer as soluções certas para alcançar os melhores resultados
Não tenha dúvida: a equipe de liderança de uma startup deve ser experiente e ter um histórico comprovado de sucesso na área de atuação. Isso é pré-requisito e fará toda a diferença na jornada rumo ao crescimento desse negócio.
Na prática, além de responder pela gestão, esse time vai guiar a startup por todas as etapas necessárias para atingir a tão cobiçada consolidação no mercado. Cabe aos líderes a definição dos primeiros passos.
Por ser a alma da startup, a liderança deve garantir o alinhamento necessário e assegurar a fidelidade a tudo que foi determinado. Deve agir com otimismo e foco em tudo o que fizer, pois não é fácil navegar em um mar de inúmeras incertezas.
Ao contrário do que ocorre em outras instituições, o líder em uma startup ainda busca um horizonte, um lugar para chamar de seu. Dessa forma, os desafios são incontáveis: muita coisa para testar, avaliar e a tomada de decisão depende de um engajamento real de todos os envolvidos.
O líder guia cada fase até a obtenção da desejada validação do modelo de negócios. É muito diferente de comandar uma organização já estruturada. É preciso inspirar, encantar e trazer para o seu lado os melhores talentos possíveis.
Perfil ideal do líder de uma startup
- Age com convicção
- É firme em suas decisões
- Sabe o que precisa ser feito e coordena os times como um verdadeiro maestro
- Trabalha para deixar a equipe sempre focada e engajada, de acordo com os objetivos previamente definidos
- Busca manter o clima organizacional sempre para cima, ou seja, favorece um ambiente dinâmico, leve e prazeroso, que vai impactar diretamente nos resultados
No dia a dia, o bom líder entende que uma comunicação eficiente só traz vantagens. Ao apresentar ideias claras e manter todos os processos e times bem alinhados, ele consegue saber onde a startup vai chegar em curto, médio ou longo prazo.
Além de definir tarefas e responsabilidades, o líder faz com que todos falem a mesma língua e sabe usar a comunicação interna a seu favor. A liderança precisa definir prioridades e o grau de complexidade em todas as atividades realizadas diariamente.
O tão sonhado crescimento pede monitoramento constante. O trabalho, seja do grupo ou individual, deve ser seguido de perto. Mais que delegar tarefas, ele sabe apoiar e ajudar todos. Só não pode deixar jamais ninguém perder o foco, pois essa é a premissa para atingir os objetivos que norteiam a startup.
Identificar talentos
Além de uma condução primorosa da startup, o líder precisa ter um olhar estratégico e diferenciado para encontrar talentos que podem ser melhor explorados. Essa sensibilidade potencializa o negócio.
Ao fazer essa gestão de pessoas, pode propor o desenvolvimento de habilidades em favor do negócio. Além de favorecer a retenção, esse cuidado dá força à marca no mercado, garante uma reputação positiva e tem tudo para trazer lucratividade.
Uma boa liderança em startups sabe receber feedbacks sobre a forma que conduz os processos e ainda aceita sugestões. É preciso dar espaço e voz realmente aos colaboradores.
O gestor tem que se tornar um conselheiro. Aquele ideia da figura do chefe que só determina e ponto, sem qualquer questionamento, é sinônimo de fracasso.
O líder tem que ser um parceiro e também um profissional aberto a receber novas ideias. Esse é o trunfo para o desenvolvimento, de fato, inovador.
Fonte de inspiração, a boa liderança sabe buscar as alternativas certas para cada fase do processo. Em muitas situações, a solução não vem de aportes financeiros, mas sim de insights, do apoio e de muito conhecimento.
O bom líder de uma startup está pronto para mudar o rumo da embarcação quando for necessário. Se acomodar nunca é uma opção. Para que possa atingir essa meta, precisa de informação e estar ligado a tudo que acontece no setor de atuação.
Lembre-se: as startups correm contra o tempo. Os líderes precisam achar o ponto de equilíbrio ideal para a empresa o quanto antes, por isso, a procrastinação e o acúmulo de decisões/funções são desvios inadmissíveis.
A boa liderança entende o que o cliente espera e nunca deixa o produto ou serviço ter uma reputação ruim. Eficiência, dinamismo e uma generosa dose de otimismo e profissionalismo são ingredientes básicos em suas ações. O desafio é enorme, mas também bastante recompensador.
Pense sobre isso antes de tirar qualquer ideia do papel. Boa sorte!
O DNA de Inovação tem como intuito conectar o ecossistema de inovação, empreendedorismo e startups ao desconhecido 🚀. Aqui, você vai encontrar os melhores conteúdos e práticas para desenvolver a inovação.
Para mais informações entre em contato conosco através do e-mail: startups@dnainovacao.com.br , ou pelo telefone: +55 (41) 98816-2613. Quer apresentar sua solução para a aceleradora Condor Connect? Agende seu pitch aqui!
Mais do que uma plataforma de inovação, o DNA é a chance real de mudarmos o mindset. 🧬💡