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Startups de varejo são a grande promessa de 2022

Startups de varejo são a grande promessa de 2022
DNA de Inovação
jul. 13 - 5 min de leitura
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Após a pandemia, o segmento vive o boom do digital e o mercado busca cada vez mais soluções para atender clientes extremamente exigentes

 

O ano é bastante promissor para as retailtechs. Em um momento de transformação do varejo, com forte convergência entre o modelo tradicional e o digital, essas startups encontram espaço para apresentar soluções, por meio de tecnologias diferenciadas, para as necessidades dos mais variados tipos de comércio.

Em tempos de Varejo 4.0, é essencial unir os pontos fortes de uma loja física com as inúmeras novidades virtuais que moldam e fomentam as tendências do consumo. Vale a pena lembrar que um levantamento do Statista mostra que, neste ano, há uma expectativa para que as vendas cross-border (modalidade que ultrapassa as fronteiras dos países) representem 22% da comercialização de produtos físicos no e-commerce.

Por essas e outras razões, investir em startups voltadas ao varejo virou necessidade. Independentemente do tamanho, empresas do setor passaram a dar mais atenção para o digital, uma vez que a compra on-line foi incorporada à rotina dos brasileiros.
                 
 

E-commerce‎ | Aumente Suas Vendas - Accenda Digital          

Fora isso, inúmeras pesquisas mostram que investir no mobile é estratégico. O estudo Beyond & Borders 2021, da EBANX, sinaliza que, até 2025, os smartphones devem representar 80% de todas as conexões de internet na América Latina. O levantamento aponta ainda que  42% das vendas do varejo no Brasil virão de empresas com algum tipo de presença on-line.

Se o cenário é promissor, é importante ressaltar que os desafios também são enormes. É cada vez mais necessário investir no atendimento e na experiência dos clientes nas lojas virtuais. Esse será um diferencial e tanto para garantir o crescimento diante da concorrência.

Sem dúvida alguma, um atendimento de qualidade, além de garantir satisfação aos usuários, pode assegurar um alto potencial de recompra e favorecer o marketing boca a boca, que é uma das estratégias mais bem-sucedidas para o sucesso de qualquer negócio. De olho nessas questões, priorize os trabalhos com o WhatsApp.

A ferramenta, que já é o maior canal de comunicação entre varejistas, ficou ainda mais destacada com o lançamento da funcionalidade de pagamento. Aliás, oferecer inúmeras outras formas do cliente pagar pelos produtos adquiridos tornou-se regra básica para ampliar as vendas, ou seja, aposte no Pix, carteiras digitais, WhatsApp Pay, além dos tradicionais, como cartão de crédito, débito e boleto. Não perca oportunidades!



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Não despreze a experiência multicanal

Como não poderia ser diferente, as ações “figital”, leia omnichannel, estão entre as principais tendências para 2022. Em linhas gerais, isso significa dizer que o e-commerce e as lojas físicas devem atuar em conjunto para assegurar bons negócios.

De acordo com dados da AMI, até 2024, 75% das compras no e-commerce na América Latina serão realizadas por dispositivos móveis. De fato, é inaceitável um negócio que não prioriza uma estratégia de vendas mobile-first.

Invista em um site responsivo, que garanta uma maravilhosa experiência de navegação e de compra. Se o consumidor não conseguir um acesso de qualidade pelo celular, dificilmente vai retornar a esse e-commerce por meio de outros dispositivos.

Apostar em realidade virtual e aumentada também são ações que devem estar no seu radar, afinal, elas proporcionam uma experiência mais exclusiva de compra. Da mesma maneira, concentre seus esforços também em frete e logística, que serão diferenciais competitivos no varejo on-line neste ano.


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O comércio que oferece várias opções de entrega, fazendo com que o consumidor tenha a liberdade de escolher como quer retirar/receber o produto comprado,  tem um chamariz e tanto. A dica para as lojas virtuais, que não possuem estabelecimento físico para a retirada, é apostar em pontos de coleta/retirada. Quanto mais próximos da localização do consumidor, melhor.

Para fechar, não descuide das inovações em marketing. As redes sociais são fundamentais para reter e fidelizar clientes. Tenha nas suas estratégias a produção de conteúdo para esses espaços, criando uma boa interação e humanizando a sua marca. Pode apostar que o ano promete! Mãos à obra neste segundo semestre.

 

 

 


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