O acelero pressuposto pela pandemia ocasionou uma maior conectividade entre as startups e o mercado varejista, propondo a eles grandes inovações
Responsável pela maior parte da economia brasileira, o varejo vive poucos momentos inovadores por conta de sua cultura. O comerciante varejista não aceita a transformação e infelizmente por falta de conhecimento, deixa de lado a oportunidade de potencializar o seu comércio.
Com uma ferramenta tecnológica podemos determinar novas realidades para certas funções na empresa e realizações de projetos, otimizando tarefas e realocando a empresa em seu nível de mercado.
O crescimento do varejo digital representa uma nova era para o seu mercado. Novas formas de se relacionar com seu cliente, de expor seus produtos e de alcançar o público alvo.
Outra relação que cresceu no mercado varejista, foi seu relacionamento com empresas altamente tecnologias e inovadoras. As startups estão imergindo no segmento e fornecendo auxilio para que o varejo desenvolva suas inovações e produtos com base tecnológica ou não.
Esse relacionamento é representado em dados. A pesquisa “Transformação Digital no Varejo Brasileiro”, apontou que os investimentos feitos em startups de varejo chegaram a 87% somente neste ano.
O crescimento impõe que o varejo mude sua filosofia e cultura, transpondo o quanto é enriquecedor aderir os recursos que o digital oferece.
Mas essa conexão do varejo e as startups não é de hoje
Desde de seu inicio, lá na antiguidade, o varejo sempre se transformou e segue impactando nossa sociedade, unindo povos e alimentando novas conexões. O comércio varejista é sem dúvidas uma das principais atividades mercantis do ser humano.
Seu contato com o meio digital passou a ganhar forças a partir da propagação do e-commerce. A ferramenta foi fundamental para que o comerciante encarasse as dificuldades da pandemia e pode render grandiosos lucros para quem o utilizou.
Ainda assim, a relação com o mundo digital já vem de alguns anos atrás. E desde 2011, o varejo projeta o desenvolvimento de startups no segmento. No ano, eram mapeadas aproximadamente 100 startups que ofereciam soluções inovadoras e tecnológicas para o varejo.
De lá pra cá, houve um crescimento significativo e o Brasil soma mais de 644 startups atendendo as necessidades do varejo.
As retailtechs como são nomeadas essas empresas, procuram desempenhar suas funções visando entregar soluções inovadoras para o varejo.
Aceitar a transformação digital é entregar o melhor para seu varejo
Para alguns empreendedores aceitar o digital é mais complicado do que pensamos. Com a cabeça fechada e pouco conhecimento sobre as generosidades que o digital promove, deixam de lado ferramentas tecnologias importantes, capazes de agregar valores positivos.
É uma união entre o comodismo e o desconhecido que juntos, regressam à realidade do mercado varejista, estando confortável o varejista não aceita a transformação e sem o conhecimento não pode usufruir dos bens da tecnologia.
Logo, aceitar a transformação digital precisa estar na lista de prioridades dos empreendedores do futuro, sem ela, nenhuma empresa sobreviverá e tão pouco lucrará. A transformação digital é sinônimo de otimização, de impulsionamento, não a confunda com investir milhões em tecnologia, o pouco da tecnologia pode ser o suficiente para dar novos nortes para sua empresa.
Para abrir espaço à transformação digital basta o empreendedor se desapegar das práticas antigas, das ações já mastigadas pelo mercado e das saturações que ele murmura.
Encontre uma nova forma de se relacionar com o cliente, de organizar a empresa e de construir um projeto com tecnologia. Encontre soluções aceitando a transformação digital.
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